Como Funciona um Escritório Compartilhado?
Atualmente, seja dentro de pequenas ou grandes empresas, o famoso escritório compartilhado se tornou algo bastante comum. Saiba tudo!
Atualmente, seja dentro de pequenas, grandes empresas e até mesmo entre freelancers, o famoso escritório compartilhado se tornou algo bastante comum.
Pois, nesta nova era onde o home office se tornou um dos maiores benefícios que uma empresa pode porporciar aos funcionários. Por esta razão, para muitas das grandes empresas não faz mais sentido manter edifícios inteiros, visto que muitos dos seus funcionários estão trabalhando dentro de suas casas.
E este fator se torna ainda mais atraente quando falamos de pequenas empresas e até mesmo freelancers, pois geralmente contam com espaço de trabalho é reduzido. Ou até mesmo a falta de espaço ao optar por trabalhar dentro de suas casas.
No entanto, quando você optar por utilizar um escritório compartilhado, você terá vantagens e desvantagens que listaremos para você entender se este serviço é relevante para você.
Diante disso, entenda como funciona um escritório compartilhado, conhecendo tudo sobre essa divisão de trabalho que vem crescendo bastante.
Como funciona um escritório compartilhado?
Se você ainda não conhece a modalidade de escritório compartilhado, saiba que estamos falando de um tipo de organização hoje comum nas empresas.
Dessa forma, estamos falando do tipo de escritório convencional, onde a infraestrutura é elaborada para que os colaboradores se mantenham em um único local.
Sendo assim, geralmente dividido conforme o setor atuante daquele grupo de funcionários, todos são colocados em uma sala aberta, cada um com o seu ambiente de trabalho.
Assim, trazendo bem mais flexibilidade, economia e praticidade, criando um ambiente dinâmico e interativo entre os colaboradores.
Esse tipo de escritório ou modalidade de trabalho é chamada comumente como coworking, significando trabalho compartilhado, pois os colaboradores daquele local compartilham entre si ideias, equipamentos, ferramentas de trabalho, conhecimento e dentre outras coisas.
Quais as vantagens do escritório compartilhado?
O famoso escritório compartilhado, ou coworking são muitos, sendo um modelo de muito sucesso e por isso tão adotado pelas empresas.
Dentre as principais vantagens, podemos citar:
Ambiente interativo
Com o escritório compartilhado, você como colaborador não fica preso a apenas uma sala, criando um ambiente de trabalho bem mais interativo.
Dessa forma, o trabalho devido a interação pode se tornar algo mais prazeroso, e passar a sensação de que o tempo está passando mais rápido.
Economia
Claro que a economia está dentre as principais do escritório compartilhado, sendo tanto a economia de espaço como também de recursos.
Isso porque, com essa modalidade você consegue reduzir os gastos em equipamento, aluguel (devido a necessidade de ambiente menores), internet (por estar tudo localizado no mesmo raio) e dentre outras coisas.
Ou seja, você pode ter custos bem menores ao usar essa modalidade.
Facilidade de limpeza
Criando um sistema de ordem e trabalho compartilhado, o escritório dessa modalidade pode se manter mais limpo por mais tempo.
Até porque, o fato de cada colaborador limpar o seu ambiente de trabalho, e colaborar para que o ambiente se mantenha limpo, pode facilitar a deixar tudo mais limpo e organizado.
Infraestrutura
Quando você está trabalhando de casa muitas vezes não possui toda a infraestrutura de um escritório, como umsa sala de reunião para receber seus clientes. Uma telefonista para quando você não puder atender aos seus telefonemas. Uma bom serviço de internet para realizar tranquilamente os seus serviços, entre outras coisas necessárias para tornar mais fácil a sua jornada de trabalho.
Quais as desvantagens de um escritório compartilhado?
Por mais que seja uma excelente alternativa, com mais benefícios do que malefícios, saiba que sim, o ambiente compartilhado tem suas desvantagens, como:
Barulho
Em um ambiente com muitas pessoas, por mais que se tenha uma boa política de silêncio, ainda sim, se tornará um ambiente barulhento.
Logo, para os colaboradores que perdem concentração rápida ou que precisam de silêncio para determinadas tarefas, a opção compartilhada é menos viável.
Por isso que geralmente, colaboradores como gerentes, supervisores, RH e outros, possuem salas separadas ou individuais, devido geralmente precisar participar de reuniões ou até trabalhos que requerem mais concentração.
Falta de contato com os seus colegas de trabalho
Ao trabalhar em um coworking, apesar de você conseguir manter contato com diversas pessoas diferentes, por vezes não ter a sua equipe em um mesmo ambiente pode afetar a integração entre elas. Comprometendo assim o desempenho geral de uma equipe.
Enfim, os escritórios compartilhados são uma tendência e vem ganhando muito espaço no mundo coorporativo, porém ainda existem alguns avanços que precisamos trabalhar para conquistar um ambiente ideal de trabalho. E aí, o que você pensa sobre este assunto? Compartilha conosco.