05 Bancos de Imagens para Vender Fotos Online

Saiba como Vender Fotos Online!
Saiba como Vender Fotos Online!

Deseja transformar seu trabalho como fotógrafo amador em uma renda extra? Descubra como vender fotos online.

A maioria das pessoas está familiarizada com sites como Shutterstock e Getty Images, nem que seja só pelo nome. Mas estas são apenas algumas das opções disponíveis para aqueles que querem ganhar dinheiro vendendo fotos online.

As imagens podem ser vendidas através de sites especializados que, além de ganhar dinheiro com as imagens, servem para promover o trabalho do fotógrafo. Vários bancos de imagens funcionam como plataforma para a venda e compra de imagens. Quando uma imagem é comprada, você recebe uma porcentagem do valor (royalties).

O processo funciona desta forma: Ao efetuar a compra, o comprador recebe uma licença para baixar e usar sua imagem, e você recebe uma porcentagem sempre que isso acontece.

O que são bancos de imagens e como funciona?

Os bancos de imagens são websites que conectam fotógrafos profissionais com indivíduos e empresas que buscam imagens de qualidade para seus projetos pessoais e/ou profissionais.

Quando um usuário compra uma imagem destas plataformas, ele está efetivamente comprando uma licença para usar a imagem que adquiriu. 

Estas imagens geralmente não são gratuitas e na maioria das vezes é necessário que você tenha licença para utilizá-las, o que significa que o usuário precisa pagar, ou obter um plano de assinatura com algum banco de imagem caso precisem utilizá-las por um período de tempo ilimitado. 

Os fotógrafos recebem uma comissão por cada venda realizada;

Quem compra estas imagens?

Normalmente, os principais usuários dessas imagens são produtores de conteúdo, agências de publicidade, editoras e revistas. 

É muito mais barato e conveniente para eles comprar licenças dos bancos de imagens do que criar imagens do zero. 

É, portanto, um mercado com grande potencial para aqueles que querem ganhar dinheiro extra com fotografia ou para quem quer iniciar sua carreira e não sabe por onde começar.

Eu preciso ser um fotógrafo profissional?

Você não precisa ser um fotógrafo profissional para ganhar dinheiro vendendo fotos online
Você não precisa ser um fotógrafo profissional para ganhar dinheiro vendendo fotos online

Você não precisa ser um profissional para começar a vender suas fotos online.

Se você quer se destacar e atrair clientes, você precisa ter pelo menos algum conhecimento básico de fotografia para garantir a qualidade de suas imagens.

Você também precisa conhecer o nicho que deseja alcançar, saber exatamente o que está procurando: imagens de pessoas, objetos, natureza, animais?

Confira algumas dicas abaixo para começar a vender fotos na internet.

1- Qualidade da Imagem

Embora você não precise ser um fotógrafo profissional, é importante que suas fotos sejam de alta resolução e atendam aos requisitos técnicos mínimos, tais como enquadramento correto e boa composição.

2- Equipamentos

A qualidade de seu equipamento também é importante. Certifique-se de que sua câmera ou smartphone atende aos padrões exigidos e invista em acessórios que possam melhorar suas fotos, tais como lentes e tripés. Os sites frequentemente disponibilizam uma descrição do que eles esperam dos fotógrafos.

3- Entender quem é seu público-alvo?

A criação de imagens também pode ser mais fácil se você fizer sua pesquisa e conhecer o tipo de público que você está visando. Por exemplo, a maioria das imagens nesses sites são compradas por agências de mídia, produtores de conteúdo web, editoras e empresas em geral que precisam de imagens para promover suas marcas.

Se você quer vender na Internet hoje, você tem que ser diferente. Use sua criatividade ao tirar fotos.

Veja abaixo oito plataformas diferentes que você pode se tornar parceiro e iniciar sua carreira.

05 Bancos de Imagens para Vender Fotos Online

Os melhores bancos de imagens para vender suas fotos online
Os melhores bancos de imagens para vender suas fotos online

1. Adobe Stock

Adobe Stock é um dos bancos de imagens mais famosos e conta com uma coleção enorme de imagens. Segundo o site a empresa paga 33% do valor recebido pela imagem vendida aos seus fotógrafos que contribuem com a plataforma.

Como vender suas fotos no Adobe Stock?

Para cadastrar é simples, basta entrar no site da Adobe Stock ter no mínimo 18 anos e ter um conteúdo autoral. Lembrando que suas imagens possuem pessoas é necessário que você tenha autorização assinada permitindo o uso de imagens.

2. 123RF

123RF é uma empresa com presença mundial que já conta com 90.000 conteúdos adicionados diariamente de mais de 300.000 contribuidores criativos. A plataforma possui também um blog com várias dicas para quem quer seguir a profissão ou até mesmo deseja trabalhar como freelancer como fotógrafo.

Como vender suas fotos no123RF?

Para começar a ganhar dinheiro com a empresa você precisa primeiramente fazer o seu cadastro no site e seguir as instruções da empresa. Lembrando que eles possuem uma forma de pagamento própria que varia conforme o número de imagens enviadas, você pode conferir diretamente no site da 123RF.

3. Can Stock Photo

Can Stock Photo é uma agência com mais de 85 mil colaboradores e com quase 102 mil contribuintes no mundo todo. São mais de 22.324 novos arquivos adicionados diariamente. E pode ser uma boa opção para quem deseja vender suas fotos online.

Como vender suas fotos no Can Stock Photo?

Na plataforma do Can Stock Photo você pode ganhar dinheiro de duas formas, a primeira é quando suas fotos enviadas são vendidas na plataforma, e uma maneira de ganhar dinheiro é indicando novos fotógrafos para a plataforma.

No Can Stock é um pouco diferente o procedimento, primeiro você precisa enviar 03 imagens para análise da empresa. Caso aprovado, você poderá vender suas fotos através da plataforma. No site eles não falam quais os valores que serão pagos, apenas é informado que você precisa acumular o total de 50 dólares para receber o dinheiro.

4. Dreamstime

Dreamstime é um banco de imagens que conta com mais de 500 mil fotógrafos e mais de 120 milhões de imagens no site. Nesta plataforma a comissão também é variável e compensa você dar uma olhada no site para verificar se os valores pagos por foto vendida te agradam.

Como vender suas fotos noDreamstime?

O Dreamstime é mais uma opção para quem deseja vender suas fotos online. Basta fazer o cadastro na página e seguir os passos sinalizados pela empresa e começar a disponibilizar suas fotos autorais para ganhar aquela grana extra.

Nesta mesma página você poderá conferir os valores que a empresa paga por cada foto vendida dentro da plataforma.

5. Shutterstock

Um dos mais conhecidos banco de imagens é o Shutterstock. Conta com uma comissão variada. É um dos sites mais difíceis de ter o seu material aprovado. Inicialmente você precisa encaminhar 10 imagens para ser analisada pela empresa e você começa a ganhar a sua renda extra assim que conseguir conquistar a sua renda extra.

Como vender suas fotos noShutterstock?

Talvez esse seja um dos sites mais difíceis para você conseguir aprovação, pois é necessário encaminhar 10 imagens para a análise da plataforma e sendo aprovado você poderá já encaminhar mais fotos para conquistar a sua renda extra.

Separe as suas melhores fotos e faça o cadastro para começar a ganhar um dinheiro extra como fotógrafo freelancer.

Enfim, espero que algumas dessas dicas de banco de imagens possa te ajudar a conquistar aquela renda extra. E por que não dizer, ser um novo caminho para a sua trajetória profissional? Compartilha conosco aqui embaixo!

Hellen Bispo

Sou focada em resultados e sempre busco a performance em minhas ações, carrego a praticidade no meu DNA e acredito que o menos é mais cabe em todas as situações. Atuo no mercado digital há mais de 10 anos, sou formada em Publicidade e Propaganda pela Uninove, Pós-Graduada em Comunicação e Marketing pela USP e Aluno Especial de Mestrado em Comunicação Cognitiva. Especialista em Links Patrocinados pelo Google e Marketing Performance pela Universidade do Vale do Silício, Udacity.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.