10 Desculpas para não ir Trabalhar

Todas as pessoas que trabalham em empregos fixos já deram algumas desculpas para não ir trabalhar. Pois, faltar no serviço independente de qual é a sua função ou cargo por vezes vai ser necessário, mas como pedir dispensa do trabalho sem ser demitido?

Outras pessoas têm maior facilidade para comunicar a falta no trabalho, porém a maioria opta por contar alguma mentira para justificar a sua ausência.

Para confirmar este ponto de vista existe uma pesquisa do Zety, onde afirma que cerca de 96% das pessoas que responderam a pesquisa já inventaram alguma desculpa para fugir das suas obrigações contratuais com a empresa que presta serviço.

Ou seja, segundo a pesquisa, apenas 4% das pessoas conseguem pedir para serem dispensadas do trabalho quando não querem ir trabalhar.

Aqui neste texto vai ser dito as melhores desculpas para não ir trabalhar, assim como também algumas das razões pelas quais você pode faltar sem optar por criar alguma desculpa descabida e desnecessária.

Não Quero ir Trabalhar o que Fazer?

10 Desculpas para não ir Trabalhar
10 Desculpas para não ir Trabalhar

Apesar de poder dizer claramente “não quero trabalhar com nada”, essa justificativa pode te trazer muitos problemas no seu emprego atual.

E caso você esteja trabalhando em um emprego regido pela Consolidação das Leis de Trabalho, vulgo CLT, você possui diversas opções que te amparem e que lhe permita faltar sem ter que criar desculpas para não ir trabalhar e sem que haja nenhum desconto salarial. Basta agir de forma coerente, e claro apresentar as devidas justificativas, afinal de contas cada caso é um caso.

Mas saiba, que de forma geral os chefes não gostam de nenhuma das desculpas esfarrapadas para não ir trabalhar. E alguns deles até mesmo podem conferir as suas redes sociais para verificar se de fato você está falando a verdade e não postou aquela sua foto na praia.

Contudo, existem também algumas situações que não estão especificados em legislação, porém com uma boa conversa, talvez os seus superiores entendam o fato e coloquem a sua falta como justificada. Enfim, tudo vai depender bastante da sua relação com o seu chefe.

10 Melhores Desculpas para não ir Trabalhar

Todo mundo sabe que contra fatos não existem argumentos, portanto, as melhores desculpas para não ir trabalhar são as faltas que algumas vezes, embora não desejamos que aconteça, fazem parte da vida.

E para todos esses casos, pelo menos aqui no Brasil, você é protegido pelo artigo 473 da CLT que detalha as faltas que são justificáveis, sem nenhum prejuízo salarial. Confira a lista abaixo, onde será indicado algumas razões para não ir trabalhar e ainda assim garantir o seu salário no final do mês intacto.

Falecimento

Se tem uma situação que ninguém quer passar é perder um ente querido, como um pai, mãe, filhos ou marido. Mas estas coisas infelizmente acontecem e por esta razão você terá alguns dias para resolver seus problemas apenas com a apresentação de atestado médico que comprove o óbito.

Casamento

Mas a lei garante o seu direito de faltar de forma remunerada, não apenas por situações infelizes. Você poderá deixar de ir ao trabalho quando realizar o seu casamento. E terá direito até 3 dias consecutivos, então fique atento, caso o seu casamento ocorra na sexta-feira, você terá apenas a segunda-feira de folga.

Doação de Sangue

Uma boa desculpa para não ir trabalhar com certeza é a doação de sangue, pois além de garantir uma folga remunerada. Você estará ajudando o seu próximo, quer razão melhor para doar sangue?

Dever Eleitoral e Serviço Eleitoral

Como a convocação para trabalhar no serviço eleitoral é obrigatória. A cada dia trabalhado como mesário nas eleições, você ganha uma compensação de dois dias de folga. Porém, neste caso as folgas precisam ser acordadas com os seus superiores.

Audiências Judiciais

Em casos de convocação para participar de um júri popular ou por motivos de necessidade de depor isso também não é considerado como mentiras para não ir trabalhar. De forma geral, o juiz irá lhe ceder uma comprovação de presença que obrigatoriamente a empresa precisa aceitar e considerar como um dia de trabalho normal. Afinal de contas, você está trabalhando em benefício da sociedade.

Consultas Médicas

Em casos de consultas médicas as gestantes, assim como os acompanhantes poderão faltar até dois dias durante o período de gestação.

Para filhos menores de 6 anos, a justiça diz que os pais podem faltar uma vez por ano de forma remunerada.

Mas existem diversos casos de consultas de rotina onde o funcionário poderá se ausentar de forma remunerada. Como por exemplo, com a finalidade de prevenção ao câncer, onde o trabalhador poderá ficar ausente do seu trabalho de forma remunerada por até 3 dias por ano.

Doenças

Ninguém quer ficar doente, por este motivo apesar da lei não nos garantir remuneração para toda e qualquer falta. Em alguns casos você não vai precisar contar mentiras para não ir trabalhar. Basta falar a verdade e levar um atestado médico ou até mesmo um comprovante de horas para justificar a sua ausência dentro do período em que você estiver afastado da sua função.

Hoje em dia, em muitas empresas não é mais necessário usar de desculpas para não ir trabalhar. A maioria dos líderes já compreendem que às vezes não é possível ir ao trabalho, e não tem muito o que fazer. Não é desculpas para não sair, mas sim uma necessidade real de faltar no trabalho.

Em outros casos, você pode apresentar alguma doença que pode colocar em risco a saúde dos demais colaboradores, nestes casos você tem por obrigação sinalizar o seu superior e dizer a real, “eu não consigo trabalhar neste momento”, pois a sua ida ao trabalho poderá afetar a empresa diminuindo ainda mais o quadro de funcionários em um futuro próximo.

Em todos os casos é necessário procurar um profissional da área médica para indicar uma melhor saída para o seu caso. Ele é o profissional que está apto a entender o seu quadro médico e melhor orientá-lo nestas situações.

Emergências Pessoais

Com certeza o trabalho é uma das nossas maiores prioridades na vida, mas também precisamos cuidar de outras áreas que também são fundamentais e por vezes deixamos de lado. Como por exemplo, a família, os amigos e os parentes.

E por vezes, algumas emergências pessoais não calculadas podem acontecer. São aquelas situações, como um acidente de trânsito, um atraso no transporte público, a necessidade de resolver uma determinada situação, uma atenção a mais que você precisa dar a sua família. Tudo isso apesar de não estar escrito em lei, são situações reais e não planejadas que podem ser usadas como desculpas para não ir trabalhar.

O que não devo falar para faltar no Trabalho?

Existem diversas desculpas para não ir trabalhar, porém algumas dessas justificativas não são bacanas para serem usadas como uma desculpa para não ir trabalhar. Confira algumas das situações que não vale a pena se arriscar.

Mentiras para não ir Trabalhar

Se tem uma coisa que pode ser muito prejudicial para a sua vida profissional é inventar mentiras para não ir trabalhar. Pois, além do mercado de trabalho ser um álbum com várias figurinhas repetidas. Hoje em dia com o avanço da tecnologia sempre tem alguém com um celular na mão e uma câmera ligada. Ou seja, a sua mentira para não ir trabalhar pode ser facilmente descoberta.

E uma vez descoberta, você corre o risco de perder a sua credibilidade e ficar marcado no seu ambiente profissional como uma pessoa que não é muito confiável. O que com certeza acaba por te fechar algumas portas, além de perder boas indicações profissionais ao longo da vida.

Entrevistas de Emprego

Uma outra desculpa para não ir trabalhar que nunca deverá ser usada é a ida a uma entrevista de emprego. Pois, uma entrevista é um sinal claro de um certo descontentamento do ambiente atual de trabalho. E pode ser mal visto pelos seus empregadores. De forma geral, a gente pode acabar tanto não passando na entrevista como perdendo também o emprego atual.

O mais correto é marcar a sua entrevista em horários que não estejam dentro do seu expediente. Deixando para comunicar a sua vontade de sair do emprego depois que tudo já estiver concluído e sua vaga já estiver garantida.

Se você marcar fora do seu horário de trabalho, não precisará dar nenhuma desculpa para não ir trabalhar. Além de manter o seu emprego atual caso a sua oferta de trabalho não seja como você havia imaginado.

Não Quero Trabalhar com Nada Hoje

Já descrevemos aqui algumas das principais razões para que um profissional perca o interesse no seu trabalho atual e não tenha mais vontade de ir trabalhar. Infelizmente, essa situação tem se tornado comum no ambiente corporativo.

E embora, seja importante manter a honestidade entre contratada e contratante. Muitas vezes, o seu empregador pode não entender a sua situação. Por esta razão, não é recomendável que você diga claramente que acredita que o seu trabalho está te deixando doente.

O ideal é que você procure ajuda profissional que te ajude a entender o que pode estar acontecendo com você. Ou até mesmo, sinalizando essa situação aos seus superiores mostrando alternativas para amenizar a sua situação. Como por exemplo, alternar alguns dias de forma remota, redução da jornada de trabalho ou até mesmo uma mudança em seu setor.

De forma geral, todos em algum momento da carreira vão precisar se ausentar do trabalho. Porém, agir com honestidade e bom senso é sempre a melhor saída. Estar com as suas obrigações em dias, e estar aberto a repor estas horas podem fazer você ganhar muitos pontos com a sua empresa.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.