11 Dicas para ter um Ambiente de Trabalho Feliz

Dicas para ter um Ambiente de Trabalho Feliz
Dicas para ter um Ambiente de Trabalho Feliz

Como ter uma ambiente de trabalho feliz? A busca pela felicidade é uma constante na vida de qualquer ser humano. Logo, alcançar a felicidade no ambiente corporativo pode ser fundamental, pois é onde está alocado o maior número de horas gasto por dia por um ser humano.

A felicidade de uma forma geral pode variar de pessoa para pessoa. Por esse motivo levantamos algumas dicas que pode te ajudar a tornar a sua rotina de trabalho melhor e mais produtiva e consequentemente mais feliz.

Tem como ter um Ambiente de Trabalho Feliz?

Não existe uma fórmula do sucesso exata e nem vidente que possa trazer sua felicidade no trabalho em dez dias.

Mas segundo dados coletados pelo pesquisador Fredy Machado aproximadamente 40% dos executivos brasileiros estão infelizes no trabalho. Contudo existem 60% de profissionais satisfeitos com o que fazem. E assim, chegamos em uma resposta positiva. Sim, existe pessoas satisfeitas cumprindo suas funções.

Então, vamos tentar? Segue abaixo algumas dicas para você que deseja ser mais feliz no seu ambiente de trabalho.

11 Dicas para Manter um Ambiente de Trabalho Feliz

Sabe aquela famosa frase: ‘Um sorriso sempre ajuda a melhorar?’. Ter uma postura colaborativa e assertiva pode influenciar positivamente todos a sua volta. Ser educado e acima de tudo, respeitoso com seus superiores e colegas de trabalho pode deixar o ambiente corporativo muito mais agradável.

Confira abaixo algumas dicas que pode deixar a sua busca pela felicidade um pouco mais leve e serena.

1- Atividades em grupo podem ajudar a manter o grupo mais unido

Você é Feliz no Trabalho?
Você é Feliz no Trabalho?

Um dos segredos para manter um ambiente corporativo agradável é manter a equipe unida. Logo, incentivar a interação entre as pessoas da mesma empresa pode ser algo benéfico para todos. Não precisa ser apenas eventos empresariais formais, podem ser cafés da manhã, happy hours e até mesmo atividades esportivas.

No início pode parecer estranho puxar essas reuniões, as pessoas podem não interagir logo de cara. Mas com o tempo você vai perceber uma mudança significativa no clima empresarial.

Portanto, faça parte das atividades em grupo, mesmo em tempos de quarentena. Ter um ambiente de trabalho saudável é uma conquista e a chave da questão de como ser feliz no trabalho.

2- Pedir feedback a seus superiores, pode te surpreender positivamente

É natural ter medo de feedbacks, pois o primeiro pensamento que vem a cabeça são críticas. Mas essas devolutivas são importantes para o crescimento profissional. Muitas vezes essa pode ser a oportunidade necessária para ajustar comportamentos e até mesmo para o recebimento de promoções e aumentos.

O reconhecimento profissional é importante para qualquer pessoa. E não saber se a empresa dá valor ao seu esforço e dedicação pode gerar insegurança e insatisfação pessoal, o que pode afetar o seu desempenho e eficiência.

Então, aproveite esse momento para expor as suas insatisfações, diga o que te motiva a ser melhor. Traga seus desejos e pretensões profissionais para os seus superiores e esteja aberto a ouvir os direcionamentos da empresa.

3- Foque no trabalho, mas aproveite os descansos

Sabe quando você trabalha tanto que até nas férias parece que está dentro do escritório? De fato, o trabalho pode ser uma parte importante da vida, porém é necessário aproveitar o tempo de descanso.

Se desligar do trabalho nos momentos de folga pode te dar um alívio devido para diminuir a sua sobrecarga diária e dar aquele fôlego para cumprir suas metas quando voltar ao trabalho. Enfim, esqueça o celular, saia da frente da televisão e esteja 100% no momento presente.

4- Cuide da sua saúde física e mental

Leia todas as Dicas para ser Feliz no Trabalho
Leia todas as Dicas para ser Feliz no Trabalho

Segundo a International Stress Management Association (ISMA-BR), o Brasil é um dos países mais afetado pela Síndrome de Burnout, que é um distúrbio psíquico caracterizado pelo estado de tensão emocional, provocados por condições de trabalho desgastantes.

Não deixe chegar em situações extremas. Estar apto fisicamente e manter o equilíbrio mental podem te ajudar a aumentar a sua qualidade de vida e aumentar a sua produtividade.

5- Exponha suas insatisfações com a empresa

Um dos maiores problemas em todas as organizações é a falta de gestão. E infelizmente é comum passar por situações adversas em seu ambiente de trabalho.

Sinalizar essas insatisfações pode te te ajudar a entender como ser feliz no trabalho. Tenha em mente que nem sempre será fácil se abrir e expor a situação, mas se ela está de fato te incomodando coloque de uma forma construtiva em prol do crescimento profissional da empresa e de seus colaboradores.

6- Planeje sua carreira

Esse é um ponto que precisa estar bem estruturado em sua cabeça. Saber qual é o seu objetivo e onde você deseja chegar pode te ajudar a fazer um bom plano de carreira.  

Desta forma, você poderá investir em cursos e buscar as alternativas necessárias para alcançar os seus objetivos. Grande parte de uma vida infeliz profissionalmente é por não saber onde se deseja chegar. O que pode gerar uma sensação de estagnação, desânimo e até mesmo frustração total.

7- Construa uma rotina

Já falamos aqui sobre rotina, pois é ela quem vai dar um norte para alcançar todos os seus objetivos. Cada pessoa tem um jeito de se organizar, alguns preferem o papel outros os meios digitais. Contudo planejar o seu dia e organizar a sua vida é a chave para conseguir realizar todas as suas tarefas, principalmente se você é adepto ao homeoffice ou deseja iniciar a sua vida como freelancer.

8- Faça pausas

Os dias estão passando cada vez mais rápido e em um piscar de olhos o dia já acabou. Por esse motivo é muito importante que você faça pausas e não faça uma atividade em cima da outra.

Nem sempre você conseguirá parar de hora em hora, por isso acredito que a melhor forma é criar a sua rotina. Entenda os sinais que o seu corpo fala e inclua na sua vida alguns minutos de respiro. Essas pausas podem te ajudar a não se sentir esgotado e principalmente a ter um tempo para refletir e ter novas ideias.

Lembre-se que pode ser tomar aquela xícara de café, fazer um alongamento ou até mesmo admirar o seu lindo jardim. O objetivo aqui é sair do automático e ter um momento off só para você.

9- Tenha uma atitude positiva

Não importa onde você for trabalhar, em todo lugar existirá desafios e complicações próprias do dia-a-dia. Por essa razão é necessário manter a positividade e encarar os problemas com mais leveza.

Encarar as suas situações adversas da vida como processos de aprendizagem e focar na solução ao invés dos problemas pode te ajudar a alcançar resultados mais satisfatórios. E não se esqueça que na maioria das vezes o que de fato sustenta o seu emprego são justamente esses problemas. Portanto, dê mais valor a eles.

10- Complete o que o teu trabalho não oferece

Não existe uma função que te complete 100%. Ora você estará vivendo um trabalho dos sonhos, mas que não te pague o mínimo necessário para as suas despesas. Ora estará ganhando muito dinheiro em uma organização que de repente não é tudo aquilo que você deseja.

As vezes, você ganha bem e trabalha vinte e quatro horas. Outras vezes aquilo que te traz o maior prazer em realizar não paga as suas contas.

O fato é que até chegar na plenitude total, por vezes pode levar um tempo. E você precisará ter o equilíbrio para entender qual é a sua jornada para alcançar o seu objetivo.

Não existe certo ou errado. Você pode optar por um trabalho dos sonhos e de repente não ter um salário satisfatório, mas correr atrás de uma renda extra. Ou então, procurar uma empresa que te proporcione uma remuneração que atenda todas as suas expectativas e se satisfazer com um hobbie ou até mesmo um trabalho voluntário.

Contudo não desanime, dá trabalho percorrer esse caminho, mais será infinitamente saboroso quando você chegar lá.

11- Crie situação agradáveis

Não caia na ilusão de que é fácil ser feliz no trabalho. Dificilmente vai existir uma empresa que te satisfaça em todos os sentidos. Entenda, que tudo na vida é um processo e que você faz parte desta construção.

Portanto, aprenda a criar situações que possam torna o seu dia-a-dia mais fácil. Ajude as pessoas ao seu redor a melhorar esse ambiente, fuja de fofocas, de pessoas que te deixam para baixo e concentre-se no seus objetivos.

Conclusão

Note que todas as dicas para alcançar a tão sonhada felicidade profissional vão exigir esforço, boa vontade e principalmente paciência.

É claro que pode existir uma pessoa que conseguiu conquistar tudo em um passe de mágicas, mas saiba que essa pessoa é uma em um milhão.

A chave do sucesso é mudar o mindset e se tornar o autor da sua própria história.

Acima de tudo, não desanime. No caminha você encontrará pessoas que não estão dispostas a colaborar, porém você pode contornar essa situação desde que mantenha o foco no seu propósito.

Entender quais são os seus objetivos, metas e saber onde deseja chegar é uma reflexão necessária, caso o contrário será guiado para construir os sonhos das outras pessoas. Afinal de contas não existe vento favorável para quem não sabe voar.

Aproveite o seu tempo no ambiente corporativo para o seu próprio crescimento profissional e pessoal. No final das contas, você entenderá que tudo na vida é aprendizado e passagem para algo maior.

Hellen Bispo

Sou focada em resultados e sempre busco a performance em minhas ações, carrego a praticidade no meu DNA e acredito que o menos é mais cabe em todas as situações. Atuo no mercado digital há mais de 10 anos, sou formada em Publicidade e Propaganda pela Uninove, Pós-Graduada em Comunicação e Marketing pela USP e Aluno Especial de Mestrado em Comunicação Cognitiva. Especialista em Links Patrocinados pelo Google e Marketing Performance pela Universidade do Vale do Silício, Udacity.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.