Como ganhar dinheiro com freelancer programação?

O mercado para quem quer exercer a profissão como freelancer programação está alta. Tudo isso devido à enorme busca por profissionais que saibam desenvolver sistemas, sites e ou aplicativos.

A procura é tão grande que existem muitas empresas que estão pagando até cursos para ampliar a gama de profissionais no mercado, ou até mesmo estão optando por contratar um freelancer de programação.

Para quem está procurando por uma renda extra e tem habilidades como freelancer 24 horas, esse texto é para você. Por aqui vou falar um pouco sobre as opções para quem quer iniciar a carreira como prestador de serviços na área de programação.

Fique atento!

O que é e quanto ganha um programador freelancer?

Freelancer Programação: Saiba como ganhar dinheiro e realizar todos os seus sonhos.
Freelancer Programação: Saiba como ganhar dinheiro e realizar todos os seus sonhos.

Um programador ou como também é chamado de freelancer desenvolvedor, basicamente escreve códigos que se transformam em comandos que quando traduzidos para uma máquina geram um fluxo de funcionamento. Ou seja, o papel do desenvolvedor ou programador é transformar linhas de códigos em um sistema pronto para cumprir o seu papel no mundo.

Segundo um levantamento feito pelo Geekhunter os salários de um freelancer programação podem variar de acordo com a linguagem de programação que cada um programa. Pois, segundo o site existem programadores que escrevem uma linguagem de programação mais específica que possuem poucas pessoas aprendendo, como é o caso do programador IOS que pode ganhar até R$10,500, porém existem casos que um programador Delphi chegam a ganhar uma média R$2460.

O fato é que antes de começar a sua procura por cursos, antes de mais nada é melhor dá uma conferida no mercado de trabalho para analisar quais as linguagens de programação que estão em alta para sair do curso com uma oportunidade em mãos.

Cargos de TI em alta

Existem alguns cargos que para quem está começando pode fazer bastante sentido você começar a estudar. Listei algumas opções de cargos, assim como o que é necessário aprender para que você possa se dar bem como freelancer programação. Confira abaixo.

Desenvolvedor Web

Basicamente, um desenvolvedor web é o profissional responsável por todo desenvolvimento de um site. É este indivíduo que vai fazer toda estrutura do site e tem como principal função planejar, construir e dar suporte a um site caso ocorra algum problema. Existem diversas vagas para este profissional, e principalmente projetos para freelancer.

Para ser um bom desenvolvedor web existem alguns conhecimentos que você precisa compreender. Como os conceitos básicos de rede e os fundamentos da internet. É primordial que você entenda como funciona esse universo online para dar início a sua vida como freelancer programação em desenvolvimento web.

Você também precisará entender os comandos básicos da linha de comando como Unix & Bash para executar programas, navegar e manipular arquivos. Além de saber como mexer em uma ferramenta chamada Git para te ajudar a seguir um modelo padronizado de branching e merging.

E por fim, aprender a aplicar a linguagem de programação HTML e saber utilizar o CSS para deixar mais organizada a estrutura de HTML do site. Assim como, utilizar de forma correta os recursos básicos de Javascript.

Desenvolvedor Front-end

Se o Desenvolvedor Web é responsável por colocar um site no ar, o Front-End é o profissional que vai cuidar da parte visual do site. Pode parecer redundante, mais o Front-End além das habilidades básicas que um desenvolvedor web precisa ter ele deverá também ter noções de design e usabilidade. Pois, é o Front-end que vai facilitar a experiência do usuário tornando-a mais agradável e fluida.

Desta forma, o profissional deverá aprender HTML para fazer todas as otimizações do site para SEO,

CSS para a produção de layouts responsivos e deverá saber utilizar corretamente o Javascript para manter os sites mais leves.

Desenvolvedor Back-end

O Back-End é o responsável pela parte que faz a conexão entre o banco de dados e o navegador do site. As responsabilidades deste profissional é montar e aplicar todas as práticas de segurança para o bom funcionamento do site.

Cientistas de Dados

E se você é daqueles que gosta de número e fazer análises talvez você prefira entender um pouco mais sobre o que é um cientista de dados. Esse cara é responsável por trazer novas soluções para problemas complexos através de dados matemáticos.

Para esta função é necessário entender sobre algoritmos e estrutura de dados, pois você vai precisar aplicar na prática para conseguir resolver maiores problemas. Paradigmas de Programação, lógica de programação e a linguagem Python, além de arquitetura de computadores.

Por que investir na carreira freelancer programação?

Se por um lado o IBGE, diz que o Brasil apresenta 14,4 milhões de desempregados, o mercado de trabalho está a procura de profissionais da área de TI, mesmo que esses programadores tenham pouca experiência.

O fato é que com a necessidade de diversas empresas se adaptarem ao universo online fomentar o cenário de diversas áreas da tecnologia. Desta forma, apesar de vermos os empregos físicos estarem sumindo, a procura por profissionais da área de programação aumentou de tal forma a ponto das empresas resolverem preencher suas posições com profissionais recém formados.

Segundo a Brasscom, Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, o Brasil possui um déficit muito grande na formação de profissionais, ou seja, apesar de todos os anos formarmos 46 mil pessoas a associação estima que seria necessário a formação de pelo menos 420 mil profissionais até 2024 para suprir a demanda do mercado.

Enfim, para resumir o assunto o fato é que faltam profissionais no mercado. E se você estiver procurando uma profissão para fazer uma transição de carreira, trabalhar com freelancer programação pode ser uma boa opção.

Dicas para trabalhar com freelancer programação

Se você já é um profissional da área pode pular esta etapa do texto, mas se você ainda não é um programador saiba que essas dicas podem te dar aquele up na sua transição de carreira e quem sabe não te impulsiona a entender um pouco mais sobre a vida de programador? Confira mais detalhes abaixo!

Tenha um foco

Todo mundo sabe que começar uma profissão do zero é muito difícil, porém se você estiver em uma área totalmente nova esse desafio pode ser ainda maior. Mas o que eu posso te dizer é tenha foco, pois os resultados podem ser igualmente compensadores.

Faça cursos e estude bastante

Aproveite as oportunidades que existem aqui na internet, pois existem diversos cursos gratuitos e você pode escolher qualquer um deles. Lembre-se, opte por cursos que já possam te levar a um emprego, neste caso existem algumas escolas que podem te ajudar.

Crie um portfólio e divulgue seus serviços

Se tem uma coisa que pode ser um grande empurrão para encontrar tanto um trabalho fixo como um trabalho como freelancer programação é ter um trabalho para mostrar no mercado. Portanto, mesmo se você não possuir projetos reais para divulgar os seus serviços. O ideal é que você faça pequenos projetos pessoais para mostrar ao mercado que você de fato entende da área que deseja atuar.

Faça networking

Não se esqueça de que por mais que você deseje trabalhar em um ambiente online. Tudo são feitos por pessoas e para pessoas, portanto trabalhe seu networking e divulgue para todos os seus amigos o seu processo de transição de carreira. Quem sabe, você já tenha trabalhos freelance 24 horas para serem feitos e nem sabe ainda?

Não desista

Por fim, não desista nunca. As coisas não são fáceis, mas com muito foco e persistência o que é seu um dia vai chegar.

Como começar a trabalhar com freelancer programação?

Primeiro você precisa escolher uma linguagem de programação que é um código com regras específicas que tornam possível estruturar lógicas e criar sistemas e softwares que podem funcionar em uma simulação real. Existem algumas linguagens de programação mais usadas no mercado, mais as mais comuns são C, Java, Python, C++ e C#.

Agora quer saber como encontrar trabalho como freelancer programação e não sabe por onde começar? Aqui embaixo vou te passar algumas dicas para quem quer fazer uma transição de carreira e não sabe como fazer.

Como uma pessoa sabe como programar?

A primeira etapa do processo de aprender a programar é aprender a aprender. Pois, a maior parte do tempo a programação consiste em concentração. Hoje em dia estamos acostumados a fazer tudo ao mesmo tempo, ficar no whatsapp, facebook e mexer o doce no fogão. O fato é que ao mexer em códigos você vai perceber que apenas uma vírgula pode mudar todo o resultado final da operação.

Programar significa escrever código

A primeira grande lição que muitos programadores dizem é que programar é escrever códigos. Não adianta apenas ficar lendo e assistindo vídeos sobre o assunto. Na verdade é que se você não colocar a mão na massa, definitivamente não vai conseguir programar. A dica aqui é praticar mesmo com a escrita de códigos mais simples.

Como escrever primeiras linhas de código?

Já que programar significa escrever linhas de código, o ideal é que você comece por linhas mais simples como sinalizado no hello world ou Codecademy. Essas duas plataformas são simples e gratuitas e por lá terá vários tutoriais para fazer.

Não Desista

Logo que você começar a fazer as suas primeiras linhas de código, você vai perceber que programar não é algo tão simples assim. Pois, caso você esqueça qualquer coisa dentro do código vai refletir diretamente no seu código e ele não funcionará.

E claro, que você vai esquecer, pois é o processo natural do aprendizado. No início, vai ser desconfortável, pois você não estará na sua zona de conforto, mas com o tempo se você se deixar aprender e se permitir a errar vai perceber que programar é muito divertido.

Você será capaz de criar pequenos programas, sites e aplicativos incríveis e perceberá o quanto foi importante essa jornada de tentativa e erro no final.

Aprenda com conteúdo estruturado e tenha um mentor

Existem diversos tipos de conteúdos para programadores iniciantes, mas o ideal é que você tenha em mãos conteúdos estruturados, pois existem diversos tipos de conteúdos na internet e como você não é expert no assunto e pode não saber se aquela linguagem de programação ou código está atualizada ou não.

Portanto, procure por um conteúdo que esteja organizado para facilitar o seu aprendizado de forma simples e prática. E tenha alguém para te acompanhar e ser o seu mentor, pois o mentor vai te ajudar a crescer dentro da carreira nos momentos mais difíceis da sua carreira.

Divulgue seus programas

Depois que você já conseguiu criar os seus primeiros programas, por mais simples que sejam ou até mesmo se não possuírem uma apresentação bonita, não faz mal. O fato é que você precisa mostrar o seu novo conhecimento e começar a criar o seu pequeno portfólio.

Você já pode ir divulgando ao mundo os seus feitos, principalmente se você tem interesse em seguir sua carreira como freelancer programação, mostrar os seus trabalhos é essencial para que você possa ganhar uma renda extra.

Crie um blog

Uma das formas para te ajudar na divulgação do seu trabalho é criar um blog, você precisa de espaços para divulgar os seus novos aprendizados. E quem sabe até mostrando para quem assim como você está começando a dar os primeiros passos como freelancer programador.

Publique seu código no Github

Para quem não é da área, o Github é uma plataforma de hospedagem de código-fonte e arquivos com controle de versão usando o Git. Ou seja, é um lugar onde os programadores conseguem publicar os seus programas, assim como também podem contribuir na construção de códigos de outros programadores.

Portanto, incluir o seus programas dentro desta plataforma, não vai servir apenas para construir o seu portfólio e aumentar suas chances para trabalhar com freelancer programação, mas também mostrá-lo ao mundo, assim como também divulgar os seus projetos nos melhores sites para freelancer.

Programador deve trabalhar em comunidade

Agora uma dica muito importante que pode parecer besteira é que todo freelancer programação precisa trabalhar em comunidade. Em algumas áreas as pessoas querem trazer o conhecimento todo apenas para si. Mas para quem trabalha na área de programação esse conceito não se aplica. E pedir ajuda não é um sinal de fraqueza. Se junte a uma comunidade e entenda que quanto mais compartilhar suas ideias com os seus membros, mais forte ela permanecerá.

4 comentários em “Como ganhar dinheiro com freelancer programação?”

  1. Muito obrigada pelo conhecimento compartilhado e principalmente pela empatia. Tenho certeza que seu trabalho renderá muitos frutos. Um abraço.

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.