Freelancer

O que é Freelancer? Em quais Áreas esse Profissional Atua?

Você sabe o que é freelancer e com o que trabalha esse profissional? Se você faz parte do grupo de pessoas que ainda tem dúvidas sobre essa profissão, neste texto vamos te ajudar a entender mais sobre o assunto. 

Nos últimos anos a procura por profissionais autônomos cresceu de maneira significativa. Isso porque, em muitas funções, ter uma pessoa sem vínculo realizando seus projetos tem um custo menor. 

Dessa forma, esse aumento na demanda por freelancers gerou uma migração de profissionais que hoje preferem atuar de maneira autônoma e com diversos clientes ao mesmo tempo. 

Assim, a relação é positiva para os dois lados e é por isso que se tornou um sucesso. 

E o trabalho de freelancer não é apenas uma renda extra, grande parte dos profissionais vivem apenas desses projetos. Os ganhos são bons e podem ultrapassar os valores oferecidos no mercado formal. 

Inclusive, se torna um mercado que possui uma forte demanda, uma vez que você consegue atender diretamente pessoas de todo o país e fora dele, construindo uma verdadeira identidade na internet, construindo uma gama de clientes.

Ficou interessado em saber o que é freelancer e como trabalhar como um? Continue no texto que te ensinaremos os detalhes dessa profissão.

O que é trabalhar como freelancer?

O que é Freelancer? Em quais Áreas esse Profissional Atua?
O que é Freelancer? Em quais Áreas esse Profissional Atua?

Se você deseja saber o que é freelancer, saiba que o termo nada mais é que um profissional que atua de maneira pontual em um projeto, ou seja, não há vínculo empregatício. 

Assim, o cliente não precisa pagar todos os benefícios que um funcionário tradicional tem direito a receber, sendo uma espécie de “trabalho extra”. 

Um freelancer pode atuar em diferentes áreas digitais e até mesmo em empregos presenciais. 

Por exemplo, existem freelancers como garçons de festas, representante em ações comerciais e ainda vendedores de períodos de grande movimento

No entanto, é no campo virtual que as possibilidades se tornam ainda maiores, podendo atuar em áreas como: redatores, programadores, vendedores, assistentes e muitos outros profissionais têm espaço na internet. 

Portanto, o freelancer é um profissional que tem a possibilidade de trabalhar diretamente na sua área de interesse, ou que tenha mais habilidade. 

Vantagens de trabalhar como freelancer

As principais vantagens de trabalhar como freelancer são:

Liberdade de horário

A liberdade de horário é o que vem na cabeça da maioria das pessoas que pensam o que é freelancer. 

Isso porque, o profissional pode definir o melhor horário para realizar seus projetos, desde que cumpra os prazos pré-estabelecidos. 

Ou seja, você pode simplesmente escolher trabalhar apenas no período da noite, ou apenas durante o dia, fazendo o seu horário com base na quantidade e prazos estipulados aos projetos.

Ganhos mais altos

Trabalhando como freelancer você define quanto deseja ganhar no mês, e com base nesse seu cálculo aceita novos projetos.

Esse tipo de trabalho permite controlar meses em que os ganhos precisam ser maiores ou quando há o desejo de juntar uma quantia para um objetivo.

Por fim, fazendo um trabalho de qualidade, você como freelancer pode chegar a ter ganhos superiores a empregos formais.

Diversos clientes ao mesmo tempo

O freelancer pode atuar com diferentes clientes ao mesmo tempo e assim manter o ganho mais regular e certo, mesmo que algum cliente seja apenas pontual.

Trabalho de casa

Outro sinônimo de o que é freelancer é ter a possibilidade de trabalhar sem sair de casa.

O home office é o sonho da maioria dos trabalhadores e como freelancer você terá esse benefício. 

Portanto, para os que trabalham em casa, essa com toda certeza é uma das grandes vantagens e destaques desse tipo de trabalho.

Quem pode trabalhar como freelancer?

Agora que você já sabe o que é um freelancer. Saiba que qualquer pessoa que sabe o que é freelancer pode atuar na profissão. 

O requisito básico é apenas conseguir cumprir os projetos dos clientes. E claro, para conquistar clientes você também pode contar com algumas plataformas de sites para freelancer.

Por exemplo, um redator precisa saber escrever e ter domínio das técnicas e procurar algumas plataformas para iniciar sua carreirra como freelancer.

No entanto, claro, se ele tiver conhecimentos e formações extras, isso pode ajudar diretamente a conseguir projetos mais valiosos, contribuindo para uma renda final mais elevada. 

Já para atuar como assistente virtual é necessário ter algum conhecimento na função, mesmo que presencialmente. E isso vale até mesmo para as vagas de freelancer presenciais, a experiência prévia será o diferencial para te permitir ser um freelancer frequente. 

Por isso vale a pena procurar por cursos dentro da área que você deseja trabalhar como freelancer. Esses aperfeiçoamentos vão te ajudar a encontrar melhores projetos e maiores ganhos.

Qual é o salário de um freelancer?

Agora que você já sabe o que é um freelancer já deve ter percebido que os ganhos desses profissionais variam de acordo com a demanda. Não existe um salário fixo para esse tipo de serviço.

Assim o profissional recebe de acordo com o combinado com cada cliente e dentro das suas capacidades de produção.

Quanto maior a sua produção mensal, maior será seu ganho, esse é um dos diferenciais da profissão. 

Além disso, quanto maior for seu conhecimento na área de atuação, maior será o preço cobrado por projeto. Isso valoriza sua hora de trabalho e permite ganhar mais dinheiro trabalhando menos horas por dia.

Quantos dias um freelancer pode trabalhar?

O freelancer é quem define quantos dias deseja trabalhar na semana e se o trabalho for por projeto, essa liberdade será maior ainda. Para os trabalhos de freelancer presencial é necessário respeitar as 44 horas de trabalho semanais. 

A definição da quantidade de dias que você vai atuar como freelancer vai depender de qual o valor que deseja receber no mês. 

Com base no seu ganho diário e no total desejado, você poderá definir até mesmo quantas horas por dia irá trabalhar. 

Você já aprendeu o que é freelancer, como atuar na área e quais as opções de trabalho.

O próximo passo é procurar a melhor opção dentro das suas habilidades e começar a ganhar dinheiro nesse mercado.

Hellen

Sou focada em resultados e sempre busco a performance em minhas ações, carrego a praticidade no meu DNA e acredito que o menos é mais cabe em todas as situações. Atuo no mercado digital há mais de 10 anos, sendo que muitos deles trabalhando como freelancer. Sou formada em Publicidade e Propaganda pela Uninove, Pós-Graduada em Comunicação e Marketing pela USP. Especialista em Links Patrocinados pelo Google e Marketing Performance pela Universidade do Vale do Silício, Udacity.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo