Técnica Pomodoro: Aumente a sua produtividade

Você costuma procrastinar nas suas tarefas? Tem dificuldades de concluir prazos? Não consegue se concentrar nos estudos?

A técnica Pomodoro pode te ajudar a otimizar seu tempo e aumentar a sua produtividade.

Origem da técnica Pomodoro

A técnica Pomodoro foi desenvolvida por um italiano chamado Francesco Cirillo que procurava uma maneira de estudar que permitisse uma maior produtividade. Para isso, ele usou um timer de cozinha no formato de um tomate (pomodoro, em italiano) que girava por 25 minutos, quando o tempo acabava, tocava um alarme. Durante os 25 minutos, Cirillo mantinha a concentração em suas tarefas sem perder o foco. 

A ideia é dividir o fluxo de trabalho em blocos de concentração, o que melhora nosso foco já que estimulamos o cérebro. Assim, ficamos mais eficientes à medida que administramos o tempo de acordo com nossas prioridades.

Com o resultado satisfatório dessa técnica, o italiano começou a divulgá-la. 

Como colocar a técnica Pomodoro em prática?

Primeiro, faça uma lista de tarefas que precisam ser concluídas durante o dia destacando as atividades mais importantes e trabalhosas. Depois, veja qual a melhor ordem para começar a executá-las.

Tem dificuldade em fazer uma lista de tarefas eficaz que priorize o que é mais importante e trabalhoso? Basta pegar um papel e caneta ou até mesmo o excel para listar todos os seus afazeres para iniciar a estruturar o método pomodoro.

Em seguida, com a lista em mãos, arranje um cronômetro e o programe em períodos de 25 minutos cada. Durante o período de 25 minutos, você se concentra totalmente na tarefa.

Quando o alarme tocar ao final do primeiro período (25 minutos), você deve riscar as tarefas que conseguiu concluir, ou até onde conseguiu se for apenas uma tarefa. Por exemplo: “Consegui estudar 80% dessa matéria”. Depois, faça um intervalo de 5 minutos para descansar a mente. Durante esse descanso você pode fazer o que quiser para relaxar, não vale fazer coisas relacionadas a sua tarefa, hein? Aproveite para beber água, comer alguma coisa, ir ao banheiro, mandar uma mensagem, responder e-mails, usar as redes sociais… É importante respeitar o intervalo, porque este processo oxigena o cérebro, melhora sua agilidade mental e, consequentemente, aumenta a produtividade.

Depois que intervalo acabar, à medida que for finalizando cada tarefa, risque e passe para a próxima.

Caso alguma atividade exija mais tempo do que os 25 minutos, quebre em mais de uma parte. Dependendo do caso, você até pode intercalar com outras tarefas para garantir que vai ficar menos cansado.

A cada quatro períodos faça uma pausa maior de 15 a 30 minutos. Caso você ache que o tempo de intervalo é insuficiente para descansar, adapte de acordo com suas necessidades. Encontre um equilíbrio onde você se adapte melhor, mas não exagere a ponto de tornar a distração maior do que deveria e prejudicar sua concentração, ok?

Organizar o dia em períodos de tempo é uma técnica muito eficiente, principalmente para quem tem déficit de atenção e ansiedade. Com o tempo você aprende a não desperdiçar suas horas com o que não é importante. Além disso, você estabelece metas para si mesmo e a cada vez que conseguir cumprir uma, mais motivação terá para concluir outras. 

O mais interessante é que a técnica Pomodoro pode ser usada para diversas atividades, como: Arrumar a casa, estudar para alguma prova, elaborar trabalho, desenvolver projetos…

Qual o benefício da técnica pomodoro?

Você começa a perceber o tempo que leva para realizar as tarefas, o que permite a otimização das horas do seu dia. Depois, você consegue se desfazer de todas as distrações que atrapalham o andamento de suas atividades. Com o tempo ficará mais fácil se organizar e obter resultados positivos.

Interrupções sempre vão existir. Então, como lidar com elas?

Sabemos que algumas interrupções são inevitáveis, como receber uma ligação, alguém chamar, vontade de ir ao banheiro. Mas, o ideal é que você anote quanto tempo levou e depois continue a seguir com o tempo normalmente. Ao final da tarefa, você terá conhecimentos de quantas interrupções houveram e se é possível evitá-las ou adiá-las na próxima vez. 

É muito importante tomar cuidado com determinadas interrupções para que isso não vire um hábito que venha a prejudicar seu rendimento. Às vezes você se lembra de mandar uma mensagem para algum colega de trabalho e quando percebe já perdeu horas nas redes sociais e não se deu conta. Para conseguir voltar ao estágio de concentração e restabelecer sua linha de raciocínio leva aproximadamente uns 20 minutos. Portanto, muito cuidado.

Alguns conselhos podem ajudar a evitar que isso aconteça:

  • Mantenha o celular longe de você, preferencialmente desligado.
  • Desative suas notificações das redes sociais.
  • Não deixe outras janelas abertas no computador para não cair na tentação de abri-las.
  • Arranje um lugar privativo e silencioso.
  • Desligue a internet por um tempo.

Aprender a gerenciar seu tempo é fundamental para obter sucesso, o segredo está na distribuição de suas tarefas em caráter de importância. 

É natural que sua prioridade venha a mudar, não tem problema adiar uma tarefa para colocar outra em seu lugar. Respeite o tempo e o coloque como rotina em sua vida. 

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