Como Trabalhar com Home Office 2022

Para quem não acredita que trabalhar com home office funciona, o COVID19 veio para comprovar que esse é movimento veio para ficar. 

E para comprovar André Miceli, professor da Fundação Getulio Vargas, sugeriu que o trabalho remoto vai crescer 30% após o período de crise gerado pelo Covid19. E ainda, acrescenta que essa adoção emergencial com foco em reduzir o contágio vai alterar a cultura de trabalho de muitas organizações. 

O trabalho em casa é muito mais do que apenas ter um serviço, é um estilo de vida. O começo realmente não é fácil, você precisa de planejamento e tempo para se adaptar a esta realidade. Mas com o tempo você vai ver que a vida pode ser muito boa ao trabalhar em homeoffice.

Portanto, se você tem a vontade de seguir a trilha como um estilo de vida. E ser um freelancer de sucesso. Não desanime, agora se você tem um lugar para entender um pouco mais sobre a fórmula de renda extra homeoffice.

Vamos começar?

O que é trabalhar com home office?

Como trabalhar com home office em 2022?
Como trabalhar com home office em 2022?

Se nos guiarmos pela tradução literal do termo, home office significa trabalho em casa, ou seja, é uma forma de renda extra trabalhando no aconchego do seu lar que atualmente é muito utilizada.

O que é muito interessante tanto para as empresas como para os empregadores, pois apenas com um notebook e conexão com a internet você já pode estar apto a realizar o seu trabalho de qualquer lugar seja em casa ou no parque.

Principalmente depois deste período de quarentena, o mundo promete mudar de forma geral. E a renda extra em homeoffice já é um caminho sem volta.

O que significa coworking em português?

Embora a palavra coworking não tenha tradução literal quando pensamos em português para entendermos essa palavra, podemos pensar em coworker, que segundo o dicionário significa colega de trabalho.

Aqui no Brasil, entendemos que o coworking é um espaço físico onde diversos profissionais trabalham em um escritório compartilhado.

Pode ser um meio termo muito interessante para pequenas empresas ou até mesmo para profissionais freelancer que não desejam ficar 100% trabalhando de casa, mas também não desejam alugar um escritório apenas para uma pessoa.

Como funciona o espaço coworking?

Existem diversos tipos de coworking alguns são até muito elaborados como o We Work paulista lá tinha desde mesas compartilhadas, espaços unitários, salas de reuniões, chopp e café à vontade.

O bacana é que você pode locar por dia, por horas, tudo conforme a sua necessidade. Tem locais que disponibilizam telefonista, local para receber encomendas é bem bacana mesmo.

Se vocês quiserem posso contar um pouco mais da minha experiência com coworking, detalhadamente.

Quanto custa um espaço de coworking?

Os valores variam bastante, pois cada coworking tem serviços que podem salgar um pouco mais a mensalidade, mas já adianto que os planos mais básicos não ficam menos do que R$500.

O que pode parecer um valor mais alto de cara, mas se você começar a cotar um valor fixo de aluguel, com as contas de água, luz e telefone pode apostar que não sai por menos de R$1500/mês só em despesas fixas.

Por que trabalhar em home office?

Com o avanço da tecnologia os formatos de comunicação também evoluíram o que nos permitiu encurtar distâncias. E isso impacta a maneira de nos relacionarmos com o meio, logo, nossas relações de trabalho também.

Recentemente o ibope registrou que o número de pessoas trabalhando remotamente, representa 20% dos profissionais brasileiros. E esse movimento não é apenas para quem trabalha como freelancer, algumas empresas de médio e grande porte também já acompanham essa movimentação.

Existem muitas empresas que permitem que seu funcionários trabalhem de forma remota. Seja ela parcial ou até mesmo integral. Afinal de contas, as empresas podem economizar bastante com transporte, alimentação principalmente infraestrutura.

Mas adianto que não é um milagre. Você vai perceber que apesar de cômodo continuar sendo um trabalho. E os problemas irão acontecer. Como em qualquer outro lugar, porém com o diferencial de trazer mais flexibilidade ao seu dia-a-dia. Dessa forma, você poderá ter maior poder de escolha para criar a sua rotina.

Mas adianto que não é um milagre. Você vai perceber que apesar de cômodo continuar sendo um trabalho. E os problemas irão acontecer. Como em qualquer outro lugar, porém com o diferencial de trazer mais flexibilidade ao seu dia-a-dia. Dessa forma, você poderá ter maior poder de escolha para criar a sua rotina.

Trabalho home office como funciona?

Nem todas as profissões são possíveis de trabalhar com home office, mas para todas as outras onde o trabalho pode ser realizado através do netbook e uma boa conexão a internet essa modalidade pode ser uma solução.

Existem duas formas de trabalhar com home office, a primeira é o trabalho 100% em casa onde o profissional poderá realizar o trabalho em qualquer lugar ou parte do mundo, pois não possui a obrigatoriedade de comparecer ao um escritório físico. Agora, se a sua empresa considerar optar pelo sistema híbrido o seu trabalho poderá ser realizado tanto de forma remota, como também em um escritório físico.

Vantagens e desvantagens de trabalhar em casa

Falamos aqui que trabalhar em casa não é apenas flores. E por isso, antes de tomar essa grande decisão é preciso refletir para ter certeza se o estilo de vida home office condiz com o que você quer para sua vida.

Em primeiro lugar, o seu maior obstáculo é reduzir consideravelmente a sua convivência com pessoas.Outra fator é que na maioria das vezes o salário é reduzido. E as contratações costumam ser como pessoa jurídica. Portanto, será necessário abrir um CNPJ antes de iniciar sua vida como freelancer.

Vantagens

A primeira coisa que me vem em mente é a Flexibilidade. Confesso que um dos principais motivos para aceitar a proposta de trabalhar remotamente foi a flexibilidade de horários.

Nunca fui uma pessoa muito pontual, além de funcionar muito melhor a noite. E a oportunidade de programar a sua rotina conforme suas necessidades de fato não tem preço.

Em seguida vem a qualidade de vida, pois, trabalhar em casa é extremamente cômodo. E conseguir moldar a sua vida e fazer coisas que em um emprego convencional você não poderia pode te ajudar a ter melhores hábitos. Como por exemplo, fazer seu próprio almoço, viajar na sexta ao meio dia, ficar mais tempo com a família ou até mesmo parar o trabalho para fazer uma aula de natação dentro do horário comercial.

E para quem está em grandes capitais, a locomoção, pode ser um dos fatores para quem deseja tomar esta decisão. De fato, percorrer grandes distâncias com o transporte público caótico, andar de carro com a gasolina nas alturas são duas grandes problemáticas.

Com certeza a minha vida mudou depois de abolir o trânsito da minha rotina e confesso que esse fator ainda me pega agora que voltei a trabalhar fora de casa em um sistema misto.Por último, fica mais fácil fazer rendas extras. Quando trabalhava em casa, além de ter contrato com algumas agências, eu conseguia fazer meus próprios freelas e assim ganhar um dinheiro extra.

Desvantagens

Se eu pudesse resumir em apenas um tópico eu diria que a Falta de Serviço está no topo da lista. E se as vezes eu já recusei serviços por não ter horário disponível, outras vezes eu estava sem nenhum trabalho. Mas, a dica é manter suas contas em dia e fazer uma reserva financeira para a época de vacas magras.

Em seguida é o fato de não ter um horário pré-definido. Ou seja, às vezes você trabalha demais ou de menos. O melhor que você pode fazer é dar um jeito de contar as suas horas trabalhadas para não exagerar na conta. Você pode se organizar em planilhas ou até mesmo no papel.

Outra coisa que pode te afetar são as faltas de pessoas. Uma das coisas que senti falta de verdade foi socializar, sabe aquele cafezinho que a gente toma na empresa junto com o pessoal? Ou aquele happy hour de sexta? Foi uma das coisas que realmente me fizeram falta, e mesmo indo a cafés regularmente não é a mesma coisa.

Por último eu coloco o preconceito e as opiniões alheias. Se você trabalha em casa, automaticamente significa que você tem agenda para fazer qualquer coisa. Até mesmo ir ao shopping com alguma amiga que está passando por um dia difícil. Demora um tempo até as pessoas se acostumarem que apesar de estar em casa, ainda continua sendo um trabalho. E apesar de ser flexível, os horários ainda precisam ser cumpridos. Por fim, ainda tem o preconceito com quem trabalha de forma remota. De fato, não sei quantas vezes eu já ouvi a frase de forma pejorativa. É freela? Às vezes eram, outras vezes não era, mas qual é o problema? Nunca entendi.

Dicas para trabalhar com home office

Para todo mundo que eu falo que trabalha em casa, as pessoas logo imaginam um ser no sofá assistindo TV e comendo pipoca. Mas não, isso não é uma verdade, trabalhar em casa exige uma rotina que muitas vezes a gente não tem. Abaixo, vou listar alguns que eu mesma tive que lidar.

Invista em um Ambiente Adequado

O primeiro passo para ter um bom ambiente de trabalho no seu home office é ter um espaço adequado a sua atividade. Se você vai trabalhar em casa, o ideal é que você trabalhe em um local calmo, silencioso e principalmente sem distrações.

Pois, é natural que no ambiente de trabalho você acabe perdendo mais tempo com algum a fazer de casa, ou até mesmo com aquela soneca no meio da tarde que você resolveu estender um pouco mais.

Ter um ambiente com o mínimo de distrações te ajudará a ganhar agilidade na entrega dos seus projetos e consequentemente a ganhar mais dinheiro no final do mês.

Você precisará dos Equipamentos Necessários

Depois de achar o lugar ideal para fazer suas atividades em home office. Você precisará contar com equipamentos que te permitam trabalhar de forma adequada.

Como por exemplo, se você trabalha durante muito tempo na frente do computador é necessário ter uma cadeira ergonométrica para evitar futuros problemas nas costas. Um computador ou notebook capaz de realizar todas as suas funções sem causar interrupções na sua jornada de trabalho.

Tenha uma Conexão de Internet Estável

Mais uma vez, escolher uma internet que permaneça estável é um fator de extrema importância. Já pensou você no meio de uma reunião ou de um projeto importante ter que correr para uma lan house, pois está sem conexão?

Posso parecer uma brincadeira ou até mesmo um exagero, mas já aconteceu comigo e é extremamente desagradável ter que desmarcar com um cliente porque a sua internet não funciona.

Pode parecer pouco profissional ou até mesmo você pode acabar perdendo o cliente dependendo do cliente ou do projeto.

Crie uma Rotina de Horários e Mantenha a Organização

Planejar as tarefas do seu dia a dia é uma das minhas dicas de ouro, principalmente se assim como eu você não for assim tão organizado.

Criar uma rotina com base em seus afazeres pode ser uma excelente dica para se manter organizado e com as suas entregas em dia.

Lembre-se seja com papel e caneta como é o meu caso, ou até mesmo com o celular. Não esqueça de manter todos os seus afazeres anotados.

Faça Intervalos Periódicos

Essa última dica pode até parecer fácil, mas pode ter certeza que se você não se programar passará o dia inteiro sem ter um pouco nem mesmo para almoçar.

Por esse motivo, faça pausas programadas ou use um notebook, assim como eu ao invés de deixá-lo conectado ao cabo de alimentação de energia. Aguarde o seu notebook avisar a necessidade de recarregar a sua bateria.

Dessa forma você obrigatoriamente deverá fazer uma pausa de pelo menos quinze minutos. Levantar, ir ao banheiro e recarregar a sua garrafinha de água para depois voltar novamente ao trabalho

Como Conseguir Vagas de Trabalho Home Office

Existem diversos locais para procurar vagas, uma delas mesmo são alguns sites que listamos por aqui onde a maioria são voltados para trabalhos freelancer.

Mas se você procurar melhor existem uma série de sites onde oferecem empregos com vagas para trabalhar com home office como o próprios Trampos.co e sites similares.

Perguntas e Respostas Frequentes

Para quem ainda tem alguma dúvida sobre o assunto, separei algumas perguntas frequentes para que você saia daqui sem nenhum questionamento.

O que é Home Office?

O trabalho remoto de forma geral é comumente chamado de home office aqui no brasil, mesmo você podendo realizá-lo de qualquer lugar.

O que precisa para ser home office?

Para você ser um profissional que trabalha em home office basta que você tenha um bom acesso a internet, além de um notebook para realizar as suas funções online através do seu computador ou notebook.

Quais as melhores ferramentas para quem trabalha com home office?

Existem algumas ferramentas que podem te auxiliar a realizar o seu trabalho como o próprio slack, que tem o funcionamento muito parecido com o whatsapp, mas com o benefício de limitar a sua comunicação apenas ao grupo que pertence aquele projeto.

O lado positivo desta ferramenta é que pode se limitar ao seu horário de atendimento combinado com o cliente. E desta forma evitar mensagens fora de hora do expediente de trabalho.

Temos algumas ferramentas como o Trello e o RunRun que podem te ajudar na gestão de projetos, pois você consegue distribuí-los de uma maneira que tem uma visão mais ampla dos seus projetos.

Particularmente eu gosto bastante de usar todas as ferramentas do google de compartilhamento como o Google Drive, pois além de serem gratuitas. É possível que muitas mãos trabalhem em um mesmo material.

Outra ferramenta essencial para sobreviver em como um profissional que trabalha em home office são aplicativos como Meeting do Google, Skype e outros que permitem efetuar videoconferências.

Quais os tipos de trabalho com home office?

Existem diversos tipos de trabalhos que podem ser feitos de forma remota. Os mais comuns são os realizados através do computador. Mas por exemplo, você pode fazer comida em casa, costurar, fazer artesanatos, vender algum produto ou serviço as possibilidades são infinitas.

Quem trabalha com home office?

Todas as pessoas que possuem algum trabalho que seja possível ser feito de forma remota podem trabalhar em home office.

Conclusão

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o trabalho home office e as possibilidades de trabalhar em casa ou até mesmo em espaços de coworking. Fica mais fácil elaborar um plano para seguir a sua vida como um profissional freelancer ou até mesmo um trabalho fixo em casa.

De toda forma, sabemos que o planejamento é fundamental em qualquer projeto, mas quando escolher essa modalidade ficará quase impossível realizar todas as tarefas sem nenhum planejamento.

Pois, se você não tiver a vida organizada, de alguma forma as coisas podem se misturar.

Logo, se você conseguir ter um bom planejamento para sua vida, agora com estilo home office poderá conseguir conciliar o trabalho e vida pessoal de forma mais equilibrada.

O fato é que trabalhar de forma remota vai exigir um auto conhecimento muito maior. É necessário estar ciente que precisará ser o seu próprio chefe e deverá estar preparado para estabelecer os seus limite.

3 comentários em “Como Trabalhar com Home Office 2022”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.