O que é Branding e como se usar? Conheça os tipos existentes
Saiba o que é Branding e conheça os tipos existentes para aprender como usar essa estratégia ao seu favor.
Os termos em inglês dominaram a linguagem empresarial, principalmente no mercado do marketing. Sendo que, a dúvida “O que é Branding?” aparece constantemente nas buscas web, já que esse é um dos termos atuais mais utilizados entre as corporações.
Portanto, para sanar todas as suas dúvidas a respeito do Branding e aprender a aplicá-lo de forma prática, visando um melhor resultado nas suas campanhas, confira este texto!
O que é Branding?
O termo Branding vem da palavra brand, que quando traduzido de maneira geral, significa marca. Isso explica um pouco da origem desse termo tão usado nas empresas de marketing, já que o Branding está ligado ao posicionamento, valores e propósitos de uma marca.
Ou seja, o seu objetivo é criar um posicionamento e valores tão marcantes, capaz de despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes com os clientes. Assim, na hora de tomar uma decisão entre um produto ou outro, o cliente irá escolher a marca com a melhor presença de mercado.
Um bom exemplo de Branding bem feito é a conexão dos clientes da Coca-Cola com a marca. Isso porque, os responsáveis pelo Branding da empresa conseguiram atrelar sensações e valores ao produto.
Como aplicar o Branding?
Se você tem uma marca e deseja usar o Branding para agregar valor a ela, criando uma conexão maior com o seu público-alvo, chegou a hora de descobrir como usar essa estratégia no seu negócio. Então, sem mais delongas, confira as dicas a seguir:
1. Crie uma identidade visual
Em primeiro lugar, para a sua marca ser memorável, é preciso criar uma identidade visual para ela. Nesse sentido, pense nas cores que deseja usar, nas fontes das palavras que irá utilizar nos seus produtos e nos elementos que reafirmam a sua marca.
2. Defina propósitos
Qual é o propósito da sua marca? Ajudar na sustentabilidade do planeta? Proporcionar momentos em família mais felizes? Aumentar a autoestima das mulheres? Você precisa definir os propósitos da marca o quanto antes, para usá-los ao seu favor.
3. Desperte sensações
Atrele a sua marca a sensações de nostalgia, felicidade, companheirismo, etc. Pois, atualmente, os consumidores não querem apenas bons produtos, eles querem que esses produtos os ajudem a vivenciar experiências memoráveis.
Tipos de Branding existentes
Os principais tipos de Branding existentes são os seguintes:
- Branding corporativo ou branding comercial – usado para marcas e empresas;
- Branding do produto – usado para atrelar valores a produtos;
- Branding pessoal – usado para melhorar a identidade pessoal de um indivíduo;
- Branding em redes sociais – usado para melhorar a imagem pública de uma pessoa;
- Branding político – usado para melhorar a imagem pública de um político.
Sendo que, para cada caso específico, uma estratégia diferente deve ser utilizada.
O que faz um gerente de Branding?
Essa é uma ferramenta tão importante dentro das marcas, que após as companhias descobrirem o que é Branding, eles criaram o cargo de gerente de Branding. Assim, uma pessoa fica responsável exclusivamente por gerir a imagem da marca.
Nesse sentido, o gerente de Branding atua fazendo pesquisas de mercado e criando estratégias de marketing, para agregar sentimentos e valores à marca. Além disso, ele adapta a linguagem das campanhas de acordo com o público-alvo.
Qual é a diferença entre marketing e Branding?
Muitas pessoas confundem o marketing com o Branding. Até porque, a pergunta “O que é branding?” começou a ser respondida na web a pouco tempo. Mas, para que você possa saber a diferença de uma vez por todas, basta observar o propósito de cada estratégia.
Por exemplo, o marketing busca promover produtos e serviços para aumentar o lucro da marca. Contudo, o objetivo do Branding é apenas desenvolver estratégias que agreguem valor e aumentem a credibilidade da marca.