07 Dicas para Encontrar o seu Propósito na vida

Corra em Busca do seu Propósito
Corra em Busca do seu Propósito

Sabe qual o significado de propósito? Esse é um assunto bastante comentado, porém as vezes, pode parecer extremamente vago. Afinal de contas o que fazer para ter um propósito? E qual a sua importância?

Particularmente só comecei a entender melhor quando passei a questionar se era realmente possível ser feliz no trabalho.

Foi então que entendi que a felicidade está relacionada ao objetivo. Você precisa saber onde deseja chegar. E esse questionamento pode te levar a chegar em qual é o seu propósito de vida.

Mas qual o significado de propósito?

Segundo o dicionário Priberam, o significado de propósito é aquilo que se pretende alcançar ou realizar. Ou seja, o seu projeto de vida é a sua intenção final. O que é muito confundido por fazer apenas aquilo que você realmente gosta.

É muito maior do que gostar ou não gostar. Vai muito além de prazer, e normalmente esse processo pode levar muito tempo. Pois, envolve muita reflexão e autoconhecimento.

Você vai precisar ter em mente qual o seu objetivo para conseguir fazer o seu planejamento e assim, chegar no resultado que provavelmente será o seu propósito.

Não sei se tenho um propósito

Se levarmos em conta o significado de propósito como o seu objetivo final, acredito que muitas pessoas já possuem um propósito, porém não o enxerga de forma clara, pois se deixa levar pelos obstáculos que naturalmente a vida vai te colocar.

O propósito é onde você quer chegar, e os objetivos vão orientar as suas ações. Eles servirão de guia para que você consiga colocar no papel um planejamento. Assim como base para gerar a energia necessária para que você possa seguir a sua trajetória, que normalmente não é tão fácil como é apresentada nas redes sociais.

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o significado de propósito, se você chegou a conclusão de que ainda não o possui. Confira abaixo dicas para que você saiba como definir o seu propósito de vida.

Como definir propósito?

mulher de braços aberto voltados ao infinito céu ensolarado
Qual o seu propósito de vida?

Como você já deve ter sentindo. Não existe uma fórmula mágica para encontrar um propósito de vida. Afinal de contas, cada pessoa é única e para cada uma será um objetivo diferente. Além do mais a cada momento mudamos, e esse propósito irá se transformando.

Por esse motivo você precisará fazer uma auto reflexão. Entender o que é que te toca e o que você quer para a sua vida.

Sem sobra de dúvidas essa é a etapa mais trabalhosa e mais complexa de ser realizada. Pois, envolve se conhecer e reconhecer quais são os seus pontos positivos e negativos.

A meditação pode ser algo que pode te ajudar neste processo de reflexão. E muito provavelmente, você vai perceber que exigirá alguma mudança pessoal, física e mental para que você consiga alcançar o seu propósito de vida.

7 dicas para encontrar o seu propósito na vida

programa de afiliados 1
Dicas para que você possa encontrar o seu propósito

1- Mudança de mindset

A principal dica para quem quer encontrar o seu propósito de vida é a mudança de pensamento. Você precisa parar de pensar em dinheiro como finalidade e sim como consequência. Se você entende que o seu emprego é apenas uma fonte de renda para pagar os boletos no final do mês, a sua cabeça estará voltada apenas para esse fim.

Com o tempo você perceberá que a vida é muito maior do que apenas pagar contas. E como consequência surgirá a desmotivação. O ser humano tende a compensar essa sensação de frustração com alguma coisa, seja com vícios ou compras que pode gerar outros problemas como mais dívidas.

Em resumo, você estará em um ciclo destrutivo. E novamente dependerá de um salário no final do mês. E esse medo da escassez é o que de fato vai te levar a ter menos dinheiro, pois você estará colocando suas energias na falta e não no seu objetivo principal que é trabalhar o seu propósito de vida.

Tenha em mente o seu propósito, e você entenderá que aquele trabalho que de repente não te traz prazer é para que você no futuro possa construir algo muito maior. Use o dinheiro como meio para chegar ao seu propósito e não como sua finalidade para viver.

2- Não deixe o dinheiro atrapalhar o seu processo

Geralmente neste processo de reflexão que você tende a colocar os empecilhos na frente do seu real objetivo. Particularmente o que eu mais escuto é o fator dinheiro.

É quase como um ciclo vicioso, eu não tenho dinheiro para viver, o meu propósito exige dinheiro. Logo, não tenho propósito e nem dinheiro. Certo?

Não caia neste ciclo. Entenda quais são os seus objetivos, e já tente ir arrumando um jeito para os colocar em prática da forma que der, a melhor frase que eu já ouvi na vida e virou o meu mantra é:

Antes feito do que perfeito.

Depois que você sair desse ciclo, vai ver a vida muito mais leve, e principalmente vai ter mais força para suportar o insuportável. Acredite!

Ter um senso de propósito em sua vida é essencial para manter-se focado e determinado a alcançar os seus objetivos. É dessa forma que você vai saber se de repente precisa estar em um emprego que você não gosta para ter o capital necessário para abrir o seu negócio. Ou até mesmo aguentar aquele chefe que é um mala sem alças.

3- Dinheiro é o meio e não uma finalidade

Não se engane a maioria dos trabalhos são difíceis, pois geralmente está condicionado ao fato de cumprir uma carga horária pré-determinada. As vezes até parece que a sua função não faz sentido nenhum, pois o chefe colocou uma coisa na cabeça e é dessa forma que precisa ser realizada, simplesmente por um capricho.

Não é a toa que o Brasil é um dos países mais afetados pela Síndrome de Burnout, que é um distúrbio psíquico caracterizado pelo estado de tensão emocional, provocados por condições de trabalho desgastantes.

O fato é que às vezes você se vê obrigado a encarar esse tipo de situação, e eu mesma já passei por esse tipo de problema. E para ser muito sincera a única coisa que me segurou foi entender a necessidade de ter uma reserva financeira atraente para que conseguisse não depender de um salário no final do mês.

Lembrando que essa situação não deve chegar ao extremo. Aqui tem algumas dicas para que você consiga melhorar o seu ambiente de trabalho. Mas se precisar de ajuda, procure um profissional.

4– Não existe Propósito sem a prática

Lembra que compartilhei o meu mantra “antes feito do que perfeito”? Esse fato foi o que realmente mudou a minha vida e eu acredito que é o grande pulo do gato. Pois de verdade o ser humano nunca vai está preparado para lançar alguma coisa, e muito provavelmente nunca vai achar um projeto perfeito.

A verdade é que você sempre vai estar se aperfeiçoando, ou seja, a cada nova aplicação o seu projeto vai estar melhor. O processo de aperfeiçoamento é muito mais prático do que no campo das ideias.

Por isso, deixo aqui o meu apelo, coloque em prática, mesmo com as críticas, mesmo não sendo perfeito. Aprenda com os erros e continue caminhando.

5 – Investigue o que te Incomoda

A grande importância de colocar em prática os seus projetos é que no decorrer do processo você vai perceber aquilo que você mais gosta e de repente aquilo que você consegue delegar. E neste caminhar é quando você de fato vai conseguir se encontrar.

6 – Entenda a sua Jornada

Antes de começar a falar de jornada. Preciso que você entenda que o seu caminhar é pessoal e único. Não existe ninguém igual a você, ninguém pensa igual a você. Logo as pessoas podem não entender o que está se passando na sua cabeça ou de repente achar sem pé e nem cabeça o seu projeto.

Mas o projeto é de quem? É seu, não? E quem é que precisa acreditar no seu projeto? Apenas você!

Tudo isso para falar que a estrada é longa, e o caminho muitas vezes vai ser árduo, mas só precisa de uma pessoa que acredite e dê forma para que uma ideia se torne realidade.

7- Tudo na Vida é Processo

Enfim, meus caros tudo na vida é processo. Encarre o caminhar, siga sempre em frente. E entenda que nada acontece de uma hora para outra. Faz parte do processo a estrada e o caminhar.

Portanto, se eu pudesse te deixar um conselho eu diria:

Seja Gentil com você mesma!

Conclusão

Então, você passa a maior parte do tempo no seu trabalho. E a vida é muito curta para não ser aproveitada. Você é responsável pela sua vida e principalmente pela sua felicidade. Ninguém pode fazer isso por você.

Portanto, você precisa saber aquilo que te motiva e manter acesa essa chama para que possa alcançar todos os seus objetivos.

Você já sabe qual é o seu propósito? O que você anda fazendo para colocar em prática?

Hellen Bispo

Sou focada em resultados e sempre busco a performance em minhas ações, carrego a praticidade no meu DNA e acredito que o menos é mais cabe em todas as situações. Atuo no mercado digital há mais de 10 anos, sou formada em Publicidade e Propaganda pela Uninove, Pós-Graduada em Comunicação e Marketing pela USP e Aluno Especial de Mestrado em Comunicação Cognitiva. Especialista em Links Patrocinados pelo Google e Marketing Performance pela Universidade do Vale do Silício, Udacity.

3 thoughts on “07 Dicas para Encontrar o seu Propósito na vida

  1. Nathanael Ferreira Marinho

    Eu tenho um site de Grupos de WhatsApp: https://solion.app
    Você tem interesse em fazer algum tipo de parceria ou divulgação paga com a gente?

    Se preferir também temos um aplicativo: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.grupos.solion

    Caso ache mais apropriado podemos fazer a divulgação diretamente de algum tema ou categoria especifica dentro do site ao invés de fazer dele por “completo”.

    Gosto bastante do conteúdo do seu site.

    Muito obrigado 🙂

    1. admin Post author

      Muito bacana o seu app, por hora não estamos fazendo campanhas em apps, mais assim que possível entramos em contato. Que bom que você gostou do conteúdo, te espero por aqui mais vezes. Abs,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.