5 Dicas de Livros Inspiradores para Freelance

Dicas de Livros para Freelancer
Written By Hellen

Em 2008, iniciei minha carreira como profissional de marketing digital. Passei por diversas áreas do marketing e hoje atuo como Professora de Marketing.

amazon prime day

Saiba quais são as Top 05 dicas de livros para você que é freelancer e quer se atualizar e deslanchar na sua carreira profissional. Seja em cursos específicos ou através de livros você precisa buscar conhecimento de qualidade.

Se você já é um freelancer ou tem vontade de começar a fazer trabalhos como um profissional autônomo.

Confira abaixo as minhas dicas de livros em português para freelancer que separei s para vocês se inspirarem.

Dicas de Livros para Freelancer: O Grande salto

Dicas de Livros para Freelancer
Dicas de Livros para Freelancer

Esse é um livro que com certeza você deve ter ele na sua cabeceira. Apesar do título com este livro você estará preparado para adaptar a qualquer segmento, pois é um guia super didático. É daqueles livros que você consegue ler com facilidade e possui dicas que são fáceis e possíveis de colocar em prática.

Sobre a Autora

O livro é muito bem desenvolvido e conta a história de Martina Flor uma designer e ilustradora especializada em lettering e design, nascida na Argentina.

Através do conteúdo deste livro você vai entender como a autora faz para vender suas obras e gerar renda. Encontrar clientes, gerenciar e entregar projetos de modo exemplar e até mesmo qual a melhor maneira de escolher o espaço de trabalho.

Vantagens e Desvantagens

É aquele livro para freelancer que é praticamente uma receita de bolo. Pois envolve diversas questões que um trabalhador freelancer vai encontrar. Além de mostrar dicas práticas e recursos que vão te ajudar a lidar com os principais problemas que um trabalhador freelancer pode encontrar.

Martina vai um pouco além do arroz com feijão e orienta como diversificar e aumentar os seus serviços. Essa mulher tem uma trajetória brilhante e pode não apenas te inspirar, como influenciar positivamente.

Mas também mostra de qual forma ela conduziu sua trajetória profissional e te dá a possibilidade de obter uma carreira profissional freelancer de sucesso.

Dicas de Livros para freelancer Iniciante – Redator Freelancer

Já escrevemos por aqui sobre algumas formas para ganhar dinheiro escrevendo conteúdo online. E já comentamos que pode ser um dinheiro a mais no final do mês que você pode fazer no aconchego do seu lar. E claro, com investimento relativamente mais baixo do que abrir uma agência de publicidade tradicional. Ou seja, apenas tendo em mãos um notebook e acesso a internet você poderá ter uma boa renda extra exercendo a profissão de redator freelancer.

Para você que ficou curioso e quer saber um pouco mais sobre como ganhar dinheiro escrevendo “Redator Freelancer” pode ser uma boa opção. Este é um livro para freelancers que estão começando, ou seja, bem iniciantes. Se você está na ativa há muitos anos, esta pode não ser uma boa leitura para você.

Sobre o Autor

Vamos lá, para quem não conhece o autor, Paulo Maccedo é um famoso copywriter que se tornou autor de alguns best-sellers e um deles é o “Redator Freelancer” que divide opiniões.

No livro ele conta a sua vida desde os primórdios e fala um pouco como começou a ganhar dinheiro com a escrita, mesmo na época onde o conteúdo não estava em alta como hoje em dia.

Ele começou na raça sem ganhar nada, fez o seu portfólio e só conseguiu o primeiro contrato depois de quatro meses de trabalho. Esse é o livro para freelancer que é uma mistura muito da vivência do autor com algumas dicas de quais os melhores caminhos a seguir para quem quer de fato ganhar dinheiro escrevendo.

Vantagens e Desvantagens

Se você tem facilidade com escrita e pensa em trabalhar de casa apenas usando um notebook e uma conexão com a internet esse guia inicial pode ser perfeito para você.

Pois você vai entender coisas simples, mais fundamentais como começar a carreira de redator freelancer. Coisas como por exemplo, como cobrar, como montar um portfólio e principalmente como conquistar os seus primeiros clientes.

Muitas pessoas que leram o livro redator freelancer conseguiram identificar se essa carreira realmente é para elas ou não. E já comprovaram que de fato o livro pode ser uma ferramenta essencial para quem deseja trabalhar com marketing de conteúdo e suas derivações.

Com linguagem fácil, simples e esclarecedora, o livro vai descrever os primeiros passos para entrar no universo do marketing de conteúdo. E vai te ensinar que para vencer nesta carreira você precisa muito mais do que apenas saber escrever, mas sim ter a sua escrita devidamente treinada, assim como as atividades esportivas, o desenvolvimento é real quando existe a dedicação.

Vai trazer alguns insights de como funciona o mercado e vai entender de forma clara e objetiva como dar os primeiros passos neste mercado que só tem a crescer, pois as pessoas estão consumindo cada vez mais conteúdos de forma online.

Lembrando que é um livro introdutório, mas o livro para freelancer é ideal para quem deseja começar empreender através da escrita na internet.

Dicas de Livros para freelancer – Trabalhe 4 horas Por Semana

Particularmente, acredito que este é um livro que todas as pessoas devem ler. Tanto que já o incluí na lista dos Livros para Empreendedores e sempre que o tema for propício o colocarei. Pois reforça a ideia da definição do que para mim é o mundo ideal. Que é o conceito de trabalhar menos para ter mais tempo para fazer aquilo que realmente importa. Que é viver!

Mas especificamente trabalhar menos e render mais é uma função essencial na vida de quem é autônomo. Esse livro para freelancer tem o tema que deveria ser um mantra. Pois, ou internaliza ou vai viver apenas trabalhando com o mesmo salário e assim como na CLT você não vai conseguir ganhar de dinheiro de fato.

Sobre o Autor

“Trabalhe 4 horas por semana” foi escrito por Timothy Ferriss que foi escolhido como um dos “Empresários mais inovadores” pela Fast Company e “a melhor cobaia do mundo” pela Newsweek. Além de ser uma das dez personalidades mais poderosas do Digital 100 Power Index de 2012 e é consultor e membro da Singularity University, do centro de pesquisas da NASA Ames.

Vantagens e Desvantagens

Em primeiro lugar o tema o livro dá dicas e métodos para que você trabalhe menos, ganhando mais. Só por isso seria uma boa leitura para freelancer. Aprender otimizar o seu tempo e garantir mais produtividade ao dia a dia do freelancer pode ser uma questão de sobrevivência para o trabalhador autônomo.

Outro fator que vale a pena destacar é a importância de ter um propósito, para Timothy Ferriss alcançar todos os seus objetivos na vida é o fator essencial para ter sucesso. Pois como diria Sêneca: “Não existe vento favorável para quem não sabe voar”.

Falando um pouco sobre os pontos negativos é que o livro pode ser difícil de ler. E por vezes extremamente prolixo. O que pode afetar consideravelmente a aplicação das práticas mencionadas pelo autor. Outro fator agravante é que a maioria das estratégias do livro são aplicadas no mercado norte-americano, e por vezes não se adaptam à realidade brasileira.

O que eu quero pedir aqui é que você por um minuto se imagine trabalhando apenas quatro horas por semana. E visualize o quanto você poderia fazer pela sua família, pelos seus filhos e ou até mesmo por você.

Imaginou? Agora, podemos desviar um pouco dos problemas e trazer para vida algumas lições que Ferriss destaca no livro. Como por exemplo, a necessidade de delegar, fazer parcerias e aprender a dividir as tarefas. Pois essa foi a saída de Ferriss para conseguir fazer mais coisas em menos tempo.

Basicamente o livro gira em torno de incentivar a terceirização de serviços que facilmente poderiam ser feitos por outras pessoas. Enquanto você puder focar em fazer aquilo que é realmente essencial a sua vida.

É uma mistura de priorização de atividades aliadas ao seu propósito maior. O grande pulo do gato é a quebra do paradigma do trabalho tradicional que foca mais em pagar boletos no final do mês do que em de fato ganhar dinheiro ou até mesmo construir um mundo melhor.

Dicas de Livros para freelancer – Mais Tempo Mais Dinheiro – Christian Barbosa

Quando acontece o encontro entre um brilhante administrador de empresas focado em finanças e o outro mestre em gerenciamento do tempo e produtividade pessoal, o que acontece?

Barbosa e Cerbasi questionam em “Mais Tempo, Mais Dinheiro” a máxima que vivemos repetindo de que tempo é dinheiro. Nos alertando ao fato de que apesar de muitas pessoas terem dinheiro, essas pessoas muitas vezes não alcançam o estado de felicidade, pois não conseguem se focar naquilo que realmente gostam. Outras até possuem tempo, mas em contrapartida não possuem dinheiro para fazer essas mesmas coisas.

Ter mais tempo ou ter mais dinheiro? Será que não tem como ter uma vida mais equilibrada? O livro mostra a importância de coexistir entre esses dois mundos e traz dicas para que você possa desenvolver essa ideia em sua vida.

Sobre os Autores

Gustavo Cerbasi é um dos maiores especialistas em finanças do país, enquanto Christian Barbosa é um dos melhores quando o assunto é gerenciamento do tempo e produtividade pessoal. Esses dois especialistas se juntaram para construir o “Mais Tempo, Mais Dinheiro”.

Para quem não conhece o Christian Barbosa é um dos mais jovens profissionais certificados pela Microsoft, é fundador da Triad Productivity Solutions, consultoria multinacional especializada em produtividade e colaboração. E seus clientes são grandes empresas de todos os segmentos, indo de Rede Globo a Nestlé.

Já o Gustavo Cerbasi dispensa apresentações e é graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e mestre FEA. O autor possui ampla experiência em finanças dos negócios, planejamento familiar e economia doméstica, além de ser autor de alguns best-sellers.

Vantagens e Desvantagens

Com uma leitura fluida e descontraída, “Mais tempo, Mais dinheiro” é um bom livro para freelancer, principalmente para começar a explorar conteúdos relacionados a finanças e produtividade. É um excelente guia para quem precisa se organizar melhor.

Com dicas práticas e exemplos vividos pelos autores que servem de motivação para o leitor. Esse livro conta como os autores alcançaram a sua independência financeira. E como consequência, conquistaram uma rotina com muito menos urgências.

Este livro é um relato bem trabalhado e voltado para temas como tempo e dinheiro. Possui dicas e estratégias para fazer o leitor ter uma outra perspectiva sobre o assunto. É um tapa na cara com luva de pelica e desta forma tirá-lo da zona de conforto para que assim, consiga como os autores entrar em um ciclo de prosperidade.

Dicas de Livros para freelancer – O incrível Manual do Nômade Digital

Há um tempo atrás escrevi sobre o nomadismo digital como um estilo de vida. E para quem quer saber um pouco mais sobre esse movimento uma das dicas de livros que você precisa ler é o “O incrível Manual Nômade Digital”.

No livro, o autor conta a sua trajetória como nômade, exemplificando através de sua jornada o lado glamouroso das viagens, assim como também, todas as dificuldades vivenciadas pelo autor.

Matheus coloca a sua experiência e tem a intenção que ela sirva como guia para que você entenda como lidar com orçamentos apertados, contratempos, trabalho remoto e todas as adversidades que o tema apresenta.

Sobre o Autor

Matheus de Souza é um escritor e cofundador do Be Freela, um portal de referência para quem quer seguir a carreira freelancer e quem sabe colocar em prática o nomadismo digital. Como o próprio autor se denomina, ele é um escritor que vive pelo mundo contando histórias para deixar o mundo mais leve.

Se essa pegada de acordar a cada dia em cada canto te atrai, esse livro pode te ajudar a abrir a sua mente para esta nova ideia.

Vantagens e Desvantagens

Esse é um dos assuntos que particularmente gosto de ler e saber um pouco mais. Muito embora eu não tenha esse espírito nômade, esse livro me inspirou a sonhar com uma vida totalmente diferente do que estava habituada. Me faz cair a ficha que a vida não precisa ser apenas pagamento de boletos, ela pode ser muito mais. Com uma linguagem simples e por que não dizer popular. Matheus conta sem enrolação o que é a vida longe dos escritórios.

Do lado positivo que é estar onde deseja estar no momento que quiser, até os perrengues que é viver de como freelancer. A falta de grana, os golpes, a falta de uma estabilidade financeira e até mesmo a saudade daqueles que você ama.

O autor basicamente descreve como é a sua vida como nômade digital. O que pode ser bem bacana para te inspirar, e prevenir sobre o que você pode esperar ao escolher ser um nômade. Mas por outro lado, pode ser um pouco simples demais se você já estiver trabalhando como freelancer e desejar ter um incremento na sua carreira.

Ou seja, Nômade Digital é um livro para quem quer ter uma ideia de como é viver como um nômade, mas de fato é apenas para iniciantes. Pois, não possui nenhum embasamento teórico ou até mesmo prático de como viver como um nômade é uma biografia do autor, ou seja, muitas coisas você não vai conseguir colocar em prática.

Mais, mesmo sendo superficial confesso que acredito que é um livro e tem alto potencial para inspirar e por que não dizer alertar sobre os tópicos importantes para pessoas em busca de sair do convencional.

Dicas de Livros para Quem é Viciado em Leitura

Apesar de gostar muito de livros físicos tenho que confessar que a possibilidade de ter muitos livros em um único dispositivo me atraiu bastante.

Inicialmente tentei ler através do Kindle para celular, mas confesso que devido ao tamanho da tela acabei desistindo desta opção.

Mas o fato de ter sempre à mão aquele seu livro do coração me possibilitou ficar menos tempo nas redes sociais e mais tempo lendo os livros que eu tanto queria ler e sempre dizia não ter tempo. Confesso que a motivação de escrever essas postagens com dicas de livros me inspirou bastante também, não nego.

Se você quiser tentar pelo celular pode baixar respectivamente nos links a seguir no aplicativo da Amazon. Aproveita que é grátis tanto para Android como para iOS. Particularmente, eu acabei comprando um Kindle, pois ele é infinitamente melhor de ler, principalmente se você é daquelas que gosta de ler um último capítulo antes de ir dormir.

Agora para você que já tem um Kindle seja pelo celular ou através do próprio aplicativo a Amazon possui um serviço especial para quem é apaixonado por leitura que é o Kindle Unlimited com este serviço você tem acesso a uma coleção de milhões de ebooks por uma assinatura mensal de R$19,90.

Confesso que essa foi uma das dicas de livros que peguei com o pessoal da pós-graduação, pois como precisa acessar muitos títulos, para mim acabou que compensa muito mais pagar uma assinatura mensal. E mesmo depois de terminar o curso levei esta assinatura para vida, pois como este valor único tenho acesso a um acervo de mais de um milhão de livros à minha disposição.

Conclusão

Nós esperamos que esta seleção de dicas de livros seja muito inspiradora para você que está dando os primeiros passos como freelancer. Que ela seja útil e que principalmente que dê aquele impulso para que você tenha uma vida mais equilibrada e saudável.

Os livros têm esse poder de te levar para outros lugares e te fazer sonhar. Gostou das dicas de livros? Caso você também conheça alguns livros que já te ajudaram na sua carreira, sinta-se à vontade para compartilhar conosco.

amazon prime day

3 comentários em “5 Dicas de Livros Inspiradores para Freelance”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.