05 Dicas de Sobreviver ao Ambiente de trabalho

mulher com uma máscara de gás no rosto segurando uma margarida amarela.
Ambiente de Trabalho Tóxico Suja desta Cilada

O trabalho ocupa grande parte de nossas vidas, por isso é importante evitar um ambiente de trabalho tóxico. O ideal é estar em locais saudáveis que nos estimule a aprender e a crescer todos os dias.

Claro que por vezes no mundo real, isso tudo acaba sendo substituído por um universo competitivo e pouco acolhedor.

Confira abaixo o que é um ambiente de trabalho tóxico e dicas de como sobreviver com pessoas tóxicas.

O que é um Ambiente de Trabalho Tóxico?

Quando você está em um ambiente de trabalho saudável a empresa fica mais propensa a crescer no mercado, pois os funcionários estão motivados e felizes . Porém, existem locais que não seguem essa linha de raciocínio e criam um clima de competição dentro das suas organizações.

Todavia, esta situação pode se transformar em um ambiente de trabalho tóxico. Que é um local onde afeta a saúde e o bem-estar de todos os colaboradores ocasionando doenças psicológicas e até mesmo físicas.

Há chefes que causam pânico propositalmente. Gostam de pressionar psicologicamente seus subordinados. Ironizam suas histórias, debocham de seus feitos e os humilham por causa de erros cometidos.

Enfim, alguns ambientes de trabalho são estimulados a ter uma competitividade agressiva, tornando comum esses comportamentos. Mais saiba que essa situação pode ser bastante prejudicial a sua saúde.

Quais os efeitos de ficar expostos a este ambiente?

pollution 3075857 640
O que é um Ambiente de Trabalho Tóxico?

Estar com a saúde mental em dia faz toda diferença quando queremos ter sucesso na vida profissional e pessoal. 

Quando o ambiente de trabalho é tóxico, afeta tanto a mente como o corpo. Que é capaz de desenvolver ansiedade, depressão, estresse excessivo, melancolia, mudanças drásticas de humor e muitas outras consequências.

Agora, imagina passar a maior parte das horas do dia trabalhando em um local que te deixa desmotivado e infeliz. Por esses motivos algumas pessoas chegam a adoecer, necessitando de afastamento, terapia e outros cuidados psicológicos.

Ás vezes, se perde até o prazer de executar as suas próprias funções.

Ou seja, trabalhar em um ambiente tóxico pode gerar conflitos e desgaste tão profundos que podem afetar diretamente a sua vida. Tome cuidado para não cair nesta armadilha.

Não se descuide nem no homeoffice

Com a transição para o trabalho remoto, durante a pandemia, algumas empresas passaram a pressionar muito mais seus funcionários. Como consequência mesmo trabalhando de casa as pessoas se sentiam igualmente cansadas ou até mais fragilizadas do que quando tinham suas rotinas em um escritório.

Nestes casos é importante estar atento a todos sinais, pois talvez mesmo em homeoffice a sua relação com o trabalho pode não estar saudável.

Algumas empresas oferecem um serviço de acompanhamento psicológico aos seus funcionários. Ou caso, você se sentir desconfortável em falar com um profissional da sua empresa, procure ajuda de um outro profissional da área da saúde para te ajudar a entender o que está acontecendo.

E se mesmo assim não houver jeito, o melhor a se fazer encontrar algo que te faça feliz. Claro que como tudo na vida essa fase pode não acontece de uma hora para outra, mas eu tenho certeza que com uma dose de coragem e muito persistência você poderá encontrar um novo propósito para sua vida.

Dicas para conseguir sobreviver a um ambiente de trabalho tóxico

gas mask 2343654 640
Dicas para Trabalhar em um Ambiente Tóxico

Algumas empresas têm muita preocupação com seus clientes e zero cuidado com seus funcionários. Não oferecem boas condições de trabalho, não possuem flexibilidade de horários e não trabalham com plano de carreira.

Ou seja, se você está nesta situação, tenha cuidado e saiba como conseguir sobreviver em um ambiente de trabalho tóxico para ser mais feliz no seu trabalho. E sempre tenha em mente que você não está condenado a passar o resto de sua vida presa em uma empresa que não te valoriza.

Confira abaixo alguns passos que podem te ajudar a sobreviver em um ambiente tóxico.

1 – Construa um Objetivo Concreto

Se você não sabe onde ir, provavelmente não tem razão para sair de casa. Portanto, construa um objetivo, tente se conhecer, busque saber o que é sucesso para você, entenda como você acredita que é a forma ideal de levar a vida.

E com base nisto defina o caminho que você precisa seguir para alcançar esse objetivo. O processo do planejamento pode ser complexo, mas pode te ajudar a alcançar a tão sonhada independência financeira e porque não dizer satisfação profissional.

2- Tenha Foco no Resultado

Não perca tempo se preocupando com a opinião alheia, eu sei que isso pode ser difícil inicialmente. Mas, lembre-se as pessoas não sabem quais são os seus planos. Ao invés disso, guarde toda essa energia para você mesmo e siga com foco no resultado do seu plano.

3- Mantenha-se informado

Não importa qual seja a sua área, ou até mesmo qual é a sua função. Saiba que informação é poder e nunca é demais.

O que acontece é que as vezes a gente está tão preso aos nossos problemas que deixa passar diversas oportunidade que por vezes estão na nossa frente e não as enxergamos.

Portanto, estar atento sobre as novidades do seu setor, entender as suas tendências e procurar saber o que mais você pode fazer para não depender do seu salário no final do mês, pode te ajudar a não apenas mudar de emprego, mas quem sabe mudar até de função.

4- Aprenda a lidar com as suas Emoções

Por vezes, mesmo sabendo que o lugar onde você trabalha não é um ambiente saudável, você precisa se manter neste trabalho, pois depende deste salário para sobreviver.

E manter o controle das emoções pode ser o passo mais difícil, mas tenha certeza que é uma as principais maneiras de conseguir se manter em um ambiente competitivo.

Construa um plano, e trabalhe para que você tenha forças para encarar esse trabalho apenas como uma passagem para alcançar voos maiores.

5- Saia das Rodas de Fofocas

Tenha certeza de que quem te conta uma fofoca, fatalmente vai falar de você pelas costas também. Quando você trabalha com pessoas tóxicas a melhor saída e se manter sossegado na sua.

Nestas situações é difícil saber quem é quem, e ficar quieto na sua pode ser uma as melhores saídas neste caso. E caso precise, você pode encontrar alguém para desabafar. Pode ser um amigo, algum familiar e até mesmo um terapeuta. Isso lhe dará a sensação de tirar um peso das costas.

E aí você trabalha em um ambiente de trabalho tóxico? Compartilha conosco a sua história aqui embaixo.

 

Hellen Bispo

Sou focada em resultados e sempre busco a performance em minhas ações, carrego a praticidade no meu DNA e acredito que o menos é mais cabe em todas as situações. Atuo no mercado digital há mais de 10 anos, sou formada em Publicidade e Propaganda pela Uninove, Pós-Graduada em Comunicação e Marketing pela USP e Aluno Especial de Mestrado em Comunicação Cognitiva. Especialista em Links Patrocinados pelo Google e Marketing Performance pela Universidade do Vale do Silício, Udacity.

2 thoughts on “05 Dicas de Sobreviver ao Ambiente de trabalho

  1. Maria da Cruz de Oliveira Costa Manchado.

    Vivo em um ambiente de trabalho tóxico, e isso está me deixando doente,não tenho mais nem vontade de ir ao trabalho, mais ainda falta um ano para me aposentar.

    1. Hellen Post author

      Maria,tudo bem?

      Eu sinto muito por você, já passei por esta situação e é extremamente doloroso.

      O que eu posso te dizer é procure ajude para fazer esse ano passar mais rápido, uma terapia ou um hobbie que te ajude a separar o pessoal do profissional.Eu na época usei um mantras que eram “Tudo na Vida Passsa” e “Não é pessoal”.

      Tente não perder as esperanças, pois sempre existe uma luz no final do túnel e lembre-se você é única no mundo. Precisamos de você! <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.