Desbloqueador de canal vale a pena? É crime?

Será que vale realmente a pena ter um desbloqueador de canal em casa e assim ter acesso a canais de TV fechados?

Será que vale realmente a pena ter um desbloqueador de canal em casa e assim ter acesso a canais de TV fechados totalmente gratuito?

Atualmente, por mais que o uso da TV esteja caindo um pouco devido ao desenvolvimento de plataformas como streamings online e outros, ainda sim, os canais de TV são bastante procurados para entretenimento.

No entanto, sabemos que somente os canais disponíveis na TV aberta, geralmente gratuitos, não são muitas das vezes suficiente para o entretenimento, onde os canais fechados (pagos), possuem programações de filmes, séries, documentários e outros, o que se torna bem mais interessante.

O desbloqueador de canal promete pegar todos esses canais e disponibilizar gratuitamente para os usuários.

Porém, será que vale a pena o risco? Veja a seguir tudo sobre!

Como funciona um desbloqueador de canal?

Desbloqueador de canal vale a pena? É crime?
Desbloqueador de canal vale a pena? É crime?

Para você que não conhece ou pelo menos nunca ouviu falar, o desbloqueador de canal é um dispositivo eletrônico, que capta a transmissão diretamente via satélite, interceptando sinais de canais fechados.

Dessa forma, diante disso, o receptor consegue junto a antena, captar diretamente as transmissões dos canais pagos, fornecendo ao consumidor esse acesso gratuitamente.

Ou seja, como o próprio nome já indica, ele “desbloqueia” esses canais, permitindo o acesso.

Geralmente, os acessos aos canais pagos são feitos diretamente usando a conexão pela internet, necessária para receber a transmissão.

No entanto, diante das tecnologias, alguns receptores de televisão já conseguem ter acesso a alguns canais da TV fechada sem necessariamente precisar da internet, diretamente pelo sinal analógico.

É crime usar um desbloqueador de canal?

Por interceptar algo que vem diretamente da TV fechada, ou seja, que é paga, você já pode imaginar que o uso de desbloqueador de canal não é legalizado.

Nesse sentido, mesmo que os sinais de transmissão circulem livremente pelo espaço, o ato do dispositivo invadir e fazer a transmissão ilegal é crime.

Atualmente, mesmo vendido facilmente na internet, a compra do dispositivo é considerada pela lei como receptação de mercadoria ilegal, que pode gerar até 1 ano de detenção.

Além disso, saiba que o acesso aos canais de TV sem adquirir propriamente o serviço é crime de violação dos direitos autorais.

Portanto, saiba que estamos falando de algo que pode sim vir a oferecer consequências, sendo considerado ilegal.

Compensa comprar esse dispositivo?

Diante do fato de ser crime, você pode se perguntar se realmente vale a pena comprar um desbloqueador de canal em 2023.

A resposta é que na atualidade, considerando todas as tecnologias, esse dispositivo acaba não valendo a pena.

Isso porque, a compra do dispositivo e instalação envolve um custo, que às vezes pode não compensar ao fim do mês.

Até porque, hoje existem plataformas de streaming, com filmes e séries que custam até R$ 14,90 mensais, como é o caso do Amazon Prime Video.

Ou seja, você consegue através da sua TV ter acesso a uma vasta lista de filmes, séries e muitos outros, por um custo muito baixo.

Lembrando que ainda existem outras opções também como a famosa Netflix, Disney Plus, HBO Max e muitos outros, com assinaturas mensais bem acessíveis.

Além disso, ainda existem hoje grandes promoções em TV por assinatura, que traz o acesso a canais fechados, como o plano da Claro TV Light, que traz diversos canais da TV fechada por R$ 69,90 mensal.

Portanto, para você que está pensando em adquirir um desbloqueador de canal, vale bastante a pena conhecer também outras opções.

Hellen

Sou focada em resultados e sempre busco a performance em minhas ações, carrego a praticidade no meu DNA e acredito que o menos é mais cabe em todas as situações. Atuo no mercado digital há mais de 10 anos, sendo que muitos deles trabalhando como freelancer. Sou formada em Publicidade e Propaganda pela Uninove, Pós-Graduada em Comunicação e Marketing pela USP. Especialista em Links Patrocinados pelo Google e Marketing Performance pela Universidade do Vale do Silício, Udacity.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo