08 Dicas para Trabalhar em Casa com Criança

Dicas para Trabalhar em Casa com Criança
Dicas para Trabalhar em Casa com Criança

Muitas pessoas passaram a trabalhar em casa com criança durante esta pandemia. Mas o fato é que a maioria não estava acostumado a conciliar sua vida profissional e a pessoal em um mesmo ambiente.

E apesar do homeoffice trazer uma série de benefícios a sua saúde, trabalhar de casa principalmente com filhos pode ser um desafio enorme. E fica aqui a questão como conseguir dar conta de todo o trabalho e ainda cuidar das crianças?

Essa não é uma tarefa fácil, mas a seguir vamos dar algumas dicas para que você consiga adaptar a vida pessoal com a profissional sem afetar a produtividade.

Dicas para Trabalhar com Crianças em Casa

Homeoffice com filhos pequenos
Homeoffice com filhos pequenos

O homeoffice com filhos no começo pode ser bastante desafiador, mas os pais em homeoffice ajudaram a construir esse artigo para quem ainda está com dificuldades para lidar com a rotina com os pequenos.

1- Comece a Organizar a sua Vida

Antes de mais nada, para você começar a sua vida trabalhando em homeoffice com filhos você precisa se organizar. A chave do sucesso para quem trabalhar em casa com crianças é sem dúvidas estar com a vida em dia.

É claro que na prática isso nem sempre é possível, mas saiba. Quanto mais estruturada estiver a sua rotina, mais chances você terá de conciliar a sua vida profissional com a pessoal. E ainda conseguir dar a atenção devida aos pequenos.

2- Você sabe qual é a programação do seu dia?

Em primeiro lugar, organize seus horários. Faça uma planilha ou anote na agenda todas as suas atividades. Você pode estipular um horário para cada uma delas. Você pode até chamar as crianças para participar desse planejamento. Dessa forma, elas terão a consciência de que horas podem te chamar.

Determine o horário de início e término do expediente. Defina o momento das refeições e tenha uns minutos de pausa (se possível) para dar atenção às crianças. 

Existem pessoas que costumam ficar mais alertas à noite, outras gostam de acordar mais cedo que todo mundo. Tente adaptar parte do trabalho para a hora que seus filhos estão dormindo ou mais calmos. Dessa forma, você garante um ambiente mais sossegado e não corre o risco de ser interrompido. 

3- A sua casa tem uma rotina?

Agora, você já sabe todas as atividades que necessitam ser feitas. Isso é perfeito, mas é necessário que a casa inteira também tenha a sua própria rotina. É preciso organizar não apenas a sua vida. Mas a de todos os residentes da casa.

Todos precisam ter horário para acordar, tomar café, escovar os dentes, tomar banho e se arrumar. Isso mesmo, se arrume! Esse hábito faz com que seu cérebro receba a mensagem de que está na hora de se concentrar em suas funções.

Portanto, nada de usar pijamas, hein? Distribua tarefas para todos os membros da família, mesmo as crianças menores, que se sentirão valorizadas em ajudar e aprenderão desde cedo a importância de contribuir para o bem-estar de todos.

4- Faça Pausas

Como você já deve saber não é aconselhável ficar muito tempo sentado. Portanto, faça pausas. É importante movimentar-se, seja para beber água ou ir ao banheiro. Aproveite esses momentos e dê atenção às crianças. Fazer algo diferente por alguns minutos pode servir de estímulo à criatividade. Aproveite o trabalho remoto para melhorar seu desempenho.

Agora com a vida já organizada, fica mais fácil para você ter um tempo maior para poder conciliar homeoffice com filhos. Anote todas as dicas para depois colocar em prática.

5- Deixe claro para os seus filhos sobre o seu trabalho

Exponha o que está acontecendo. Explique na linguagem deles o porquê precisa trabalhar e que não estará disponível para brincar naquele horário. Eles precisam entender a importância de respeitar seu momento.

Pode não ser fácil no primeiro momento, mas as crianças pegam rápido.

6- Tenham momentos de lazer com as crianças

Combine um horário exclusivo para realizar alguma atividade divertida com os pequenos para que eles não se sintam afetados pela rotina. Isso também será ótimo para distrair sua cabeça, relaxar e tirar um pouco o foco do trabalho. Lembre-se que descansar a mente das tarefas ajuda a melhorar a produtividade. Existem muitas coisas interessantes que podem ser feitas em casa para se divertir.

7- Encontre alguma atividade que seu filho possa realizar

Pergunte aos seus filhos o que eles desejam fazer enquanto você trabalha. Desenhar, montar brinquedos ou assistir um filme. Caso prefira, coloque-os no mesmo cômodo que você para supervisioná-los melhor até mesmo através de câmeras.

8- Entenda que existem situações impossíveis de controlar

homeoffice com bebe
homeoffice com bebe

Pode acontecer de você estar no meio de uma reunião e o bebê chorar, a criança se machucar, o cachorro latir…Portanto, não se cobre perfeição e esteja preparado para ter que lidar com possíveis contratempos. Seja honesto com sua equipe ou com seu chefe, explique por exemplo, que você está no homeoffice com bebe e que podem ocorrer imprevistos.

Alguns dias você vai produzir mais, outros dias menos, isso é natural até mesmo para quem trabalha em escritório. Não pressione a si mesmo, mantenha a calma e o equilíbrio. Seja realista a respeito das horas que pretende trabalhar, mas estabeleça objetivos semanais para que consiga medir sua produtividade.

Se um dia acabar não trabalhando quase nada por conta de um filho doente, procure compensar no outro com uma esticada a mais durante a noite, por exemplo. Não se culpe e procure reorganizar os outros dias para terminar seus projetos. Caso seja possível, peça colaboração do companheiro ou de um familiar para conseguir cumprir seus prazos, da mesma forma que faria num trabalho “tradicional”. 

Hellen Bispo

Sou focada em resultados e sempre busco a performance em minhas ações, carrego a praticidade no meu DNA e acredito que o menos é mais cabe em todas as situações. Atuo no mercado digital há mais de 10 anos, sou formada em Publicidade e Propaganda pela Uninove, Pós-Graduada em Comunicação e Marketing pela USP e Aluno Especial de Mestrado em Comunicação Cognitiva. Especialista em Links Patrocinados pelo Google e Marketing Performance pela Universidade do Vale do Silício, Udacity.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.