06 Dicas para Manter a Criatividade

Dicas para Manter a Criatividade?
Dicas para Manter a Criatividade?

É difícil manter a criatividade trabalhando de casa durante a pandemia. Afinal, estar 100% do tempo em casa, sem poder sair não é fácil. Logo, o questionamento de como se manter criativo no homeoffice em época de isolamento social é muito comum.

Talvez você nunca tenha se dado conta, mas ir até um local específico para trabalhar era uma grande parte da sua vida social cotidiana.

Andar de ônibus, ver pessoas, interagir presencialmente, ouvir histórias. Todas as pequenas coisas do dia a dia eram estímulos para a criatividade e a sua produtividade.

Mas quando você trabalha em casa e, provavelmente, passa as suas horas de trabalho sozinho, como se manter criativo? Como impedir o homeoffice de roubar a sua criatividade?

Neste artigo, te daremos algumas dicas que podem te ajudar a estimular a sua criatividade durante o homeoffice.

O que é Criatividade?

Você sabe o que é Criatividade?
Você sabe o que é Criatividade?

Segundo o dicionário a criatividade é a capacidade de criar algo. Ou seja, é a característica daquele que capaz de inventar ou ser inventivo.

Acredito que durante esta pandemia foi a coisa mais tentamos fazer foi criar novas formas de se reinventar e trazer soluções tanto para nos entreter como para entretermos nossos filhos.

Ficou difícil de retroalimentarmos a criatividade durante essa pandemia eterna e se manter criativo, porém aqui no texto tentamos sugerir algumas formas de continuar mantendo a criatividade, mesmo durante o homeoffice.

Como se Manter Criativo no home office?

confused 2681507 640
Como se Manter Criativo?

O grande segredo para se manter criativo no home office é continuar procurando por estímulos para o cérebro.

Você não está mais fisicamente perto das pessoas, mas continua tendo acesso a elas e não deve esquecer disso.

Com tudo que está disponível na internet, você com certeza será capaz de encontrar válvulas de escape para conservar a sua criatividade.

1- Aproveite seu tempo

Trabalhando em casa, você com certeza ganhará muitas horas no seu dia. O tempo que antes era gasto com transporte, trânsito, engarrafamentos, se torna todo seu.

Então, pense em maneiras de aproveitar e otimizar esse tempo.

De manhã, por exemplo, não é interessante que você acorde 10 minutos antes do seu horário de trabalho. Fazendo isso, você não tem tempo para um bom café da manhã. O que te leva a consumir comidas nada saudáveis pela praticidade. Não há tempo, também, para trocar de roupa, despertar com calma ou qualquer outra coisa que fizesse parte da sua rotina de trabalho antes do homeoffice.

É importante manter esses detalhes incorporados ao seu dia a dia para que as mudanças maiores não te afetem tanto. 

Ao invés disso, que tal acordar cerca de 2 horas antes de começar a trabalhar e procurar fazer algum exercício? Você com certeza começará o dia mais disposto e, consequentemente, produtivo.

Talvez, você possa começar a estudar alguma coisa, tirar um curso que você comprou há meses da gaveta. Ler um livro que você normalmente não leria.

Todos esses pequenos pontos de estímulo da rotina vão te manter mais criativo durante o período de homeoffice.

2- Socialize

Não podemos encontrar os amigos, fazer um happy hour com os colegas de trabalho em um pub nem visitar a família. Mas lembre-se: nada disso te impede de socializar.

Porque não marcar um almoço com seus colegas através de um aplicativo de chamada de vídeo? 

Vocês também podem marcar atividades em conjunto através das vídeo-chamadas, como preparar o jantar ao mesmo tempo, cada um na sua casa. 

Mantenha-se em contato com as pessoas, ligue para a família ou para os amigos, troque e-mails ou mensagens. Não esqueça que seus amigos não precisam estar fisicamente perto de você para continuarem seus amigos.

Com o homeoffice, as pessoas correm o risco de se tornarem solitárias. Nessas pequenas interações, você ouve histórias e sai da própria bolha. 

3- Faça coisas nova

Em homeoffice ou não, fazer coisas novas é sempre a melhor maneira de manter um cérebro estimulado e criativo.

O aprendizado é uma das melhores maneiras de fazer com que o seu cérebro continue jovem e funcionando bem. Além disso, também é ótimo para a memória.

E veja bem, não estamos falando de grandes coisas, como começar uma faculdade. 

Seu cérebro está aprendendo coisas novas quando você assiste um vídeo no youtube, ouve um podcast.

Em casa, com a internet, são inúmeras as alternativas de coisas diferentes que você pode fazer para manter seu cérebro sempre na ativa.

Além disso, considere a meditação ou outras formas de relaxamento como uma opção para o seu tempo em casa, também. É importante manter o cérebro ativo.

4- Procure alternativas para o que fazia na rua

Se você era do tipo que ia para a academia ou corria na rua todos os dias, mas agora que está em casa, ficou parado, pense em mudar isso.

Hoje, já é possível manter uma rotina de exercícios em casa com a ajuda da internet.

Você ia toda semana ao cinema? Então, reserve um dia na sua agenda para dedicar-se a assistir um filme. Já existem recursos e aplicativos que te possibilitam até mesmo assistir ao mesmo tempo em que um amigo, para que vocês possam compartilhar a experiência.

Pode não ser a mesma coisa, mas procurar alternativas caseiras para os programas que você sempre fazia na rua é uma maneira de não quebrar a sua rotina e preservar a sua saúde mental.

5- Não se sinta culpado pela falta de produtividade

O mais importante de tudo é não se sentir culpado pelos dias pouco criativos e produtivos.

Eles acontecem com qualquer pessoa, mesmo fora do homeoffice.

Se hoje você não estava tão disposto ou confiante, procure fazer coisas diferentes amanhã e a situação deve melhorar. 

6-Decoração

Até mesmo a decoração do seu ambiente de trabalho em casa pode influenciar na sua criatividade. Quanto mais funcional, melhor.

Procure agregar objetos que mantenham o lugar organizado o suficiente para não te causar distração, mas diferente o suficiente para te estimular visualmente e te manter motivado nas suas tarefas. 

Em tempos onde o homeoffice é a alternativa que nos resta para manter nossa rotina de trabalho, precisamos estar atentos a tudo.

Se essa é a sua situação atual, o que você tem feito para se manter criativo no homeoffice? Compartilhe essa experiência!

Hellen Bispo

Sou focada em resultados e sempre busco a performance em minhas ações, carrego a praticidade no meu DNA e acredito que o menos é mais cabe em todas as situações. Atuo no mercado digital há mais de 10 anos, sou formada em Publicidade e Propaganda pela Uninove, Pós-Graduada em Comunicação e Marketing pela USP e Aluno Especial de Mestrado em Comunicação Cognitiva. Especialista em Links Patrocinados pelo Google e Marketing Performance pela Universidade do Vale do Silício, Udacity.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.