9 Profissões do Futuro para investir em 2022

Profissões do futuro como a tecnologia está transformando o mercado de trabalho.
Written By Hellen

Em 2008, iniciei minha carreira como profissional de marketing digital. Passei por diversas áreas do marketing e hoje atuo como Professora de Marketing.

amazon prime day

Profissões do futuro como a tecnologia está transformando o mercado de trabalho.

Se você está em busca de cursos para se profissionalizar, que tal aproveitar esta leitura para conhecer as profissões do futuro para investir em 2022?

Para quem não está acompanhando as últimas tendências de mercado pode estranhar. Mas para os profissionais mais atentos, já entendem que tanto as profissões do futuro como a tecnologia estão transformando o cenário atual.

E hoje os efeitos da pandemia apenas acelerou o avanço tecnológico permitindo que algumas profissões do futuro ganhassem destaque dentro deste cenário.

Quais são as profissões do futuro? Continue lendo caso você queira a possibilidade de seguir uma das profissões mais bem pagas Brasil.

O que são profissões do futuro?

Profissões do futuro como a tecnologia está transformando o mercado de trabalho.

O mundo está mudando e como consequência a forma como nos relacionamos também sofrerá alteração. O fato é que a pandemia nos forçou a adiantar todas essas mudanças bruscamente. Desta forma, algumas profissões foram extintas e outras tiveram que surgir para suprir a demanda que começou a aumentar, assim como também as que virão em um futuro próximo.

Ou seja, as profissões do futuro são aquelas que serão mais requisitadas nos próximos anos. Logo, surgirá a crescente necessidade de profissionais qualificados para desempenhar essa função. Quem sabe não é você que pode executar algum serviço com algumas destas profissões em alta.

Porque é importante conhecer as profissões em alta?

Eu acredito bastante no poder do propósito e claro que penso que existem pessoas que trabalham apenas com aquilo que gostam. Mas infelizmente para viver é necessário possuir uma moeda de troca chamada dinheiro.

Por este motivo, penso que para aqueles que assim como eu não nasceram em um berço de ouro necessitam alinhar o trabalho com as profissões mais bem pagas do brasil. Desta forma, você conseguirá fazer algo que gosta, mas também ter um salário que supera muitas de suas necessidades básicas.

Um outro fator muito importante está ligado ao que todos os dias é anunciado nos jornais: o desemprego. Segundo o Correio Brasiliense, em julho de 2021 o desemprego chegou a 14,7 milhões de brasileiros. Como consequência, em 2021 a renda média dos brasileiros também caiu consideravelmente. E segundo a calculadora de renda do Uol 50% das pessoas nascidas no Brasil ganham um salário um pouco maior do que mil reais.

Claro que escolher uma profissão em alta, pode não significar um salário alto, mas com certeza pode aumentar e muito as suas chances tanto de ser contratado como fechar salários mais robustos.

Como é o caso dos profissionais que trabalham na área de tecnologia da informação, pois com o avanço da pandemia, a necessidade de trabalhar de forma remota, assim como a adaptação das lojas físicas para o ambiente online, aumentou consideravelmente o volume de contratações. E já tem pesquisa publicada pelo Canal Tech afirmando uma carência de profissionais para o setor em 2022. Assim, como já existem algumas instituições que estão disponibilizando cursos gratuitos para tentar conter o impacto dessa carência no mercado de trabalho.Tudo isso para te convencer a pelo menos conhecer as profissões do futuro que podem tanto te ajudar a ter uma renda extra, como quem sabe te guiar em uma transição de carreira mais assertiva?

9 Profissões do Futuro para Você ficar de Olho

Se você chegou até aqui já percebeu a importância de saber um pouco mais sobre as profissões do futuro e como elas podem influenciar positivamente em sua vida. Agora vamos conhecer um pouco mais sobre as profissões mais bem pagas do Brasil.

Criadores de Conteúdo

Uma das profissões em alta são os criadores de conteúdo, pois com o avanço das empresas no ambiente online, surgiu a necessidade de trazer tráfego qualificado para estas páginas.

Por causa deste fato muitos criadores de conteúdo ganharam muito espaço durante toda esta pandemia.

Esses profissionais são responsáveis por produzir conteúdo para marcas dentro de suas próprias redes com o objetivo de levar o seus seguidores para conhecer a empresa divulgada.

Professor online 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, dar aulas online é muito diferente do que dar aulas presenciais.

No presencial você consegue olhar as expressões do seus alunos e entender quando eles estão entendendo ou quando estão com aquela ponta de dúvida.

Já no ambiente online, muitas vezes os alunos não estão com as câmeras ligadas, outros até entram em sala de aula, porém no mesmo momento saem da sala. 

Portanto, o grande desafio deste profissional não é manter a atenção dos alunos, mas mantê-los conectados e os forçá-lo a interagir com a aula para que você entenda se de fato o curso online está andando conforme o desejado.

Marketing digital 

Com o avanço da pandemia e a necessidade de migrar o offline para o online, o marketing digital foi a ferramenta fundamental para que o mercado não se mantivesse estagnado.

E claro, agora que muitas empresas já viram que os seus resultados podem ser substanciais a tendência de aumentar os investimentos para este setor com certeza vai trazer diversas oportunidades tanto para quem precisa de uma renda no final do mês ou então fazer uma transição de carreira.

Trabalhar como Afiliado

Para quem gosta de marketing, mas não tem interesse em trabalhar para outras empresas, a sugestão aqui é trabalhar como afiliado. Já escrevi algumas postagens falando sobre isso, mas com certeza vale a pena destacar novamente. 

Pois o mercado de afiliação está cada vez maior e quase todas as empresas possuem um programa de afiliado para você chamar de seu. Basicamente esta função é fazer a demonstração de produtos ou serviços de uma determinada marca dentro do seu blog ou rede social e você receberá uma comissão por cada produto vendido.

Gestor de comunidade 

Uma outra profissão que já está em alta são os gestores de comunidade. Se as empresas estão migrando do mundo offline para o mundo online. E dentro deste novo universo é preciso trazer pessoas para estas páginas. 

E uma das formas que normalmente é utilizada para gerar tráfego para os sites são as comunidades. Porém, para que as pessoas se mantenham engajadas é necessário uma geração de conteúdo específica para aquela determinada comunidade. E o gestor de comunidade é o responsável por manter essa interação em alta.

Tecnologia

Não preciso nem dizer que a área da tecnologia é uma das principais áreas que está empregando no momento. São diversos tipos de linguagens, sistemas e funções que estão em alta dentro do setor. E com certeza se você gosta da área vai encontrar uma função para chamar de sua.

Esse profissional será responsável pela execução, manutenção e criação de novas soluções tecnológicas para o mercado. Vale a pena destacar que esta função exigirá desenvolver habilidades em raciocínio lógico, cálculos e geralmente é focado em solução de problemas.

Recursos Humanos

Um novo departamento que atualmente está ganhando destaque são os recursos humanos. Com o avanço da tecnologia e todo o processo desta transição estão gerando um cansaço mental e tantos outros sintomas, como por exemplo a Síndrome de Burnout.

Para deixar esse processo de transição menos traumático, algumas empresas estão investindo pesado e focando suas ações nas pessoas. Logo, os recursos humanos já estão ganhando destaque e trabalhando para deixar esse caminhar um pouco mais leve.

Especialista em corrupção

Ao que tudo indica, no futuro vamos precisar de especialistas contra corrupção. Sim, hoje em dia em muitas empresas a gente já tem o departamento de engenharia de qualidade, que preza por manter o padrão de um determinado produto ou serviço, desde a sua concepção até a chegada nas mãos dos clientes.

Mas agora será necessário implementar um sistema para corrigir os possíveis problemas para evitar que ocorram subornos ou propina dentro das organizações. Para seguir esta profissão do futuro é necessário que o profissional entenda de gestão, processos e finanças.

Coach financeiro

Aqui no Brasil, a gente não tem como hábito fazer uma boa gestão financeira, traçar objetivos e metas, poupar. Porém, depois de uma pandemia você começa a entender a importância de ter uma reserva financeira.

Por esta razão, já começaram a surgir pessoas que oferecem o serviço de gestão financeira, mas no futuro essa função vai ganhar bastante destaque. Pois precisamos nos preparar para compreender e monitorar as nossas rotinas financeiras.

O que é preciso para conquistar uma das profissões do futuro

Não é preciso nem dizer que a maioria das profissões do futuro estão ligadas com habilidades técnicas. Ou seja, a pessoa precisa ter alguma noção de tecnologia para exercer uma dessas profissões mais bem pagas aqui no Brasil.

Mas se você ainda não tem habilidade de ser um profissional de tecnologia saiba que uma das grandes necessidades que as empresas já estão em busca é ter bem trabalhado a inteligência emocional.

Claro que se você for capaz de conciliar o emocional junto aos avanços tecnológicos, isto certamente fará você ganhar diversos pontos junto aos seus empregadores.

Logo, existem diversos soft skills que podem te ajudar a desenvolver essas profissões em alta. Como compreender como funciona o processo das máquinas e alinhar junto a experiência humana, assim como ter a habilidade de resolver problemas e trazer novas perspectivas de determinadas situações.

Conclusão 

Enfim, existem diversas profissões em alta para os próximos anos. Logo, a demanda por estas profissões também aumentaram. Portanto, escolher uma dessas profissões pode te ajudar a sair de uma situação de desemprego. Assim como trazer uma nova perspectiva de vida para a sua carreira profissional. Coloca aqui embaixo, qual das áreas de atuação é a sua cara. 

amazon prime day

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.