8 Dicas para Trabalhar em Casa

Trabalhar em Casa
Trabalhar em Casa

Trabalhar em casa era uma realidade bem distante, porém com a pandemia esse cenário mudou consideravelmente. Mas, o homeoffice, tanto para um empreendedor como para um freelancer, trás muitas responsabilidades e nem tudo são flores.

Para quem está com dificuldades de se concentrar no trabalho homeoffice. Neste artigo vou dar 8 dicas para quem está passando por essa fase ter uma vida mais organizada e produtiva.

Vem comigo!

Vantagens e Desvantagens de Trabalhar em Casa

Ganhar Dinheiro na Internet com Blog
Como Ganhar Dinheiro Trabalhando de Casa

Já deu para sentir que trabalhar de casa não é apenas flores, pois o trabalho home office apesar de ser muito cômodo, pois você já está em casa. Ainda assim, é um trabalho.

E para realizar qualquer atividade é necessário que você tenha dedicação e comprometimento para realizar as suas tarefas.

Vantagens

As principais vantagens de trabalhar de casa, sem sombra de dúvidas é a flexibilidade de horário que você pode ter trabalhando no aconchego do seu lar.

E o tempo que você vai economizar enfrentando trânsito para ir e voltar da sua empresa para casa. Enfim, é um período precioso que você pode passar com a sua família ou até mesmo usar para fazer uma renda extra.

Desvantagens

A principal desvantagem na minha opinião é que trabalhar online pode fazer você perde aquela oportunidade de tomar um café com o seu colega de trabalho preferido. Ou até mesmo conhecer novas pessoas para jogar conversa fora no happy hour de sexta-feira à noite.

Uma outra desvantagem que podemos citar, sem sombra de dúvidas são as distrações comuns do homeoffice, como por exemplo o fácil acesso a geladeira, a campainha que resolve tocar de hora em hora e até mesmo a tentação de ficar com seu filho no colo que não para de chorar, porque sabe que você está em casa.

Todas essas são situações comuns para todas as pessoas que passaram a trabalhar de casa de uma hora para outra e tiveram que organizar toda a sua rotina. Aqui embaixo vamos deixar algumas dicas para você que precisa aprender a ter uma vida trabalhando de casa de maneira mais equilibrada.

Dicas para quem já tem um Trabalho Homeoffice

laptop 3087585 640
Dicas de Como Trabalhar de Casa

1. Reserve um horário para o trabalho

Uma das maiores vantagens de se trabalhar em casa é a de ter liberdade para escolher o horário de trabalho. Embora haja uma grande flexibilidade para cumprir com as tarefas, é muito comum que os profissionais liberais acabem passando muito mais tempo trabalhando ou se distraindo demais com outras atividades.

Portanto, saiba a hora de começar e também de parar! Evite se tornar um workaholic ou um grande procrastinador. É possível produzir o que precisa mantendo uma rotina organizada e tendo um horário definido para cada tarefa. Equilíbrio é tudo!

2. Comece bem seu dia

Prepare aquele café-da-manhã bem reforçado, se alimente, saia para caminhar, ande de bicicleta no parque, vá ao pilates ou à academia. Você também pode criar uma playlist de músicas que te anima e ouví-las enquanto se prepara para iniciar seus trabalhos. O importante é que você comece o dia dedicando um tempo à sua saúde física e mental, assim você terá mais motivação e disposição para trabalhar!

3. Esqueça o pijama

Ao se levantar todos os dias da cama, tome um banho e vista-se devidamente para trabalhar. Quando você escolhe passar o dia todo de pijama, automaticamente sua mente tende a pensar em formas de procrastinar. Isto é, você vai acabar achando muito mais interessante ficar no sofá vendo TV do que colocando seus projetos de trabalho em dia. Coloque uma roupa confortável e simples, mas que te dê aquela sensação de compromisso com sua rotina.

4. Não misture o ambiente de trabalho com o doméstico

Destine uma área exclusivamente para trabalhar, ou seja, não trabalhe em qualquer lugar da casa. Se puder ter um escritório, será ainda mais benéfico para sua rotina! No entanto, caso não seja possível, tendo uma escrivaninha e uma cadeira num canto de sua casa já vai ajudar. E por falar em cadeira, lembre-se de investir numa bem confortável, pois você vai passar muito tempo nela. Até porque, nada pior que terminar o dia de trabalho sentindo dores nas costas, né?

5. Afaste-se das distrações

A ideia é que você elimine qualquer distração que possa lhe fazer desperdiçar longas horas do seu dia com atividades não relacionadas ao trabalho. Sei que dar aquela olhadinha no Instagram, ou assistir àquele vídeo no YouTube é tentador, principalmente quando se está em casa. Por isso, afaste-se do celular (ou silencie as notificações e ligações) e mantenha a TV desligada. Por mais difícil que seja no começo, aos poucos você irá perceber que seu dia será mais produtivo sem tantas distrações e também irá se tornar mais responsável com suas tarefas.

6. Faça pausas

De modo geral, as pausas são essenciais para melhorar sua performance no trabalho. De nada adianta começar a trabalhar de manhã e ir sem parar até à noite. Você vai se esgotar mentalmente e provavelmente não consiga produzir tanto quanto se fizesse pequenos intervalos. Portanto, a cada hora de trabalho, faça pelo menos pausas de 15 minutos. Durante esses momentos de descanso você poderá buscar por reflexões e inspiração para voltar ao trabalho com tudo!

7. Crie metas diárias

Sempre elabore uma lista de tarefas que você precisará concluir ao longo da jornada de trabalho, dessa forma será mais fácil fazer o seu dia render. Infelizmente quando não conseguimos visualizar o que temos para fazer, a tendência é a de procrastinarmos ou de esquecermos algum detalhe. No entanto, seja realista e bem específico ao planejar sua semana. De nada adianta colocar “Escrever 5 artigos hoje” se você consegue cumprir apenas com a metade, ou nem isso. Suas metas precisam ser específicas e adaptadas à sua rotina, portanto crie listas com níveis de prioridade.

8. Esteja em constante qualificação

Estude e invista em seu crescimento pessoal diariamente. A internet está aí para te auxiliar da melhor forma! Há uma infinidade de cursos gratuitos ou com preços bem acessíveis, e isso tudo sem que você precise sair do conforto de sua casa. Além do mais, algumas plataformas de freelas oferecem certificações online, como é o caso da Universidade Rock Content e do Freelancer. Vale ressaltar que quanto mais você se qualifica e adquire experiência com trabalhos, melhores serão suas técnicas e resultados. E como consequência disso, você se tornará mais valorizado e bem avaliado profissionalmente.

Hellen Bispo

Sou focada em resultados e sempre busco a performance em minhas ações, carrego a praticidade no meu DNA e acredito que o menos é mais cabe em todas as situações. Atuo no mercado digital há mais de 10 anos, sou formada em Publicidade e Propaganda pela Uninove, Pós-Graduada em Comunicação e Marketing pela USP e Aluno Especial de Mestrado em Comunicação Cognitiva. Especialista em Links Patrocinados pelo Google e Marketing Performance pela Universidade do Vale do Silício, Udacity.

6 thoughts on “8 Dicas para Trabalhar em Casa

  1. Mieko

    Adorei as dicas. Fazer pausas, realmente é algo que no digital precisa ser citado. A gente simplesmente esquece de se cuidar, coisas simples, como beber água.

    1. hellenbispo Post author

      Essa é uma super verdade, eu ás vezes esqueço de almoçar, confesso. Entre reuniões e calls a gente precisa criar rotina para não fazer as coisas no automático.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.