04 Dicas para saber qual o seu Perfil Profissional

Qual é o seu Perfil Profissional?
Qual é o seu Perfil Profissional?

Saber qual é o seu perfil profissional em um mercado de trabalho extremamente competitivo como o de hoje, onde o conhecimento técnico e a experiência profissional já não são suficientes. É muito importante e pode te ajudar a entender e destacar as suas principais habilidade.

Encontrar e conquistar a vaga de emprego dos sonhos pode ser uma grande batalha.

Por isso, é fundamental antes de qualquer coisa, conhecer e descobrir quais seus pontos fortes e fracos para estar preparado, e assim construir uma imagem profissional.

Vamos entender um pouco mais sobre o assunto?

O que é Perfil Profissional?

Um perfil profissional, basicamente, é um conjunto de qualificações, habilidades e características que te enquadram em grupo. Cada perfil profissional está ligado a uma série de competências que se destacam em relação à outras características e geralmente é mais indicado para certos tipos de trabalho.

Além de ser interessante para o empregador conhecer o seu perfil profissional, para entender se você tem as características chave adequadas para àquela vaga, também é útil para você saber quais trabalhos te deixarão mais realizado profissionalmente.

Qual a Importância de Conhecer o seu Perfil Profissional?

Trabalhar como Afiliado em 2021
Conheça qual o seu Perfil Profissional e Aprenda a Destacar as suas principais Habilidades.

Entender qual o seu perfil profissional te ajudará não apenas a direcionar seus esforços em prol de cursos e profissionalizações específicas, mas também destacará suas habilidades pessoais na hora de se apresentar para um contratante em potencial ou até mesmo a escolher quais trabalhos poderá realizar para deixar a sua vida mais feliz.

Quando você conhece o próprio perfil profissional, sabe exatamente o que tem de melhor a oferecer. E consequentemente, pode chamar atenção aos seus pontos positivos e demonstrar como pode ajudar qualquer organização a crescer. Esse tipo de entendimento é fundamental em entrevistas de trabalho ou na hora de criar um currículo ou portfólio.

Neste artigo, te explicaremos quais os principais perfis profissionais e que dicas podem te ajudar a identificar seu próprio perfil.

Tipos de perfis profissionais  

Todas as pessoas tem características comportamentais e de personalidade que se destacam e se transformam em padrões. Através dessas informações, é possível classificar estas pessoas em grupos, conhecidos como perfis profissionais.

Conhecendo o perfil de cada pessoa, principalmente no ambiente empresarial, é possível saber quem será mais adequado para uma função específica. 

Nessa lista, trazemos os principais perfis profissionais existentes e uma breve explicação das características de cada um para que você possa identifica-los.

Comunicador

Uma pessoa com perfil comunicador, como o próprio nome diz, é uma pessoa comunicativa.  Costumam ser pessoas carismáticas, criativas e persuasivas.

Um comunicador é a pessoa certa para tarefas que envolvam motivar pessoas, lidar com relações interpressoais ou até mesmo apaziguar conflitos dentro de equipes de trabalho.

Por outro lado, esse perfil não é o ideal no tocante a planejamento de projetos ou cumprimento de cronogramas.

Executor

Um executor é aquele que faz. Os executores são pessoas diretas e objetivas em suas tarefas, sempre preferindo ir direto ao ponto.

Executores costumam gostar de competições e desafios e, por isso, são o perfil ideal para aquele projeto ou tarefa que está criando certa dificuldade.

Executores não desistem fácil de seus objetivos e isso pode se transformar em um ponto negativo. Mesmo que a ideia se torne inútil, ele vai seguir até alcança-la.

Planejador

O planejador é a constante de toda organização. Como profissional, é racional, metódico, detalhista e estável.

Ele planeja tudo com antecedência e, por isso, está sempre no controle da situação. Geralmente, trabalha bem em equipe e se preocupa em ajudar os demais.

Como pontos fracos, podemos citar sua menor criatividade frente a improvisos e seu pessimismo.

Apesar de ele sempre atingir as metas propostas, raramente passa disso, já que não planejou.

Analista

Assim como o planejador, o analista também é metódico, perfeccionista e extremamente atento aos detalhes.

Um profissional considerado analista é sempre organizado e gosta de analisar informações buscando uma melhoria contínua. 

Se ele achar que um processo pode ser feito de uma maneira melhor, ele se esforçará para encontrar essa maneira.

Embora muito preciso, não é a pessoa certa para trabalhar sob pressão.Seu senso de praticidade também é prejudicado pelo excesso de cuidado.

Líder

O líder é aquele que, naturalmente, exerce poder sobre a equipe. Como sugerido, é a pessoa indicada para liderar times em prol de melhores resultados.

Um líder sabe delegar funções, se comunicar com time de pessoas e prezar pelo desenvolvimento individual.

Dicas para identificar o seu perfil profissional

mulher feliz
Dicas para identificar o seu perfil profissional

Quando você percebe suas principais características e consegue se identificar dentro de um perfil profissional, fica mais fácil colocar-se no mercado de trabalho.

Além disso, é uma maneira de elencar para a empresa quais as principais contribuições que você pode fazer. Para isso, seguem algumas dicas de como identificar o seu perfil profissional.

1- Autoanálise

A maneira mais simples e inicial de identificar seu próprio perfil é fazendo uma autoanálise das suas própria características e competências e a meditação pode te ajudar.

Que tal parar para pensar com honestidade sobre as coisas que você gosta e sobre como você encara tarefas no dia a dia?

Comece pensando em si mesmo de maneira individual, sem tentar se enquadrar em um perfil logo no começo.

2- Matriz SWOT

Matriz SWOT é uma técnica utilizada para elencar pontos forte e fracos, oportunidades e ameaças.

Apesar de ser mais comumente usada para organizações, você pode aplicar a matriz a si mesmo. Os seus pontos fortes e fracos estão relacionados às suas habilidades.

As oportunidades e ameaças são referentes ao mercado em que você pretende entrar ou que já está atuante.

Procure trabalhar seus pontos fortes e fracos através de feedbacks, não apenas de opiniões próprias.

Converse com as pessoas

Seja com parentes ou amigos, ou então no ambiente profissional, você sempre deve pedir e aceitar feedbacks sobre você.

Muitas vezes, o que você considera um ponto forte em si mesmo nada mais é do que a projeção do que você queria saber fazer. Seus pontos fortes podem ser muito diferentes do que pensa e a percepção de um terceiro será mais assertiva do que a sua.

Faça testes

A internet está cheia de testes de perfil profissional que você pode fazer para começar a ter um norte.

Alguns destes testes são utilizados até mesmo por empresas, em processos seletivos, como uma primeira etapa de entrevista para contratação.

Se seu teste de perfil demonstra habilidades muito diferentes das exigidas para o cargo, você provavelmente não seguirá adiante no processo.

Apesar de tudo isso, a maneira mais simples de começar a traçar seu perfil é se conhecendo.

No final das contas, você é a melhor pessoa para concordar ou não com um perfil profissional para si. E você, já sabe de que perfil faz parte?

Hellen Bispo

Sou focada em resultados e sempre busco a performance em minhas ações, carrego a praticidade no meu DNA e acredito que o menos é mais cabe em todas as situações. Atuo no mercado digital há mais de 10 anos, sou formada em Publicidade e Propaganda pela Uninove, Pós-Graduada em Comunicação e Marketing pela USP e Aluno Especial de Mestrado em Comunicação Cognitiva. Especialista em Links Patrocinados pelo Google e Marketing Performance pela Universidade do Vale do Silício, Udacity.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.