20 Melhores Sites para Freelancer

Se você está em busca de encontrar sites para freelancer e ainda é novo nisso, esse artigo é pra você. Muitas vezes, precisamos de uma renda extra, seja por falta de oportunidade no mercado de trabalho ou até mesmo por vontade de ter uma vida um pouco mais confortável.

Mas fica difícil para começar a trabalhar como freelancer por não saber onde encontrar seus novos clientes, ou até mesmo por não entender o que é freelancer.

Por isso, este post é importante para você que não sabe que já existem diversos sites de freelancer que podem te ajudar na busca da tão sonhado dinheiro vivo. De quebra saiba o que é freelancer e como dar os primeiros passos como um profissional. Confira abaixo e descubra um pouco mais sobre essa nova forma de obter uma forma de ganhar um dinheiro na hora.

O que é freelancer?

Melhores sites para freelancer
Melhores sites para freelancer

O termo vem do inglês e significa ao pé da letra se lançar livremente no mercado. Popularmente chamado de freela, o freelancer é um autônomo que realiza determinadas funções, porém sem vínculo empregatício. Podendo até prestar serviço para várias empresas ao mesmo tempo com o objetivo de ganhar um dinheiro vivo.

Geralmente, esse profissional é contratado para fazer funções específicas e remunerado logo após a entrega do serviço ou produto solicitado. Ou até mesmo, pode ser pago pelas horas trabalhadas. Quem determina como será feito o pagamento, de forma geral, é o próprio freelancer.

O que fazer para trabalhar como freelancer?

Existem vários tipos de profissionais, de diversas áreas, que optam por esse modelo de trabalho. Já propomos algumas ideias de como ganhar uma renda extra como freelancer em um dos posts aqui no aconchego. E você confere a lista para ver se alguma dessas ideias pode servir para você. E mais para frente vamos mostrar os melhores sites de freelancer.

Por que ser um freelancer?

Existem diversos motivos que levam uma pessoa a se tornar um freelancer. Claro, na maioria dos casos é a necessidade de ter uma renda extra, ou até mesmo nestes tempos de pandemia onde foi publicado no Valor Investe, que aproximadamente 84% das pessoas ou perderam seus empregos ou conhecem alguém que já perdeu o emprego.

Outro motivo que pode levar alguém a querer ser um freelancer é a liberdade de trabalhar de qualquer lugar e não necessariamente trabalhar dentro de um escritório convencional com um horário fixo.

Mas seja qual for o seu motivo saiba que trabalhar como freelancer mesmo não tendo vínculo com uma empresa, você precisa entender que é um trabalho normal como qualquer outro e terá desafios, felicidades e tristezas como em qualquer outro.

Quais são os direitos de um freelancer?

Esse é um dos pontos mais difíceis para quem é um freelancer, pois o profissional que deseja trabalhar por conta não possui benefícios, sendo assim, precisa planejar o seu próprio caminho. Como por exemplo, abrir sua própria empresa como MEI e ter alguns benefícios como linhas de crédito, direitos e benefícios previdenciários, como aposentadoria por idade ou por invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte. Além de cursos e consultorias do próprio Sebrae.

Como funciona o pagamento de um freelancer?

Geralmente o pagamento dos freelancer é feito por transferência bancária ou até mesmo por boleto bancário. O profissional pode enviar a nota fiscal e o boleto para o pagamento ou até mesmo a sua conta bancária para a empresa contratante. E esta ficará encarregada de efetuar o pagamento conforme combinado na data declarada.

Confesso que o mais certo é que você antes de começar a fazer o seu trabalho como freelancer elabore um pequeno contrato para que caso você não receba o pagamento, tenha um documento formal para que possa ir no pequenas causas reaver o seu dinheiro na hora.

Como trabalhar como freelancer?

Se você pretende trabalhar como freelancer, existem algumas coisas em que você deve pensar primeiro. Antes de mais nada, é necessário escolher uma especialidade. Apesar de você poder ter mais de uma habilidade, é interessante se especializar em algo.

Depois, pense em que preços você irá praticar. Você não pode exagerar, já que é iniciante, mas não pode cobrar muito pouco. Finalmente, mas não menos importante, está na hora de conquistar seus primeiros clientes. Mas afinal, onde você pode encontrar trabalhos como freelancer?

Onde encontrar trabalhos freelancer?

Quando você se torna um freelancer, um dos primeiros desafios é encontrar trabalho. No início, não é tão simples conquistar uma carteira de clientes.

Você pode se sentir intimidado pela concorrência e até mesmo pensar em desistir. Talvez você não saiba construir um portfólio ou, então, nem mesmo como divulgá-lo.

Por isso, neste artigo, te daremos algumas dicas de sites de freelancer que podem ajudar. E quem sabe te ajudar a te inspirar a trabalhar como freelancer.

Também, vale lembrar que os sites de freelancer não são boas opções apenas para iniciantes. Todos que querem aumentar sua lista de clientes em potencial podem utilizar as plataformas.

20 Sites para freelancer

Existem muitas formas de iniciar a sua vida como freelancer. Você pode começar oferecendo os seus serviços a amigos e familiares. Ou até mesmo investi em um site próprio e em algumas ferramentas de marketing, mas hoje listamos alguns sites para encontrar trabalhos como freelancer de forma mais rápida e prática.

Vintepila como funciona?

No Vintepila, você pode criar uma oferta de trabalhos freelancer que pode ser feita por R$20,00.

O valor inicial pode ser baixo, mas a ideia é você conseguir iniciar os seus trabalhos como freelancer. O motivo principal é ganhar clientes para que no futuro possam ter o seu próprio e elaborar um bom portfólio.

Aqui você pode fazer um anúncio oferecendo os seus serviços e fazendo uma breve apresentação pessoal. E ofertar serviços que possam ser entregues diretamente pela plataforma.

O mais interessante deste site para freelancer é que pode funcionar muito bem para quem está a procura de uma renda extra.

E o saque do dinheiro na hora é feito de maneira bastante simples, cadastrando sua conta bancária.

GetNinjas

Você já deve ter ouvido falar da startup GetNinjas, pois eles são um dos maiores e melhores sites de freelancer quando falamos em contratação de prestação de serviços, não apenas aqui no Brasil, mas também na América Latina.

Para quem quer trabalhar como freelancer o GetNinjas é um bom começo e possui uma gama variada de serviços disponibilizados neste site para freelancer .

Para começar a trabalhar como freelancer, basta baixar o aplicativo do site GetNinjas e realizar o seu cadastro. Para poder encaminhar os seus orçamentos é necessário que você faça a compra das moedas. Ou seja, os seus orçamentos serão pagos por essas moedas que será debitado toda vez que enviar um orçamento.

Lembre-se que mesmo tendo inicialmente um baixo retorno o foco aqui é conseguir cliente para conseguir fazer o seu portfólio e aí sim conquistar novos clientes. Você precisará fazer um bom trabalho e estimular os seus clientes a darem feedbacks positivos sobre você para conquistar a sua tão sonhada reputação.

TextBroker

TextBroker é um dos melhores sites de freelancer para quem gosta de produzir conteúdos. É uma das primeiras do mercado e nasceu com o objetivo de trazer textos mais elaborados com um valor mais acessível para o mercado.

Nesta era onde o conteúdo é rei, o TextBroker é uma das empresas que está em ascensão. Conta com mais de 100.000 pedidos de textos mensalmente escritos em mais de 36 idiomas. Ou seja, para você que gosta de escrever em inglês e espanhol, além do português pode ser uma excelente oportunidade de renda extra.

Para se cadastrar basta entrar neste site de freelancer e seguir o passo a passo. Não perca tempo, é super simples. Lembra-se para começar a realizar os seus textos e conquistar a sua tão sonhada renda extra. Deverá produzir um texto de 200 a 300 palavras que será revisado pela empresa. Será atribuída uma nota a este texto que pode variar entre 2 a 3 estrelas e é de acordo com essas notas que você será remunerado.

Os pontos positivos é que o pagamento é feito por paypal e em dólar. E podem variar entre 0,7 a 5,0 centavos de dólares por palavra. O lado negativo é que o pagamento mínimo é apenas quando você possuir o valor mínimo de $25 dólares.

RedaWeb

Mais uma opção para quem deseja escrever conteúdo para a internet é o RedaWeb.Como o próprio nome diz é uma agência com foco em conteúdo.

O diferencial desta agência é que ela conta com um time de profissionais liberais e um deles pode ser você. Se você se interessou basta preencher o cadastro e esperar para fazer parte deste projeto.

Redator OnLine

Ainda para quem deseja começar a trabalhar freelancer o site RedatorOnLine.net pode ser uma outra opção.

Funciona como uma consultoria que não apenas trabalha com conteúdo, mas com marketing de forma geral.

A ideia surgiu com o empreendedor César Ribeiro que ao abrir uma loja virtual presenciou diversos empecilhos para realizar a sua primeira venda.

E conforme fui estudando sobre marketing digital encontrou no uma forma bastante eficaz de conseguir dinheiro na hora para ganhar a vida que de início foi trabalhar freelancer como redator.Após anos de prática criou o RedatorOnline.net que tem por objetivo trazer mais resultados para pequenos e médios empresários, assim como dar mais oportunidades para quem deseja trabalhar como freelancer.

Meu Redator

Mais uma oportunidade para quem deseja trabalhar como freelancer produzindo conteúdo é o site Meu Redator ou como é mais conhecido a Fantástica Fábrica de Conteúdo.

A empresa é focada em geração de conteúdo com o objetivo de trazer mais visitas orgânicas ao site. Ou seja, é um conteúdo que talvez te dê um pouco mais de trabalho, mas que com certeza pode te trazer uma renda melhor no final do mês.

Você pode criar o seu cadastro no site da empresa. Para isso basta ir até a área “Sou Redator” e depois clicar em “Você ainda não é cadastrado”.

Agora para começar a criar os seus textos no site Meu Redator, assim como o TextBroker você precisa encaminhar um texto e ele ficará como se fosse o seu portfólio dentro do site.

Workana funciona?

Confesso que a Workana foi o primeiro site para freelancer que utilizei para trabalhar como freelancer.

Para quem não conhece a empresa é uma plataforma gratuita para profissionais liberais que pode ser perfeita para quem está começando a trabalhar como freelancer.

Existem diversas categorias que você pode participar e começar a participar das suas atividades.

O ideal é você aproveitar a gratuidade da ferramenta e analisar se você se adapta a ele. Aproveite para fazer uma boa carta de apresentação. E capriche no preço da sua oferta. Capte cliente para ir montando o seu portfólio e se a ferramenta te trazer os resultados esperados ela também possui a versão paga.

Nesta versão você consegue enviar mais orçamentos e aumentar a possibilidade de fechar os seus primeiros contratos. Capriche para conquistar uma renda extra no final do mês.

Freelancer

No site Freelancer o contratante pública o projeto para o qual precisa de trabalhos freelancer, deixando claro o que quer.

Os profissionais se candidatam, dando um preço e um prazo. Assim como falando um pouco mais sobre o seu perfil e claro, descrevendo suas habilidades. A partir disso, o contratante escolhe alguém para realizar o trabalho.

Para começar a realizar serviços como freelancer primeiramente basta criar um perfil e incluir suas informações sobre trabalhos anteriores e pedir recomendações de empregadores anteriores.

É importante que você convide até 50 profissionais que você trabalha ou que já trabalhou para criar a sua rede de network dentro da plataforma.

Veja quais projetos foram colocados no site por profissionais da sua rede. Demonstre interesse em um projeto e entre em contato. Você também pode encontrar um profissional usando o filtro de pesquisa e entrando em contato diretamente com ele ou enviando um projeto. Os empreendedores interessados na sua rede responderão. Para poder entrar em contato com um profissional da rede de alguém, você deve ser membro da rede dessa pessoa.

E para finalizar você precisa pedir um feedback dos seus projetos já realizados para poder conquistar mais visitas ao seu perfil.

Fiverr

Para quem não conhece o Fiverr. é uma plataforma que você pode vender de tudo, até mesmo um show. Não, você não ouviu errado.

É bem simples, basta criar um anúncio oferecendo o seu trabalho. Cadastrar-se gratuitamente na plataforma e você poderá ter a oportunidade de se mostrar ao público global.

Depois é com você, basta entregar um bom trabalho. Você deverá fazer toda a comunicação através da plataforma. O pagamento sempre será efetuado após a entrega do produto.

Este site permite oferecer os mais diversos tipos de trabalhos freelancer, a partir de 5 dólares e pode chegar até 10 mil dólares.

Assim como a maioria dos sites para freelancer do tipo, conecta os freelancers diretamente com as empresas que necessitam de trabalho.

PeoplePerHour

No PeoplePerHour, como o nome sugere, você pode se candidatar como freelancer, ganhando por hora.

Contempla diversas áreas de atuação e conecta o freelancer diretamente com as empresas interessadas.

Por isso, pode ser bom para quem tem um tempo fixo por semana para freelancer.Para se cadastrar é só preencher um formulário online e ter acesso ao PeoplePerHour. Todas as inscrições serão analisadas e aprovadas pela moderação e sendo aprovado você poderá ter acesso a uma comunidade internacional de clientes para oferecer todos os seus serviços.

Aquent

Para quem gostou do home office e sempre teve a vontade de trabalhar de qualquer lugar do mundo, a Aquent pode ser um caminho para alcançar os seus sonhos. Pois é uma plataforma de contratação de freelancers voltada para profissionais que desejam trabalhar como freelancer.

É uma empresa global que conecta empresas a pessoas e atua há mais de 30 anos e suas principais áreas de atuação são criação e marketing serviços e tecnologia.

É uma agência de emprego que eu acredito que vai dominar o futuro. Serviços flexíveis, pontuais e podendo ser elaborados de qualquer lugar do mundo.

Robert Half – The Creative Group

Robert Half é uma das empresas pioneiras quando falamos em recrutamento e seleção, atuando desde 1948 em diversas áreas como finanças, contabilidade, jurídica, mercado financeiro, engenharia, tecnologia, recursos humanos, marketing, vendas e alta gestão.

Esse site permite que empresas encontrem freelancers ou funcionários contratados permanentemente. E uma das vantagens é que ele permite integração com o LinkedIn.

Por isso, se você tem um bom currículo, aposte nele e corra para a Robert Half.

Upwork como funciona?

O lema da Up Work tem como lema “somos o mercado de trabalho mundial”. A empresa é uma agência de trabalho exclusiva para freelancer que atua há mais de 20 anos no mercado.

O site tem um excelente foco para trabalhos na área de Desenvolvimento e TI, mas atua também nas áreas de Design e criativo

vendas e Marketing, Redação e tradução, Administração, Suporte ao Cliente, Contabilidade e Finanças.

Toptal

O Toptotal também é um site de freelancer voltado para a tecnologia.

Ele foi desenvolvido no Vale do Silício e é focado em engenheiros de software e designers.

Nele, você pode se candidatar para adquirir experiência trabalhando para grandes empresas.

Simply Hired

O SimplyHired é um motor de busca de emprego onde você pode filtrar por oportunidades na sua área.

É muito bacana, pois são diversas vagas no banco do Simply Hired, e você consegue filtrar por região, facilitando a vida também de quem está a procura de um trabalho integral.Neste portal você procura pela vaga que mais lhe interessa, incluindo trabalhos freelancer. São diversas áreas para você chamar de sua.

99Designs

A 99designs atua desde 2008 no mercado. Essa é uma plataforma voltada para trabalhos freelancers na área do design muito bacana.

Funciona no mundo inteiro e é ótimo para freelancers que procuram trabalhos em agências.

Ou apenas desejam espalhar suas ideias pelo mundo em alguma competição do 99designs.

Writer Access

A Write Access é uma plataforma voltada para a área de produção de conteúdo em geral que atua no mercado desde os anos 2000.

Por esse motivo é ideal para escritores, tradutores, editores e profissionais da área de produção de conteúdo É possível cadastrar um portfólio de trabalho e ser contratado por diversas empresas.

O mais interessante desta plataforma é que você pode se cadastrar para trabalhos freelancer sem nenhum custo. Pois a plataforma é paga apenas pelo contratante.

Skyword

Assim como em outras plataformas, não é um site voltado para todas as categorias.

O Skyword é um site para freelancer de marketing que possibilita que o freelancer se candidate para a área de marketing de conteúdo e criação de marcas. Contempla áreas como marketing de conteúdo, estratégia, editorial, entre outras áreas.

Ou seja, dentro da área do marketing, você pode arranjar trabalhos para freelancer como designer, escritor, criador de conteúdo em geral etc.

Além disso, o site para freelancer que funciona em diversos países e idiomas.

Designhill

Como o nome sugere, é uma plataforma voltada para profissionais da área de design.

Seus principais focos de contratação são design, webdesign, criação de marcas, ilustrações e marketing.

Também tem um site para freelancer claro de preços por trabalho antes da execução do serviço.

Se você é da área criativa, ele é perfeito para a entrada em um mercado internacional.

Flexjobs

O Flexjobs é uma plataforma que foca em trabalhos freelancer que possam ser feitos de casa, eles atuam desde 2007 e pode ser uma excelente opção para quem está desempregado neste momento de pandemia.

O site é em inglês e funciona como um buscador de empregos, possuem mais de 50 tipos de categorias diferentes e em vários níveis.

Possui não apenas cargos para freelancer, assim como também cargos em tempo integral. E para ter acesso total a esses site para freelancer o valor inicial é de $6,95 dólares.

Conclusão

Enfim, depois de conhecer todas essas plataformas, espero que você consiga trabalhar como freelancer e possa conquistar a sua tão sonhada renda extra. Acredito com com esses 27 sites para freelancer possa ter deixado aquela ponta de esperança para aqueles que querem deixar o seu trabalho fixo e começar a ter uma vida trabalhando como freelancer.

Concluindo, podemos dizer que ser um freelancer não é exatamente fácil.

Entretanto, é uma maneira extremamente flexível de fazer dinheiro vivo.

Com planejamento financeiro e dedicação é possível se manter de forma digna e até mesmo mais saudável do que trabalhando em um emprego convencional.

E aí, o que falta para você começar a ganhar dinheiro vivo trabalhando como freelancer? Qual dos sites de freelancer chamou mais atenção? Me conte nos comentários!

6 comentários em “20 Melhores Sites para Freelancer”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.