Tecnologia

Alexa: O que é e o que ela pode fazer por você?

Você já deve ter falado na assistente virtual Alexa, não é mesmo? Mas será que você conhece todas as funcionalidades que ela oferece para sua rotina? Neste texto vamos te contar tudo sobre essa assistente virtual que hoje faz parte da vida de muitos brasileiros. 

O uso de tecnologias para reduzir o gasto de tempo com questões simples já está em alta há alguns anos. Agora com a Alexa, essas facilidades se tornaram ainda mais notáveis, ela consegue ajudar em problemas de diversos níveis. 

Além disso, diferente de outras assistentes virtuais de interação conversacional, pois ela já foi desenvolvida com o objetivo de ajudar usuários, possuindo funções únicas e direcionadas totalmente para facilitar o dia a dia. 

Isso a tornou mais ágil, inteligente e capaz de reconhecer novos comandos. 

No entanto, será que realmente vale a pena ter uma Alexa a sua disposição no dia a dia? Quais os benefícios que essa assistente virtual pode oferecer? 

Por fim, para sanar todas suas principais dúvidas, nesse artigo falaremos as principais informações sobre essa, que vem se destacando dentre as assistentes virtuais.

Para que serve a Alexa?

Alexa: O que é e o que ela pode fazer por você?
Alexa: O que é e o que ela pode fazer por você?

Apenas com um comando de voz ela é capaz de responder a diversos comandos, desde apagar as luzes até registrar um alarme. 

No entanto, saiba que suas funções vão além disso, onde com ela também, é possível solicitar registro de compromissos na agenda e interação com outros aparelhos inteligentes. 

Além disso, para quem deseja um assistente inteligente, ainda cria listas de tarefas, reproduz podcasts, músicas e audiolivros. Ou, até mesmo para se informar das notícias do dia, previsão do tempo, resultados de jogos e muito mais informações apenas com um comando. 

Portanto, deixando tudo mais automatizado, facilitando a sua rotina, e deixando todas as informações necessárias direto por um comando de voz.

Como funciona a Alexa?

Agora que você viu todas as funcionalidades da Alexa, deve estar tentando entender como um aparelho consegue seguir essas ordens.

No entanto, saiba que a resposta é simples: ela reconhece nossa língua, o português, tendo os termos principais em seu “dicionário”.

Para começar o aparelho pode ser programado para três comandos: Amazon, Echo ou Alexa, que é a mais utilizada. Ao ouvir esse comando de ativação seu sistema é ligado e passa a receber as ordens faladas. 

A partir dessas palavras a mensagem é enviada para o servidor da Amazon, onde ele faz a parte de processamento do seu pedido e logo envia uma resposta para a assistente virtual transmitir a você. 

De fábrica, você vai notar que ela já vem com alguns comandos pré-programados, porém, é possível colocar comandos específicos, interligados com outros dispositivos, para realizar funções.

Por exemplo, se você tiver lâmpadas wireless em seu quarto, você pode conectá-las à Alexa, e executar comandos para acender, apagar as luzes e etc. 

Ou seja, além de ter uma assistente para lhe ajudar no dia a dia em diversas funções, você consegue deixar sua casa toda automatizada.

E tudo isso é feito em pouquíssimo tempo através do Amazon app. Usando esse aplicativo você consegue interagir com a assistente virtual pelo smartphone. 

Vantagens de ter uma Alexa

Com o passar dos anos adquirir uma assistente virtual vem se tornando mais acessível e hoje a assistente virtual da Amazon tem preço aceitável por todos os serviços que ela oferece. 

No entanto, o que faz ela valer a pena são principalmente os seus benefícios. Veja algumas das suas principais vantagens:

Escutar música a qualquer momento

Através da Alexa você pode ouvir música quando desejar e sem precisar procurar pelos títulos.

Você só precisa dizer o nome da música que deseja ouvir, e ela vai reproduzir.

Usar como despertador

Ale de você pode programar por voz um despertador, sem precisar usar mais o celular ou outros dispositivos.  

Usar como lembrete de compromissos

A assistente virtual te ajuda a lembrar de tarefas do dia, com reuniões importantes e eventos posteriores. Com uma rotina tão atarefada é normal esquecer detalhes, mas com a assistente virtual sua mente fica livre para o que realmente importa.

Receber notícias

Com a Alexa você pode ouvir as notícias do dia enquanto toma banho, prepara o café ou ainda faxina a casa. É informação de qualidade sempre que desejar e sem precisar parar seus afazeres.

Interação com outros aparelhos

Se você já tem geladeira, lâmpadas, ar condicionado e outros itens inteligentes em casa, a Alexa consegue interagir com eles e tornar sua rotina ainda mais simples. 

Qual a diferença entre Echo e Alexa?

Os dois aparelhos são comumente confundidos e isso é muito normal de acontecer. A verdade é que é difícil entender a função de cada um. Para tentar explicar de maneira mais clara, a Alexa é uma assistente virtual que foi inicialmente instalada em caixas de som Echo.

 Assim a explicação sobre a diferença é que Echo é uma caixa de som que contém uma assistente virtual. Já a Alexa é apenas uma assistente virtual. A Alexa Echo 4, por exemplo, oferece muitas funcionalidades que uma caixa de som não teria. 

Qual é o preço da Alexa?

O preço da Alexa depende de alguns fatores, como por exemplo, o modelo escolhido e as funcionalidades oferecidas. 

Sabendo onde comprar Alexa e qual a melhor época do ano, fica fácil conseguir a assistente virtual por preços bem mais baixos.

 Como fazer Alexa falar com outra Alexa?

Basta utilizar o Alexa Amazon login em cada uma das assistentes virtuais e assim iniciar a conversa entre os aparelhos. De preferência eles devem estar conectados em um mesmo wi-fi e nem sempre esse truque funciona.

Agora você já conhece tudo sobre a Alexa e pode começar a usar sua assistente virtual de maneira mais eficiente, ou adquira a sua hoje mesmo!

Hellen

Sou focada em resultados e sempre busco a performance em minhas ações, carrego a praticidade no meu DNA e acredito que o menos é mais cabe em todas as situações. Atuo no mercado digital há mais de 10 anos, sendo que muitos deles trabalhando como freelancer. Sou formada em Publicidade e Propaganda pela Uninove, Pós-Graduada em Comunicação e Marketing pela USP. Especialista em Links Patrocinados pelo Google e Marketing Performance pela Universidade do Vale do Silício, Udacity.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo