Como tirar boas fotografias? Confira 4 dicas!

Como tirar boas fotografias? Quais técnicas podemos colocar em prática para melhorar nossos resultados? Na matéria de hoje, vamos ensinar a você através de algumas dicas simples, sobre ser um bom fotógrafo e quem sabe vender fotos online. Então, caso queira saber como tirar boas fotografias, acompanhe-nos até o final da matéria para maiores detalhes. Vamos lá, leia com a gente!

Como tirar boas fotografias?

Como tirar boas fotografias? Confira 4 dicas para melhorar suas fotos!
Como tirar boas fotografias? Confira 4 dicas para melhorar suas fotos!

1. Aprenda a fotografar a partir da composição

Como tirar boas fotografias? Você sabe o que é “o olho do fotógrafo”? Claro, esse é o título do best seller de composição fotográfica de Michael Freeman. Mas também é uma habilidade especial captar os elementos essenciais de uma cena à sua frente e compô-los juntos em uma imagem que permita transmitir sua mensagem.

Uma boa composição depende de muitos elementos, mas quando você aprende a fotografar, o principal que você precisa focar é o enquadramento. Por esse motivo, neste ponto você se limitará a usar a câmera no modo automático, para não ter que pensar em outra coisa que não seja o enquadramento.

De fato, se por acaso você tiver uma câmera compacta antiga em casa, use-a no lugar da mais nova e repleta de funções, ou até mesmo use seu celular. Desta forma, realmente não haverá espaço além de se concentrar no “tiro”.

Dentre as regras essenciais de composição, você precisará aprender logo a regra dos terços, mas sobre isso falaremos em outra matéria.

2. Aprenda a tirar fotos regularmente

“Nós nos tornamos o que repetidamente fazemos.” (Sean Covey)

Como tirar boas fotografias? Ao contrário do que dizem os clichês, até os gênios, aliás, principalmente os gênios, vivem de hábitos. “Nenhum dia sem um traço”, disse Apelles, o pintor mais famoso da antiguidade. E todos os grandes depois dele foram da mesma opinião, de Leonardo Da Vinci a Picasso.

Portanto, não se deixe enganar pelos clichês: a fotografia exige perseverança e comprometimento. Alternar períodos em que você corre como um louco com períodos de interrupção total tem mais ou menos os mesmos efeitos (ruins) que alternar continuamente entre jejum e grandes farras em sua dieta alimentícia.

3. “Declare” as suas fotografias

Em algumas versões do jogo de sinuca, antes de fazer uma tacada, é declarado o caminho exato que a bola branca fará e o buraco para onde a bola colorida será lançada. É uma enorme demonstração de mestria para evitar algo que parece um resultado excelente, mas obtido por mero acaso e não por cálculo.

Agora, não estamos desencorajando totalmente a ideia de tirar fotos “aleatórias”. De fato, pode ser uma ótima maneira de fazer exercícios de criatividade. No entanto, enquanto você está aprendendo fotografia, é preciso se forçar a fazer como o jogador de sinuca:

  • Estude a situação;
  • Indique o que você deseja obter da sua tacada;
  • Descreva como você deseja alcançá-la (enquadramento, distância focal, abertura, temperatura da cor, etc.);
  • Analise a foto final para entender o quão perto você chegou do resultado que procurava.

4. Uma última dica para aprender a fotografar

Como tirar boas fotografias? Distinguimos essa dica das outras porque é decididamente mais genérica: leia tudo o que encontrar sobre fotografia. A web está repleta de recursos gratuitos, conselhos, fóruns, grupos no Facebook, grupos de reflexão, fotoblogs, revistas, etc., tudo isso porque, felizmente, a fotografia é uma arte mais viva do que nunca.

Trata-se de uma paixão ardente que hoje envolve milhões e milhões de pessoas, muitas das quais, acredite, terão todo o gosto em compartilhá-la com você.

Além dos recursos gratuitos, também existem excelentes livros no mercado: de manuais de técnica fotográfica pura a cursos de fotografia criativa, de matérias em papel barato a monografias de grandes autores, impressas em papel revestido de grande formato. A escolha de livros fotográficos é realmente enorme.

E, muitas vezes, investir em alguns bons livros é melhor, acredite, do que comprar mais uma nova bolsa para câmera. A leitura de livros de fotografia dá a você tempo para realmente refletir sobre suas fotos de forma crítica e melhorar a cada dia.

Porque “aprender a fotografar” está longe de ser um ponto de chegada. Pelo contrário, é um processo contínuo, que só termina quando acaba a paixão pela fotografia. Finalmente, esperamos que você tenha gostado deste pequeno guia sobre como tirar boas fotografias e realmente começar da maneira certa.

Este foi o nosso guia sobre como tirar boas fotografias. Esperamos ter ajudado você com nossas dicas. Caso ainda tenha dúvidas, comente abaixo que vamos respondê-lo. Até a próxima!

Hellen

Sou focada em resultados e sempre busco a performance em minhas ações, carrego a praticidade no meu DNA e acredito que o menos é mais cabe em todas as situações. Atuo no mercado digital há mais de 10 anos, sendo que muitos deles trabalhando como freelancer. Sou formada em Publicidade e Propaganda pela Uninove, Pós-Graduada em Comunicação e Marketing pela USP. Especialista em Links Patrocinados pelo Google e Marketing Performance pela Universidade do Vale do Silício, Udacity.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo