Hashtag: O Que É, Como Usar e Quais Estão Em Alta?

Criadores de conteúdo e usuários em geral do Instagram podem – e devem! – se valer das hashtags de forma estratégica para garantirem um bom alcance e garantirem que o seu conteúdo atinja mais pessoas!

Trata-se de uma excelente forma de atrair novos seguidores e expandir o seu alcance – e o melhor, de forma orgânica.

No entanto, muitas pessoas negligenciam o poder delas e acabam não as utilizando ou então “atiram para todo o lado”, inserindo excessivas tags e acabam prejudicando o alcance ao invés de maximizá-lo.

Por isso é importante entender muito bem como elas funcionam e, a partir disso, criar uma estratégia assertiva. Saiba mais a respeito:

O que são hashtags?

Hashtag: O Que É, Como Usar e Quais Estão Em Alta?
Hashtag: O Que É, Como Usar e Quais Estão Em Alta?

Uma hashtag é uma palavra-chave ou grupo de palavras-chave com um sinal de sustenido na frente. 

Quando usado no Instagram, Twitter, Facebook e outros lugares amigáveis ​​​​à hashtag, ele se transforma em um link. Desse modo, o link apresenta todo o conteúdo marcado com a mesma tag.

No Instagram, você pode tanto adiciona-las as suas postagens, mas também segui-las para descobrir conteúdo relacionado aos seus interesses. 

Eles servem como uma ferramenta maravilhosa para encontrar novos conteúdos que você vai gostar, bem como apresentar seu conteúdo a pessoas que podem gostar.

Elas também podem ser usadas para agrupar seu próprio conteúdo. Se você estiver em uma campanha ou projeto especial, poderá usar uma exclusiva para unir todas as suas postagens relacionadas e, desse modo, criar um segmento dentro da sua própria conta.

Para adicionar uma hashtag a uma postagem, basta digitar um sinal de sustenido seguido de sua palavra-chave ou palavras-chave, sem espaços

Você notará que as mais populares aparecerão conforme você digita, incluindo o número de postagens relacionados a ela. Se você vir um que gostaria de usar, basta tocar para adicioná-lo à sua postagem.

Quantas hashtags devo usar em meu conteúdo?

Você pode incluir até 30 em uma única postagem. Mas embora você possa incluir essas 30, há debates sobre se você deve ou não. 

Alguns especialistas em mídias sociais dizem que parece spam. No entanto, estudos mostraram que postagens usando 11 ou mais hashtags obtêm o melhor engajamento. Experimente para determinar o que funciona melhor para você e determine sua estratégia baseada nos seus próprios dados.

Onde colocar as hashtags?

Você pode usar em todos os tipos de lugares no Instagram

Desde a biografia do seu perfil para criar links para projetos específicos ou coleções de postagens, até os posts do seu feed ou nos stories para alcançar um público mais amplo.

Desse modo, ao postar em seu feed, você pode incluir na descrição ou nos comentários. 

Isso porque algumas pessoas as colocam na legenda de seus posts, enquanto outras preferem adicioná-las nos comentários. Ambos são métodos eficazes de adicionar as tags, e a verdade é que não há consenso real sobre se um é melhor que o outro. 

Como muitas coisas relacionadas a hashtags – e a estratégias de social media –, você precisará experimentar para entender o que funciona melhor para você.

Se você estiver usando hashtags em sua descrição, uma das vantagens é que você pode voltar e editar mais tarde para remove-las ou adicionar novas.

Alguns usuários optam por incluir uma hashtag forte na descrição e incluir adicionais em um comentário, por exemplo.

É possível ocultar as hashtags no Instagram?

Sim, é possível! Muitas pessoas optam por esconder-las digitando alguns pontos e mandando-as abaixo de sua descrição inicial. 

Quando as pessoas passarem pela sua postagem no feed, as hashtags ficarão ocultas em um link “saiba mais”.

Normalmente as pessoas fazem isso para que elas não prejudiquem a parte “estética” da postagem. Mas vale ressaltar que independentemente da forma como for colocado nas legendas, não haverá maior ou maior exposição em decorrência disso.

O que são hashtags banidas?

São do que aquelas que foram bloqueadas pelo Instagram devido a denúncias de spam ou violação das diretrizes da comunidade.

Desse modo, as postagens marcadas com hashtags proibidas serão ocultadas da comunidade – por isso recomendamos fortemente que você não as utilize, caso não queira ter a sua conta e o seu alcance prejudicado, potencialmente atingindo o temido shadow ban.

Isso porque o uso de hashtags banidas pode resultar em um declínio no alcance e engajamento em suas postagens. 

Há também a possibilidade de ter sua conta bloqueada, o que significa que novas postagens só apareceriam para seus seguidores. Portanto, é importante evitar o uso de tags banidas sempre que possível.

Como saber se uma hashtag foi banida? Vá até o Instagram e procure por ela. Caso esteja banida, haverá uma nota na parte superior do resultado da pesquisa que indica que as postagens recentes dela foram banidas.

Dicas para usar as hashtags estrategicamente e aumentar seu alcance

Para ajudar você a aproveitar ao máximo o poder das hashtags, seja para ganhar dinheiro com Instagram ou para ganhar mais seguidores, reunimos algumas dicas. Confira:

Não perca o foco da sua audiência

Lembre-se de qual público você está tentando alcançar. Basta usar hashtags para alcançar muitas pessoas, se você está apenas tentando obter curtidas. Mas se você está tentando construir uma audiência, então você precisará ser consistente.

Se você compartilhar conteúdo sobre #pizza em um dia e #girafas no dia seguinte, seguido por #dicasdedecoração, você não atrai seguidores consistentes. As pessoas irão segui-lo porque a maioria do que você está postando está relacionada aos interesses deles, então tente focar sua estratégia em torno do que seu público-alvo gosta.

Faça uma pesquisa

Além de fazer um pouco de pesquisa, você pode e também deve pesquisar para encontrar novas hashtags para usar. Aqui estão algumas coisas para tentar:

  • Procure influenciadores em seu setor para analisar o que eles estão trabalhando;
  • Faça o mesmo com os seus concorrentes;
  • Siga as hashtags relacionadas ao seu nicho e comece a interagir com outras pessoas que estão postando com elas;
  • Confira quais possuem os melhores resultados de engajamento;
  • Explore outras postagens sendo compartilhadas com as hashtags que você está usando;
  • Use uma ferramenta de hashtag do Instagram para descobrir novas.

Conclusão

O uso das hashtags são uma boa opção para quem quer alavancar o seu conteúdo dentro das redes sociais. Principalmente para quem deseja trabalhar exclusivamente com o Instagram.

Pois elas podem fazer o seu conteúdo ser publicado para o maior número de pessoas que estão postando e procurando assuntos relacionados ao tema em destaque. E esta é a chave do sucesso.

Portanto, você precisa caprichar nos estudos dos temas e ser bem assertivo para trazer o público correto para o seu perfil do Instagram.

Hellen

Sou focada em resultados e sempre busco a performance em minhas ações, carrego a praticidade no meu DNA e acredito que o menos é mais cabe em todas as situações. Atuo no mercado digital há mais de 10 anos, sendo que muitos deles trabalhando como freelancer. Sou formada em Publicidade e Propaganda pela Uninove, Pós-Graduada em Comunicação e Marketing pela USP. Especialista em Links Patrocinados pelo Google e Marketing Performance pela Universidade do Vale do Silício, Udacity.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo