Como programar uma viagem de carro?

Para viajar com segurança e conforto, é indispensável: fazer a revisão do carro, levar um roteiro de viagem, documentos, um Kit de emergência, água e lanches.

Sabe aquela clássica viagem de carro com a família ou os amigos para praia ou então um estado vizinho? Na maioria das vezes essas viagens são tão frequentes que muitos não dão atenção nem mesmo a alguns pontos básicos, mas importantes para se atentar antes de iniciar o trajeto. 

Você já parou para pensar que além de colocar as malas no bagageiro e seguir sua viagem, é muito importante, por exemplo, se atentar a situação dos pneus do seu carro, e talvez até mesmo visitar uma loja de pneus antes da sua partida. Ou então se preparar com um kit de primeiros socorros para o caso de possíveis imprevistos durante a viagem.

Se você está perto de iniciar sua viagem de carro, seja ela para uma praia próxima ou rodando por todo o país, confira essas dicas que vão garantir muito mais conforto e segurança tanto para você, quanto para os demais passageiros. 

Mulher fazendo uma parada na viagem de carro para tirar uma foto da paisagem
Mulher fazendo uma parada na viagem de carro para tirar uma foto da paisagem

O que é um roteiro de viagem?

O roteiro de viagem é uma forma de levantar todos os principais pontos sobre o seu destino e assim evitar transtornos durante a viagem. Isso se torna muito útil para arrumar suas malas, encontrar um bom lugar para se hospedar, saber quais são os pontos turísticos e melhores bares e restaurantes para visitar. 

Resumidamente, o roteiro facilita e te proporciona melhores experiencias durante a sua viagem! 

Como fazer um roteiro de viagem de carro?

A primeira coisa que você precisa ter em mente é qual será o seu destino, se ele vai ser em apenas uma cidade ou em um estado inteiro? Depois que decidir isso, você pode iniciar seu roteiro levantando os demais pontos da sua viagem de carro.

Pesquise sobre as variações climáticas da região

Saber qual a temperatura predominante e as variações climáticas da região durante o seu período de estadia, são úteis para que você esteja prevenido e saiba até mesmo quais os melhores itens para pôr na sua mala;

Tenha uma lista dos melhores hotéis e locais de hospedagem

Pesquisar o seu local de hospedagem com a antecedência garante mais conforto e segurança na sua estadia;

Saiba mais sobre os pontos turísticos

Conhecer um pouquinho mais sobre os pontos turísticos antes mesmo de visita-lo é muito divertido e pode enriquecer a sua experiencia; 

Busque pelos melhores lugares para se divertir

Museus, lojas, restaurantes, casas noturnas e outras diversas programações, podem fazer parte da sua viagem, a deixando muito mais divertida e te possibilitando conhecer alguns residentes da região. 

Faça revisão do carro

A revisão do carro garante mais segurança para os passageiros, é ideal que seja feita com uma certa frequência pois assim é possível encontrar um problema no veículo antes mesmo que ele se agrave e acabe danificando as peças do carro. Antes de uma viagem, esse é um ritual indispensável, já que qualquer falha pode acabar resultando em um problema ou até mesmo em um acidente.

  • Alguns dos principais pontos da revisão são:
  • Lubrificar o motor com a quantidade ideal de óleo;
  • Verificar os freios, bateria, volante, vela e demais peças do carro;
  • Realizar o balanceamento;
  • Analisar o desgaste dos pneus e se necessário troca-los.

O que é balanceamento de carro?

O balanceamento serve para acabar com as vibrações no carro e barulhos decorrentes do mal equilíbrio do conjunto de pneus, esse procedimento garante mais conforto e segurança dos passageiros durante a viagem. Não realizar o balanceamento acaba gerando maiores desgaste dos pneus e menor estabilidade do carro nas ruas. 

Quando substituir os pneus?

Não espere os pneus do seu carro furarem ou chegarem a uma situação crítica e perigosa para troca-los, o desgaste faz com que o carro se mova sem muita estabilidade, podendo causar até mesmo a perda da direção. 

Não é possível pré-determinar o tempo de durabilidade de um pneu, alguns duram até 10 anos, já outros precisam ser trocados logo após os 3 primeiros anos de uso, isso varia de acordo com o cuidado e a manutenção dos pneus. Veja alguns pontos que indicam o risco:

  • Quando a banda de rodagem está muito desgasta;
  • Houver furos na banda de rodagem maiores de 6mm de diâmetro; 
  • Caso você sinta instabilidades ao dirigir; 
  • Os flancos estiverem extremamente danificados.

Se você percebeu um desses sinais nos pneus do seu automóvel, certamente significa que você precisa substitui-los, vá a uma loja de pneus imediatamente.

Mecânico fazendo a troca de pneus
Mecânico fazendo a troca de pneus

Para garantir boa manutenção dos pneus devem estar calibrados (H4)

Um dos principais pontos para a manutenção dos pneus, mas que pode parecer banal para muitas pessoas é a calibração. A calibração ajuda a equilibrar o peso para todas as partes do carro, os pneus ficam mais resistentes e diminui o desgaste dos mesmos.

Além disso, a calibração ajuda a diminuir o gasto do combustível. Se você viaja com frequência o ideal é que os pneus sejam calibrados 3 a 4 vezes na semana, de preferência pela manhã, que é quando os pneus ainda estão frios.

Quais documentos levar para viajar?

Você alguma vez já viajou sem seus documentos ou os do seu veículo? Se a resposta for sim, é melhor que tenha mais atenção. Esses são uns dos itens principais para uma viagem segura, você pode precisar deles para entrar em algum estabelecimento, passar por uma fronteira, fazer um cadastro, dentre outras diversas ocasiões. 

Alguns dos documentos indispensáveis são, RG, CPF, CNH, RENAVAM, CRLV e carteira de vacinação. 

Prepare em kit de emergência

Ter um Kit de emergência em mãos ideal para possíveis imprevistos envolvendo a saúde dos passageiros. Para montar seu Kit você não precisa necessariamente colocar todos os remédios e curativos possíveis, mas sim, os mais comuns. 

Você pode incluir remédios para dor de cabeça e enjoou, curativos, papel-higiênico, lenços umedecidos, máscaras, álcool em gel, termômetro, algodão e soro fisiológico.  

Tenha água e lanches

Dependendo da distância da viagem, inevitavelmente os viajantes sentirão fome e para evitar muitas paradas e consequentemente aumentar os gastos. A água é um dos itens importantes para hidratar os passageiros e proporcionar mais conforto, já que muitas horas de viagem costuma ser exaustivo. 

Tanto a comida, quanto as bebidas devem ser armazenadas em bolsas ou caixas térmicas, para não correr o risco de estragarem ou ficarem menos saborosas.

O que levar para comer na viagem?

Preferencialmente evite alimentos gordurosos, alcoólicos, pesados ou com cheiros muito fortes, para que posteriormente não causem mal-estar. Os alimentos recomendados são:

  • Água;
  • Sucos;
  • Café (puro, sem leite);
  • Sanduíches naturais (sem maionese ou requeijão);
  • Frutas fáceis de comer (maçã, banana, uvas, morangos e ameixas);
  • Biscoitos de polvilho;
  • Cookies;
  • Castanhas ou amendoim. 
preparação de lanches saudáveis

preparação de lanches saudáveis

Hellen

Sou focada em resultados e sempre busco a performance em minhas ações, carrego a praticidade no meu DNA e acredito que o menos é mais cabe em todas as situações. Atuo no mercado digital há mais de 10 anos, sendo que muitos deles trabalhando como freelancer. Sou formada em Publicidade e Propaganda pela Uninove, Pós-Graduada em Comunicação e Marketing pela USP. Especialista em Links Patrocinados pelo Google e Marketing Performance pela Universidade do Vale do Silício, Udacity.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo