O que é Branding e como se usar? Conheça os tipos existentes

Saiba o que é Branding e conheça os tipos existentes para aprender como usar essa estratégia ao seu favor.

Os termos em inglês dominaram a linguagem empresarial, principalmente no mercado do marketing. Sendo que, a dúvida “O que é Branding?” aparece constantemente nas buscas web, já que esse é um dos termos atuais mais utilizados entre as corporações.

Portanto, para sanar todas as suas dúvidas a respeito do Branding e aprender a aplicá-lo de forma prática, visando um melhor resultado nas suas campanhas, confira este texto!

O que é Branding?

O que é Branding e como se usar? Conheça os tipos existentes
O que é Branding e como se usar? Conheça os tipos existentes

O termo Branding vem da palavra brand, que quando traduzido de maneira geral, significa marca. Isso explica um pouco da origem desse termo tão usado nas empresas de marketing, já que o Branding está ligado ao posicionamento, valores e propósitos de uma marca.

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Ou seja, o seu objetivo é criar um posicionamento e valores tão marcantes, capaz de despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes com os clientes. Assim, na hora de tomar uma decisão entre um produto ou outro, o cliente irá escolher a marca com a melhor presença de mercado.

Um bom exemplo de Branding bem feito é a conexão dos clientes da Coca-Cola com a marca. Isso porque, os responsáveis pelo Branding da empresa conseguiram atrelar sensações e valores ao produto. 

Como aplicar o Branding?

Se você tem uma marca e deseja usar o Branding para agregar valor a ela, criando uma conexão maior com o seu público-alvo, chegou a hora de descobrir como usar essa estratégia no seu negócio. Então, sem mais delongas, confira as dicas a seguir:

1. Crie uma identidade visual

Em primeiro lugar, para a sua marca ser memorável, é preciso criar uma identidade visual para ela. Nesse sentido, pense nas cores que deseja usar, nas fontes das palavras que irá utilizar nos seus produtos e nos elementos que reafirmam a sua marca. 

2. Defina propósitos

Qual é o propósito da sua marca? Ajudar na sustentabilidade do planeta? Proporcionar momentos em família mais felizes? Aumentar a autoestima das mulheres? Você precisa definir os propósitos da marca o quanto antes, para usá-los ao seu favor. 

3. Desperte sensações

Atrele a sua marca a sensações de nostalgia, felicidade, companheirismo, etc. Pois, atualmente, os consumidores não querem apenas bons produtos, eles querem que esses produtos os ajudem a vivenciar experiências memoráveis.

Tipos de Branding existentes

Os principais tipos de Branding existentes são os seguintes:

  • Branding corporativo ou branding comercial – usado para marcas e empresas;
  • Branding do produto – usado para atrelar valores a produtos;
  • Branding pessoal – usado para melhorar a identidade pessoal de um indivíduo;
  • Branding em redes sociais – usado para melhorar a imagem pública de uma pessoa;
  • Branding político – usado para melhorar a imagem pública de um político.

Sendo que, para cada caso específico, uma estratégia diferente deve ser utilizada.

O que faz um gerente de Branding?

Essa é uma ferramenta tão importante dentro das marcas, que após as companhias descobrirem o que é Branding, eles criaram o cargo de gerente de Branding. Assim, uma pessoa fica responsável exclusivamente por gerir a imagem da marca.

Nesse sentido, o gerente de Branding atua fazendo pesquisas de mercado e criando estratégias de marketing, para agregar sentimentos e valores à marca. Além disso, ele adapta a linguagem das campanhas de acordo com o público-alvo. 

Qual é a diferença entre marketing e Branding?

Muitas pessoas confundem o marketing com o Branding. Até porque, a pergunta “O que é branding?” começou a ser respondida na web a pouco tempo. Mas, para que você possa saber a diferença de uma vez por todas, basta observar o propósito de cada estratégia.

Por exemplo, o marketing busca promover produtos e serviços para aumentar o lucro da marca. Contudo, o objetivo do Branding é apenas desenvolver estratégias que agreguem valor e aumentem a credibilidade da marca.

Hellen

Sou focada em resultados e sempre busco a performance em minhas ações, carrego a praticidade no meu DNA e acredito que o menos é mais cabe em todas as situações. Atuo no mercado digital há mais de 10 anos, sendo que muitos deles trabalhando como freelancer. Sou formada em Publicidade e Propaganda pela Uninove, Pós-Graduada em Comunicação e Marketing pela USP. Especialista em Links Patrocinados pelo Google e Marketing Performance pela Universidade do Vale do Silício, Udacity.

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