NFT o que é e como funciona? Conheça esse certificado digital

NFT o que é? Veja o que é e como funciona esse certificado digital, para ter a exclusividade dos seus bens digitais.

NFT o que é? Se você já se deparou com esse termo na internet, saiba que compreendê-lo pode ser um pouco complexo. Pois, a tecnologia está em constante evolução, e a cada dia que passa, nos deparamos com novos termos e definições utilizados exclusivamente no meio digital, como o NFT.

Sendo assim, para que você possa entender a fundo o que é o NFT e como ele funciona, criamos este artigo que visa esclarecer de forma prática e dinâmica, suas possíveis dúvidas a respeito desse termo tecnológico. Acompanhe!

NFT o que é?

NFT o que é e como funciona? Conheça esse certificado digital
NFT o que é e como funciona? Conheça esse certificado digital

O Non-fungible Token – NFT, que em tradução livre do inglês para o português significa “Token não-fungível”, é uma espécie de certificado digital que define a exclusividade e originalidade de bens digitais.

Ele é estabelecido via blockchain e se baseia na ideia da comercialização online de um bem não-fungível. Esse certificado digital tem aparecido cada vez mais no meio tecnológico e vem chamando a atenção de bastante gente.

Isso porque, o NFT permite que uma pessoa tenha exclusividade sobre um bem digital, como imagens, jogos, músicas, entre outros. Permitindo que esse indivíduo realize trocas ou vendas desses bens.

Por exemplo, se você for o criador de um meme famoso e tiver o FNT dele, você pode trocar ou vender o seu meme para outro usuário que também possua um NFT.

Como funciona o NFT?

Agora que você já sabe a resposta para a pergunta: “NFT o que é?”, venha entender como esse certificado digital de exclusividade funciona, para começar a utilizá-lo.

Em suma, o NFT apresenta um funcionamento semelhante ao do blockchain por trás das criptomoedas. Pelo blockchain possuir uma natureza descentralizada, existe uma grande margem de segurança nos NFTs. 

O que diferencia o NFT das criptomoedas, como o Bitcoin, por exemplo, é que os Bitcoins minerados aqui ou na China possuem um valor indistinguível. Ou seja, essa criptomoeda não apresenta variações no seu valor.

Já o NFT também pode ser gerado em qualquer parte do mundo, por qualquer pessoa. Contudo, cada certificado digital apresenta um valor, dependendo do bem digital.

O que é um token não-fungível? 

Como visto anteriormente no tópico NFT o que é, a sigla NFT significa “Non-fungible Token”, que na tradução do inglês para o português fica “Token não-fungível”. Mas, o que exatamente é um token não-fungível?

Para chegarmos a uma resposta, precisamos começar desvendando com o que é um token fungível. Nesse sentido, de acordo com a economia, um bem fungível é algo único e intercambiável.

Por exemplo, se você trocar uma moeda de 1 real por outra moeda de 1 real, você continua com o mesmo valor. Isso significa que ela é um bem fungível. Nesse sentido, se essa é a classificação de um bem fungível, o bem não-fungível é aquele que apresenta valores variados.

Vamos com calma! Pense que você é o criador de um meme famoso e que você possui o NFT dele. Você pode se interessar pelo meme famoso de outro criador e querer trocar o seu meme com o dele.

Nesse caso, os dois bens digitais são um meme famoso. Mas, o NFT do meme do outro pode apresentar um valor superior ao NFT do seu meme famoso. Isso faz com que ele seja um bem não-fungível.

Conclusão

De modo geral, o NFT é uma espécie de certificado digital, verificado por blockchain, que garante a exclusividade sobre bens digitais como memes, fotos, músicas, postagens em redes sociais, vídeos, etc. 

Ou seja, você pode gerar um NFT para qualquer bem digital, para comprovar que você é o criador daquele bem, podendo negociá-lo com exclusividade. Assim, você consegue realizar trocas ou vender o seu bem digital para colecionadores.

Hellen

Sou focada em resultados e sempre busco a performance em minhas ações, carrego a praticidade no meu DNA e acredito que o menos é mais cabe em todas as situações. Atuo no mercado digital há mais de 10 anos, sendo que muitos deles trabalhando como freelancer. Sou formada em Publicidade e Propaganda pela Uninove, Pós-Graduada em Comunicação e Marketing pela USP. Especialista em Links Patrocinados pelo Google e Marketing Performance pela Universidade do Vale do Silício, Udacity.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo