Como Ganhar Dinheiro Com Instagram?

Entender como ganhar dinheiro com instagram pode ser uma das formas de começar a mudar a sua realidade financeira. Existem diversas maneira para transformar o seu instagram em uma rede social lucrativa e ter uma renda extra considerável no final do mês.

Neste texto, você vai encontrar diversas alternativas para começar a ter uma grana extra através desta rede social que a cada dia cresce no Brasil. Agora, não perca tempo e leia até o final para ter todos as dicas para saber como ganhar dinheiro com Instagram.

O que é Instagram?

Como Ganhar Dinheiro Com Instagram?
Como Ganhar Dinheiro Com Instagram?

Eu sei pode parecer muito lógico para você, mas as vezes o óbvio precisa ser dito para que fique bem claro. O Instagram é uma rede social onde o usuário pode compartilhar fotos e vídeos com toda a sua base de seguidores.

Os usuários que te acompanham também podem interagir com a suas publicações através de comentários, salvamentos e curtidas. Muito embora os números de seguidores não seja um fator decisivo para ganhar dinheiro no Instagram. Pode te trazer maior visibilidade e chamar mais a atenção de grandes empresas e patrocinadores.

O sistema de busca mais usado do instagram são as famosas hashtags, onde ao ser utilizada em suas postagens a própria plataforma categoria as suas postagens, o que pode auxiliar bastante aos seus usuários criar uma segmentação específica do público que ele desejar trabalhar.

Você conhece o potencial do Instagram?

A plataforma do Instagram foi criado em meados de 2010 pelo norte-americano Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger. Já nasceu fadada ao sucesso e com pouco tempo de vida foi comprado por Mark Zuckenberg, o atual sócio majoritário da empresa Meta. Uma das principais investidoras do que hoje chamamos também de metaverso.

Hoje é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo inteiro e segundo uma matéria do Shopify a plataforma já alcançou a marca de mais de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente no mundo.

O que a torna uma das redes mais utilizadas no mundo inteiro, portanto uma das ferramentas mais adequadas para conectar pessoas, e porque não dizer uma oportunidade para trazer as pessoas para mais perto das empresas.

Se você ainda não entendeu a oportunidade que está em suas mãos, deixo aqui o alerta de spoilers o seu Instagram é sem sombra de dúvidas um local onde existem uma série de potenciais clientes. Que podem estar neste momento procurando por diversos serviços que você pode oferecer. E aí o que você está esperando para começar a ganhar dinheiro no Instagram de uma vez por todas?

Como ganhar dinheiro com o Instagram?

Dependendo da sua marca e das métricas do seu perfil, você pode monetizar sua conta para gerar dinheiro através das seguintes formas:

  • Posts patrocinados para marcas
  • Marketing de afiliados
  • Loja virtual de produtos digitais ou físicos

Você não precisa escolher apenas uma dessas opções, é possível fazer mais de uma delas e tudo o que você precisa é de organização e empenho. É importante começar com passos pequenos e ir progredindo aos poucos. 

Vamos detalhar melhor as suas opções e dar algumas dicas muito interessantes, então acompanha com a gente!

Faça posts patrocinados 

A principal maneira de conseguir lucro dentro da plataforma é fechar um ou mais de um contrato com marcas e lojas que estão buscando divulgação de produtos ou serviços. 

Os posts são muito bem elaborados e os criadores de conteúdo estão investindo em publicações completas que possam ser reaproveitadas em diversos formatos.

Encontre marcas para trabalhar com você

A principal maneira de conseguir lucro dentro da plataforma é fechar um ou mais de um contrato com marcas e lojas que estão buscando divulgação de produtos ou serviços.
Os posts são muito bem elaborados e os criadores de conteúdo estão investindo em publicações completas que possam ser reaproveitadas em diversos formatos.

Marketing de Afiliados

No marketing de afiliados você recebe uma comissão específica para cada produto vendido ao clicar no seu link. Divulgar esses produtos na vitrine do Instagram ou com vídeos no reels e feed podem aumentar o número de pessoas clicando no seu link. 

O único contra é que o Instagram não permite adicionar links nas publicações regulares, o que força a pessoa a visitar o seu perfil. Para isso você terá que ser criativo.

Venda de Produtos

Para essa opção você vai precisar ter seus próprios produtos ou entrar em acordo com algum lojista ou empresa. Assim como no marketing de afiliados, caso você trabalhe com um lojista ou empresa, vai receber uma comissão em cima dos produtos que você conseguir vender.
Se os produtos forem seus, você poderá se cadastrar como um negócio e aproveitar as ferramentas disponíveis no Instagram para vendas e gerenciamento do seu negócio.

Construa uma comunidade engajada 

Se existe de fato uma fórmula para o sucesso no Instagram, sem sombras de dúvidas é a necessidade de construir uma comunidade engajada. Esta é a única maneira de criar uma conexão com os seus seguidores.

E claro, para atrair a atenção desses seguidores é preciso criar conteúdo rico e que de fato faça sentido aos seus usuários.

Use e abuse dos Reels

Se tem uma coisa que você precisa fazer caso queira ganhar dinheiro no instagram é apostar na produção de videos. Mas, não qualquer video. Usar e abusar dos reels é uma forma de manter o engajamento da sua página lá no alto.

Esses videos mais longos, além de gerar mais engajamento pode trazer mais patrocinadores a fim de divulgar os seus produtos no seu perfil do Instagram, pois como ele costuma ter mais tempo. Acaba que a empresa tem a possibilidade de demosntrar os seus produtos ou serviços com uma maior facilidade e entendimento do público.

Divulgue seus próprios produtos e serviços 

Se tem como ganhar dinheiro divulgando produtos e serviços de terceiros, porque não investir na produção de um serviço apenas seu.

Que tal pensar em algo que apenas você sabe produzir e compartilhar com os seus seguidores? Isso pode ser uma saída para ganhar dinheiro no Instagram de forma rápida e pratica. Pense nisso!

Preste serviços de social media

Já falamos aqui sobre ganhar dinheiro com produção de conteúdo, mas vale a pena ressaltar. Essa é uma área muito carente que apesar de não te render muito dinheiro de imediato. Pode fazer você ganhar muito dinheiro a longo prazo.

Aproveite que a maioria das empresas estão empenhadas em entrar no universo digital e comece a ofertar os seus serviços de produção conteúdo para o Instagram.

Também já demos algumas dicas de sites para te auxiliar neste começo como o Workana ou o Vinte Pila e oferecer os seus serviços. Você também pode divulgar o seu trabalho para pessoas próximas. Sempre tem alguém perto de você que está tentando empreender. Não perca a oportunidade.

Venda suas fotos 

Agora se o seu hobbie é tirar fotos, aproveite a vitrine que o Instagran pode ser para você e compartilhe as suas melhores fotos. Existem muitas pessoas que compram fotos de terceiros, tanto para enquadrar, quanto para incluir nas suas campanhas publicitárias.

Por aqui, também já incluímos alguns bancos de imagens que podem pagar por suas fotos.

Monte sua loja 

Se tem algo que está se popularizando é a venda de produtos pela internet e o Instagram pode te ajudar alavancar suas vendas.

Para começar a ganhar dinheiro com instagram, talvez essa seja uma boa opção. Basta tirar boas fotos dos seus produtos. Adicionar boas descrições e não esquecer de incluir os preços para ajudar os seus potenciais clientes a comprarem os seus produtos.

Mas lembre-se o Instagram será apenas uma viitrine para os seus produtos, para ativar essa função de loja os seus produtos precisam estar em uma loja virtual ou marketplace como é o caso da Shopee Brasil, Mercado Livre entre outros.

Trabalhe como influenciador

Outra profissão que agora estão em alta agora são os influenciadores digitais. Que basicamente a sua função será escolher um segmento que você domine para falar sobre ele.

Ao se tornar referencia no segmento escolhido, você poderá ser chamado para falar sobre produtos e serviços ofertados pelo setor escolhido.

Desta forma, poderá cobrar um valor proporcional a abrangência da sua influência.

Venda utilizando o Dropshipping

Você já ouviu falar de dropshipping? O dropshipping é um modelo de negócios similiar ao marketing de afiliados, porém a diferencia é que você é o dono da loja, e porém todo o serviço é feito por um terceiro. Que será responsável por estocar e enviar os produtos vendidos. 

Venda o acesso ao seu Close Friends

Com certeza você já ouviu falar em close friends. Mas para quem ainda não está por dentro do assunto, saiba que existe a opção de você vender conteúdo para os seus assinantes dentro do Instagram.

Se você já tem uma boa base de seguidores, quem sabe essa não pode ser uma oportunidade de começar a vender o seu conteúdo por um valor simbólico.

Saiba como melhorar seus números no Instagram

Agora que você já tem em mãos alguma dicas para ganhar dinheiro no Instagram. O que você precisa é colocar as suas ideias em práticas e focar em ganhar dinheiro.

Mas antes de efetivamente ganhar dinheiro no Instagram trabalhando online. É necessário que você siga algumas dicas para aumentar os seus números e conseguir ganhar dinheiro de forma mais rápida. Confira abaixo:

Otimize seu perfil

Pode parecer bobeira, mas para alcançar bons resultados de engajamento no Instagram é necessário que você siga um passo a passo. Pois, a plataforma apesar de ser uma rede social, possui um algorítmo que uma vez seguido será entregue por um número de pessoas muito maior do que usuários que não o seguem.

E a primeira dica para quem quer se destacar no Instagram é escolher um nome de perfil com mesmo de 30 caracteres. Claro não usar caracteres especiais, e se possível escolha um nome que tenha a ver com o seu negócio.

Agora que você já escolheu um nome apropriado para o Instagram. Chegou a hora de escolher uma biografia que descreva os seus produtos ou serviços em até 150 caracteres. Além de redirecionar o link para uma página de destaque que cative o seu cliente.

Invista nos stories

Você já ouviu falar que várias pessoas possuem milhões de visualizações nos stories, porém não possuem curtidas em suas postagens? Isso acontece, porque o público em geral está mais acostumado em visuliazar o conteúdo em tempo real através dos stories.

Por esta razão, se você quiser de fato ser conhecido. É necessário que você invista um tempo na produção de conteúdo, seja video ou imagem voltado para os stories para estimular a interação e engajamento dos seus seguidores com o seu perfil.

Crie sua própria hashtag

O sistema de busca no Instagram, sem sombra de dúvidas é feito através das hashtags. Por este motivo, ao criar uma hashtag própria você poderá tanto mensurar o crescimento da sua presença digital dentro da plataforma. Como os seus seguidores poderão te companhar através dessas marcações.

Capriche nas legendas

No Instagram existem duas formas de chamar a atenção do público através do seu conteúdo. Uma delas é através dos formatos de foto ou vídeo. E o outro elemento que pode ser trabalhado é a legenda publicada no feed.

Capriche na mensagem e aproveite para chamar os seguidores para realizarem alguma ação dentro do seu perfil. Pois, é assim que você vai aumentar a visibilidade e engajamento do seu perfil.

Utilize um perfil comercial

Existem duas formas de utilizar a plataforma do Instagram, uma delas é com um perfil público e a outra forma é através de um perfil comercial. Ao escolher a segunda opção a plataforma irá disponilizar algumas funções a mais para te ajudar a engajar o seu público e alcançar mais pessoas.

Interaja com seu público

Se o seu público de alguma forma interagir com você, responda. Pode ser uma dica muito boba, mas muitas empresas criam as suas redes sociais e não se dão ao trabalho de responder aos seus seguidores. Além de ajudar a alavancar os seus números, isso te ajuda a cativar os seus clientes.

Planeje seu conteúdo e publique com frequência

A produção de conteúdo pode parecer uma tarefa bem fácil, mais ao contrário do que muitas pessoas pensam é necessário planejamento e principalmente frequência. Não adianta nada fazer des postagens hoje e nunca mais postar mais nada.

Agindo desta maneira, por mais que o seu conteúdo seja bom, o próprio algorítimo pode deixar de entregar as suas publicações.

Não compre seguidores

Eu sei que por vezes pode bater a ansiedade de crescer a sua base de seguidores de forma rápida e prática. E comprar seguidores pode parecer uma boa saída, mas de forma geral isso pode acabar com a sua página.

Pois além de trazer muitos seguidores aleatórios, a maioria dessas plataformas que vendem seguidores trazem perfis que não tem nada a ver com o seu segmento e que muito provavelmente não vão interagir com o seu conteúdo.

Dúvidas frequentes sobre como ganhar dinheiro no Instagram

Se você chegou até aqui é porque de fato está interessado a ganhar dinheiro no Instagram. E mesmo com todo esse conteúdo pode ser que você tenha algumas dúvidas que tentaremos saná-las nos próximos parágrafos.

Eu preciso ter quantos seguidores no meu Instagram pra começar a ganhar dinheiro?

Não existe um número específico de seguidores para você começar a ganhar dinheiro com Instagram. O mais importante é ter uma boa história para contar misturado a um bom conteúdo para repassar aos seus seguidores.

É claro que os números enchem os olhos da maiorias das grandes empresas, mas se você der uma olhada em ninchos específicos como os de corredores. Muitos deles com até mil seguidores já são patrocinados por grandes marcas.

A coisa se trata mais de história para contar e uma vida inspiradora do que apenas números, likes e curtidas.

Que ferramentas eu preciso para ganhar dinheiro no Instagram?

Não existem ferramentas específicas que te façam ganhar dinheiro no instagram, mais algumas delas podem te ajudar a diminuir os seus esforços de trabalho. Como alguns bancos de imagens gratuitos, por aqui usamos o Pixabay e o próprio Canvas.

Para ganhar dinheiro com Instagram preciso aparecer nas publicações?

Não necessariamente. Existem muitas pessoas que não possuem interesse de aparecer em frente as cameras e dar um rosto ao seu perfil comercial. Como é o famoso caso dos perfis de fofoca. Muitos deles não aparecem. E foi assim por muitos anos o Hugo Gloss e a Gina Indelicada ganharam muito dinheiro sem dar as caras no mundo. No então, hoje em dia ganham milhões para aparecer nas festas e programas de televisão.

Quando começa ganhar dinheiro no Instagram?

Não existe um tempo pré estabelecido para que você ganhar dinheiro com Instagram, pois vai variar muito com o conteúdo que você apresenta. Assim como a necessidade do mercado de entender do conteúdo que você apresenta. Para ganhar dinheiro no Instagram pode ser mais simples do que você me imagina.

Conclusão

Existem muitas formas de ganhar dinheiro com Instagram. Mas como todas as oportunidades de ganhar uma renda extra é necessário esforço, trabalho e principalmente muita dedicação.

E apesar de não existir uma receita pronta para ganhar dinheiro com Instagram. Por mais que não lhe rende um valor exorbitante logo de cara. O ideal é que você não desista e siga o seu planejamento. Quem sabe essa pequena renda extra, possa se transformar em seu salário oficial do mês?

5 comentários em “Como Ganhar Dinheiro Com Instagram?”

  1. Muito bacana, Muito bom seu post, Tem um aplicativo chamado: PCG Programa Classificados Grátis, esse programa é um agregador de sites de anuncios, esse programa tem mais de 340 sites de classificados onde você pode anunciar totalmente grátis, usando esse programa você pode anunciar seu produto de forma automática nesses 340 sites. Vale muito a pena usar, ele gera muitas visitas. Sempre uso esse programa para fazer publicidade. Fica ai a dica… Seu post foi excelente. Abraços aos amigos.

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.