Felicidade no Trabalho Existe?

Felicidade no Trabalho Existe?
Felicidade no Trabalho Existe?

Encontrar felicidade no trabalho é o sonho de consumo de qualquer pessoa. Afinal de contas, seja trabalhando ou estudando esse assunto vai consumir a maior parte do seu tempo. Logo, ser feliz em um ambiente corporativo se faz necessário.

Mas a realidade é que na maioria dos casos isso não acontece. De forma geral, as pessoas ficam a semana inteira esperando o final de semana e no domingo o desespero começa a bater.

Será que existe a possibilidade de ser feliz no trabalho? Ou talvez a vida seja depender de um salário no final do mês?

Com certeza esse assunto já passou pela sua cabeça. E a verdade é que talvez não exista algo que te faça 100% feliz o tempo inteiro.

Não é não gostar do que se faz de forma geral, mas acontece que tem atividade que não é agradável. O problema, começa quando você não está feliz durante todo o tempo, ou então, não goste de realizar a maior parte das suas obrigações destinada pela empresa contratada.

Ou seja, quando chegar neste ponto é preciso entender o que está acontecendo, e quem sabe, porque não? Mudar.

O que é felicidade no trabalho?

Em outros posts foi escrito sobre como impedir que o trabalho te consuma. Principalmente nesta época de pandemia é comum ou trabalhar demais ou perder completamente o interesse pelas suas atividades rotineiras.

Porém, quando isso se torna um hábito é preciso meditar e entender o que está acontecendo. Pois esse comportamento, pode impactar diretamente no desempenho das suas funções.

De acordo com a Universidade Warwick, do Reino Unido trabalhadores felizes são 20% mais produtivos. Portanto, estar empolgado para realizar as suas tarefas, pode ajudar no cumprimento de suas metas e aumento da sua produtividade.

Enfim, para encontrar felicidade no trabalho é necessário não apenas gostar da função, mais ter sempre o entusiasmo e empolgação para fazer da melhor forma possível.

Como saber se sou feliz no meu trabalho?

Mulher Transbordando Felicidade no trabalho
Mulher Transbordando Felicidade no trabalho

Saber se é feliz ou não no trabalho pode ser uma pergunta difícil de se responder. Pois é necessário entender quem é você e qual o seu propósito para se chegar a alguma conclusão. Ou seja, é necessário realizar um processo de meditação e reflexão para chegar o mais perto possível do autoconhecimento.

Contudo, existem alguns comportamentos que podem indicar se você não está feliz em seu trabalho atual. E quem sabe, podem te ajudar a chegar mais rápido a uma resposta:

  • Fica contando as horas para que a sua jornada de trabalho acabe;
  • Desespero quando o domingo termina e a segunda feira começa a dar o ar da graça;
  • Tristeza e esgotamento completo quando está no local de trabalho ou realizando suas funções;
  • Você se imagina feliz em outro trabalho ou em outra função?;
  • Nunca está motivado com as suas tarefas e perde o prazo de todas as suas entregas.
  • Medo de seus superiores e sentimento de incapacidade?

Saiba que se você responder sim para a maioria das perguntas, pode ser um sinal de que está infeliz no seu trabalho. Procure mudar essa realidade, e caso não consiga, procure ajuda e saiba que sim, existe felicidade no trabalho.

Existe felicidade no trabalho?

Se você está se fazendo essa pergunta, pode ser um sinal de que alguma coisa não bem. Mas sim, existem pessoas felizes no trabalho, e embora não seja uma tarefa fácil de ser alcançada é possível.

Segundo o consultor de carreiras Fredy Machado, cerca 36,52% dos profissionais no Brasil, estão infelizes com os trabalhos que realizam. Aí cabe uma reflexão, porque será que temos um número tão alto de pessoas infelizes em suas funções?

Pode ser que a empresa não esteja de acordo com o seu propósito, ou até mesmo que você não tenha perfil profissional para a função. Por exemplo, há profissionais que sabem lidar bem com pressão, outros gostam de lidar com o público, ou que prefira ensinar.

Cada pessoa tem uma habilidade especial e encontrar a sua vocação e propósito podem ser os segredos para encontrar a felicidade no trabalho.

O que fazer para encontrar felicidade no trabalho?

Qual é o seu Perfil Profissional?
Felicidade no Trabalho Existe?

A forma mais fácil de ser feliz com o que se faz é praticar o autoconhecimento. Entender quais são as suas qualidades e defeitos pode te ajudar e muito na hora de encontrar o trabalho dos sonhos.

Não adianta ter um bom salário se você não gostar da sua função, ou então não concordar com o posicionamento da empresa em que irá trabalhar. Procure algo que esteja de acordo com as suas convicções para mais tarde não ficar no prejuízo.

Procure saber o modo que a empresa trabalha, entenda se tanto a empresa como a sua função estão de acordo com o que você quer para a sua vida. Existem sites como o Glassdoor que podem te ajudar nesta busca.

Verifique se o salário que a empresa oferece é compatível com o mercado. E se os benefícios e remuneração faz sentido para você. Pois não adiantar amar a sua função, se você não conseguir se manter com o seu salário mensal. Provavelmente, em algum momento você se verá desmotivado.

É claro que talvez você não consiga achar tão fácil um emprego que tenha todos esses atributos, e mesmo assim você seja feliz com o que se faz. Muito provavelmente você já está caminhando dentro do seu propósito.

Hellen Bispo

Sou focada em resultados e sempre busco a performance em minhas ações, carrego a praticidade no meu DNA e acredito que o menos é mais cabe em todas as situações. Atuo no mercado digital há mais de 10 anos, sou formada em Publicidade e Propaganda pela Uninove, Pós-Graduada em Comunicação e Marketing pela USP e Aluno Especial de Mestrado em Comunicação Cognitiva. Especialista em Links Patrocinados pelo Google e Marketing Performance pela Universidade do Vale do Silício, Udacity.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.