Dicas para ter produtividade no Trabalho

Dicas para ter produtividade no trabalho
Dicas para ter produtividade no trabalho

Aumentar a produtividade no trabalho já não é tarefa fácil. Consequentemente, em tempos de pandemia é um desafio muito maior. Mas, isso não impede que as empresas criem expectativas sobre os seus funcionários. 

Na realidade, trabalhar em casa parece um verdadeiro paraíso, inicialmente. A flexibilidade de horários, maior tempo livre, conforto. Mas, com o tempo, você vai notar que dentro da sua casa possui muitas distrações.

Porém, atualmente o home office não é mais apenas uma medida paliativa para a quarentena, agora trabalhar de casa é uma tendência que veio para ficar. Por tanto, trabalhar a gestão do seu tempo e estimular a produtividade e a criatividade em todas as suas atividades se tornou uma missão.

Por este motivo é importante aprendermos a organizar o nosso tempo e a manter a produtividade home office. E saber lidar com as prioridades para aprender a resolver problemas, manter a saúde mental e aumentar a nossa produtividade.

O que é produtividade?

Para quem não está acostumado com o termo produtividade é o resultado de um trabalho que já foi realizado. É o rendimento final do que antes era apenas planejamento e agora se tornou prática, isto é o que a produtividade representa.

Mas como fazer para ter uma produtividade máxima?

Mas como fazer para ter uma produtividade máxima?
Mas como fazer para ter uma produtividade máxima?

Neste artigo, vamos te dar algumas dicas de como analisar o verdadeiro problema e organizar o seu tempo para estabelecer uma rotina.

Se eu tivesse que escolher apenas uma dica para que você tenha uma produtividade máxima, seria “crie uma rotina saudável e produtiva”. O principal ponto que te faz ser produtivo no trabalho, por exemplo, é a sua rotina.

Rotina como organizar?

Você acorda de manhã, toma um banho, toma café da manhã, se desloca até o seu local de trabalho. E vê pessoas diferentes todos os dias, se acomoda em um local específico para trabalhar e fica ali até seu próximo intervalo.

Este ambiente não tem as principais distrações que a nossa casa nos proporciona: uma geladeira cheia, uma televisão ligada e uma cama convidativa. Se você disser que não se distrai com nenhuma dessas coisas, sugiro que seja mais honesto em sua auto análise.

Então, um dos segredos para um home office mais produtivo, é criar rotina saudável e produtiva. Na lista abaixo, fizemos algumas sugestões de pontos que podem te ajudar a manter a rotina de trabalho para aumentar a produtividade.

Dicas para Ajudar a Manter uma rotina saudável e produtiva

  • Acorde e comece seu expediente de trabalho sempre no mesmo horário.
  • Tenha um ambiente na casa, específico para trabalhar, preferencialmente longe da televisão.
  • Planeje o seu dia e suas tarefas por escrito, isso ajuda a dividir o horário que você dedica para cada atividade.
  • Arrume-se para trabalhar. Tirar o pijama e colocar uma roupa nova é uma maneira de condicionar o seu cérebro a entender que está na hora do trabalho.
  • Seja organizado com suas coisas e metas. Evite postergar as coisas que você não quer fazer e não deixe que os objetos da sua mesa te distraiam do que está fazendo.
  • Mantenha o horário! Não se deixe levar por um momento de empolgação produtiva que te fará trabalhar até tarde, se você não faria isso em um escritório formal.

Ao manter a rotina, seu cérebro não apenas se acostuma ao trabalho em si como também se torna mais focado devido à troca de ambientes.

Ferramentas para aumentar a produtividade no trabalho

Se você já tentou todas essas dicas, mas ainda acha que falta alguma coisa, existem ferramentas que podem te ajudar. Dentro dessas ferramentas, existem soluções para os mais variados tipos de problemas.

Por isso, ao resolver utilizar aplicativos e programas no seu home office, entenda qual seu principal problema, que justifique a queda na produtividade. Abaixo, trazemos algumas dicas de ferramentas.

Trello

O trello é uma ferramenta de gerenciamento de projetos e fluxo de trabalho.

É uma ótima ideia para equipes maiores que precisem trabalhar de forma coletiva.

É uma ferramenta intuitiva com grande capacidade de personalização, podendo incluir tarefas e prazos para todos que participem do projeto. 

Asana

Essa ferramenta é semelhante ao trello e serve para gerenciar tarefas em grupos de pessoas. Qual das duas escolher fica a seu critério.

Toggl

O toggl é um aplicativo feito para controlar o tempo gasto em determinadas tarefas.

Ele serve para mensurar a sua produtividade através do tempo despendido em cada tarefa, tornando mais fácil visualizar onde você está demorando.

Google Drive

Talvez você já conheça o drive para uso particular, mas ele é uma ótima ferramenta para se utilizar no ambiente profissional. 

Além de gratuito, é extremamente intuitivo e simples, sendo uma ferramenta rápida para o compartilhamento de arquivos na nuvem.

Através dele, toda a sua equipe pode ter acesso aos mesmos arquivos e documentos ao mesmo tempo.

Rescue time

Mais um app para controle de tempo, só que dessa vez em tarefas não tão aproveitadas.

O rescue time mede quanto tempo você gasta em cada link ou aplicativo no seu celular e computador, sejam eles relacionados a trabalho ou até mesmo redes sociais.

Através deste app, você pode medir em quais dias esteve mais produtivo e analisar padrões de comportamento que te levem a reproduzir o que aconteceu nestes determinados dias.

Evernote

O evernote também já é velho conhecido daqueles que prezam pela organização tanto na vida pessoal quanto profissional.

Basicamente, ele funciona como um bloco de notas para você fazer anotações, agendar tarefas, rascunhar coisas, entre outras funcionalidades.

A ideia é substituir a agenda de papel, já que o evernote faz a mesma função e ainda te garante que estará sempre com você. Afinal, é mais provável que você esqueça uma agenda do que o celular, certo?

Todoist

Esse aplicativo funciona como um organizador de ideias. O propósito é listar o que precisa ser feito ao longo do dia e elencar prioridades de maneira direta, para mensurar produtividade e desempenho.

Ter claras as prioridades dentro de uma lista de tarefas também ajuda a te dar uma noção mais clara do que você dá conta dentro de um único dia. 

De maneira resumida, a melhor maneira de manter a sua produtividade, em casa, é fingir que não está em casa.

Aproveite todo o conforto que o home office proporciona, mas nunca esqueça de que o momento de trabalhar deve ser respeitado para que você não acabe perdendo este privilégio.

E aí, como anda a sua produtividade no trabalho?

Hellen

Sou focada em resultados e sempre busco a performance em minhas ações, carrego a praticidade no meu DNA e acredito que o menos é mais cabe em todas as situações. Atuo no mercado digital há mais de 10 anos, sendo que muitos deles trabalhando como freelancer. Sou formada em Publicidade e Propaganda pela Uninove, Pós-Graduada em Comunicação e Marketing pela USP. Especialista em Links Patrocinados pelo Google e Marketing Performance pela Universidade do Vale do Silício, Udacity.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo