05 Dicas para ter Clientes

Saiba como conseguir os Primeiros Clientes?
Saiba como conseguir os Primeiros Clientes?

Como conseguir os primeiros clientes é a pergunta que todo freelancer iniciante deseja fazer. Afinal de contas os clientes são a base de qualquer negócio.

Pois sem eles, nenhuma empresa tem como prosperar. Os seus primeiros clientes podem ser aqueles que vão te indicar no futuro. E desta forma transformar a sua pequena empresa em uma potencial fonte de renda extra.

Quando se trabalha em uma empresa sob regime CLT, na maioria das vezes você não consegue enxergar todas as operações necessárias para manter uma empresa.

Porém, quando der início a sua vida de freelancer sua história mudará completamente. E provavelmente deverá cumprir todas as funções, desde o comercial até atendimento.

Em resumo, não existe um salário fixo, não há nenhuma garantia de entradas, caso não corra atrás de dinheiro no final do mês. Ou seja, se não há clientes, nenhuma conta será paga. 

É nessas horas que você consegue se dar conta da importância de como vender e conseguir pessoas interessadas nos seus serviços ou produtos, assim como também, aprender a fidelizar essas pessoas para manter o seu negócio de pé.

Mas, como conquistar o primeiro cliente?

man 513529 640
Como conquistar o seu primeiro cliente

Como construir uma carreira sozinho e ter uma base sólida de clientes para que as entradas sejam constantes? Essa é uma das perguntas frequentes feitas por todo freelancer.

O ideal é equilibrar a quantidade de clientes já fidelizados com o número de clientes em potencial para que a sua participação no mercado não fique estagnada.

Segue abaixo algumas dicas de como conquistar os seus primeiros clientes. Desta forma, você vai entrar no mercado através de práticas consistentes e poderá se manter a longo prazo.

1- O primeiro é a chave do sucesso

Apesar de não ser simples encontrar os seus primeiros clientes e conquistá-los, seguir essas dicas pode te ajudar a começar.

Foque em conquistar o seu primeiro cliente e o atenda como um rei. Esse cliente poderá abrir as portas para o seu pequeno negócio. Além de servir de portfólio para que você consiga outros clientes.

Antes de começar, lembre-se que esse pequeno manual é composto de dicas, não de regras fixas. Cabe a você adaptar e encaixar ao seu negócio. 

2- Domine aquilo que você está vendendo

Em primeiro lugar, ninguém contratará alguém que não entenda do que está falando.

Se você pretende entrar no mercado, a principal dica é estudar sobre o que você vai fazer. Procure o máximo de informações possíveis sobre o que você deseja vender.

Seja especialista no assunto e tente responder a todos os questionamentos possíveis que os seus potenciais consumidores venham a ter.

Quando o profissional demonstra conhecimento sobre o próprio trabalho e tem confiança nas coisas que diz e faz, o cliente se sente mais seguro e você terá mais chances de fechar o negócio.

Além disso, se você já atua em determinada área e pretende tornar-se freelancer nela, se especialize. Uma pessoa que entende de muitas coisas, tende a não entender profundamente sobre nenhuma delas.

3- Você precisará ter algo para mostrar

Não há melhor maneira de melhorar as suas habilidades do que praticar. 

Além disso, ter um bom portfólio é uma peça chave para conseguir clientes, principalmente se você for novo no negócio e não contar com indicações de outras pessoas nem com a divulgação boca a boca.

No caso de iniciantes, parece um pouco complicado pensar em como criar um portfólio, mas lembre-se de que você pode ser o seu próprio cliente. 

Se você escreve, pode criar um blog sobre um assunto específico de que goste ou apenas escrever textos de assuntos aleatórios para mostrar seu domínio em várias áreas.

Se você é designer, por exemplo, comece a recriar coisas que você vê na internet através da sua própria visão ou até mesmo montar peças para si mesmo ou para amigos.

Sempre haverá uma forma de trabalhar com clientes fictícios para montar seu portfólio, desde que você não minta sobre isso no currículo.

Além disso, ONGs e projetos voluntários podem ser beneficiados com projetos gratuitos que por vezes se tornam clientes reais no futuro.

4- Quem é visto não é lembrado

Se você já sabe muito bem o que está fazendo e tem um bom portfólio, mas ainda não está conseguindo conquistar seus primeiros clientes, talvez você precise mapear onde os seus clientes estão. 

Utilizar o marketing digital e suas ferramentas de mídia como forma de exposição do seu trabalho pode ser fundamental para se colocar no mercado como freelancer.

As redes sociais são um ótimo caminho para criar uma reputação e fazer seus clientes potenciais te encontrarem. De forma menos burocrática e muito mais rápida.

Nos dias de hoje, em que a tecnologia permeia todas as pequenas coisas do nosso dia a dia, a maioria das pessoas não quer esperar por um retorno sobre informações básicas para fechar um negócio.

Se o seu nicho de atuação não puder ser entregue de maneira digital, lembre-se que ainda assim as redes sociais e a internet de maneira geral são ótimas oportunidades de divulgação.

Grupos de pessoas que se conectam a um determinado tema, como moradores de um bairro, ou curtidores dessa página são sempre locais onde as pessoas pedem informações e indicações de diversos tipos de serviços. 

5- Descubra o que eles querem

Entender o que seus potenciais consumidores desejam é muito importante para que você possa adaptar o seu produto ou serviço e entender se o que você oferece faz sentido para quem o consome.

A partir do momento em que você estuda o mercado e percebe uma tendência de comportamento por parte do seu público alvo, fica mais fácil se adaptar às suas necessidades, antes mesmo que elas surjam.

Você está pronto para ser um freelancer?

laptop 3087585 640
Como dar os primeiros passos como freelancer iniciante

Seguir todas essas dicas e adaptá-las ao seu trabalho com certeza fará com que você conquiste o seu primeiro cliente, mas não esqueça de ter alguns compradores na sua carteira antes de se jogar de vez na vida de freela em tempo integral.

Pois muitas vezes, mesmo com um único projeto incrível, você cairá na tentação na tentação de sair do seu emprego fixo e ser um freelancer em tempo integral. E apesar desta opção ser uma realidade muito próxima nestes últimos tempos, não se esqueça de fazer primeiramente a sua reserva financeira para se manter nos tempos de vacas magras. Ou até mesmo quando alguns dos compradores vierem a cancelar contratos ou até atrasam pagamentos.

No mais, muitos profissionais já estão saindo fora daquela tradicional carreira para se tornarem freela. Afinal de contas, apesar de ser uma vida onde você terá mais volume de trabalho por conta de nos primeiros momentos ser uma “eupresa, você terá a liberdade de construir uma empresa que tenha 100% a ver com os seus princípios e principalmente seguir o seu propósito.

Hellen Bispo

Sou focada em resultados e sempre busco a performance em minhas ações, carrego a praticidade no meu DNA e acredito que o menos é mais cabe em todas as situações. Atuo no mercado digital há mais de 10 anos, sou formada em Publicidade e Propaganda pela Uninove, Pós-Graduada em Comunicação e Marketing pela USP e Aluno Especial de Mestrado em Comunicação Cognitiva. Especialista em Links Patrocinados pelo Google e Marketing Performance pela Universidade do Vale do Silício, Udacity.

One thought on “05 Dicas para ter Clientes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.