Morar no exterior: encontre os melhores destinos para o seu perfil

Quer saber como encontrar os melhores destinos e lugares para morar no exterior conforme o seu perfil? Continue lendo esse artigo e descubra como morar fora do Brasil encontrando o país ideal para você. 

Como encontrar o país ideal para morar fora do país?

Se você deseja morar no exterior, deve saber desde já que essa pode ser uma experiência transformadora em diversos níveis e que encontrar o melhor país para se viver pode ser um processo que exige muita pesquisa e também reflexão.

A princípio, tenha em mente que encontrar o país ideal para quem deseja morar no exterior, vai depender muito do tipo de vida que você deseja levar. Por exemplo, as pessoas que buscam ou estão mais acostumadas a uma rotina mais dinâmica e uma vida urbana bem movimentada, as grandes cidades como Nova Iorque, Londres e Tóquio. Essas cidades são mundialmente conhecidas por serem consideradas grandes centros oportunidades profissionais, oferecem uma grande variedade de atividades culturais e de entretenimento. 

Artigos relacionados

Porém, é importante deixar claro que por serem cidades bastante movimentadas e com diversos atrativos, essas podem ser consideradas opções de cidades caras nos países escolhidos, fazendo com que esses destinos não sejam os ideais para certos perfis. 

Já as pessoas que desejam uma rotina de vida mais tranquila e talvez com mais contato com a natureza, as opções a serem consideradas são países como a Austrália, a Nova Zelândia e o Canadá. Citamos esses países pois ele são reconhecidos por sua alta qualidade de vida e oferecem diversas oportunidades de estar mais próximo de belas paisagens no seu dia-a dia, ao mesmo tempo que se mostram nações bem desenvolvidas e abertas a todo mundo, sendo também conhecidas como sociedades inclusivas e acolhedoras por sua grande abertura e tolerância.

Quem busca por opções mais parecidas com o nosso país, destinos como Espanha, Portugal e países da América Central e da América do Sul, podem ser as opções perfeitas. Os países nessas regiões são conhecidos por possuírem uma cultura mais vibrante e agitada para os nativos e também para os turistas. Além de diversos dos países desses continentes, contam com lindas praias. Vale lembrar, porém, que esses são países que possuem um clima bem-parecido com o nosso, sendo assim, se você está procurando fugir do clima quente e úmido, eles podem não ser uma boa opção para se morar no exterior. 

Já aqueles que querem ter uma experiência fora do país mais enriquecedora e diferente culturalmente, os países da Ásia como o Japão, a Coreia do Sul e a China podem ser os melhores destinos. 

Isso porque esses países tendem a oferecer uma cultura diversamente rica e com isso as oportunidades de aprender novos ofícios e idiomas são também maiores e diversas. Porém, vale lembrar que esses países são extremamente diferentes de países de cultura ocidental, sendo assim o período de adaptação pode ser um pouco mais longo e difícil. 

Como se preparar para morar fora do país?

Morar no exterior: encontre os melhores destinos para o seu perfil
Morar no exterior: encontre os melhores destinos para o seu perfil

Você já deve saber que morar no exterior pode ser uma experiência incrível, mas também requer uma boa dose de planejamento e preparação. Aqui estão algumas dicas para você se preparar:

  • Primeiro, pesquise muito sobre o país para onde você vai. É importante conhecer a cultura, os costumes, a língua, as leis e as condições de vida no lugar. Você pode encontrar informações em sites de governo, em fóruns de discussão online e em grupos de expatriados. Além disso, tente entrar em contato com pessoas que já moraram ou moram no país, para obter dicas e conselhos valiosos para viajar.
  • Segundo, certifique-se de ter uma situação financeira estável antes de se mudar. Morar no exterior pode ser caro, e você precisará de dinheiro para se sustentar enquanto não arranja um emprego. Faça um orçamento realista, incluindo gastos com moradia, transporte, alimentação, saúde e lazer. Considere também os custos com visto, passagem aérea e seguro-saúde.
  • Terceiro, arrume seus documentos com antecedência. Verifique se você tem todos os documentos necessários para entrar no país, como passaporte, visto e carteira de vacinação. Se precisar de traduções juramentadas (aquelas reconhecidas em cartório online 24h), faça isso com tempo hábil. Além disso, lembre-se de informar as autoridades brasileiras sobre sua mudança, atualizando seu cadastro eleitoral e informando a Receita Federal sobre seus rendimentos.

Ainda em relação aos documentos, existem diversos órgãos e instituições que podem te auxiliar de antemão a estar com todos os papéis necessários em média para conseguir não somente entrar no país desejado, como também permanecer nele como residentes.

Entre os órgãos e instituições e meios para conseguir se organizar você pode buscar ajuda na embaixada no país desejado, pesquisar em sites online, como sites de cartórios online 24h nos quais você pode autenticar os seus documentos a qualquer hora do dia e diversos outros serviços que te ajudarão a organizar essa sua nova jornada. 

Vale lembrar que além desse planejamento financeiro, dos documentos e também dos trâmites legais, é preciso pesquisar sobre os documentos relacionados à saúde para entrar no país desejado. 

Ao encontrar o país ideal para o seu perfil, verifique quais são as normas relacionadas à vacinação para os imigrantes que vão para lá e quais documentos comprobatórios você precisará levar. Além disso, pesquise também sobre o sistema de saúde do país e opte por fazer um bom seguro de saúde como precaução. 

Gostou do nosso texto? Para mais conteúdos como esse e de outro tipo continue acompanhando as nossas publicações. 

Hellen

Sou focada em resultados e sempre busco a performance em minhas ações, carrego a praticidade no meu DNA e acredito que o menos é mais cabe em todas as situações. Atuo no mercado digital há mais de 10 anos, sendo que muitos deles trabalhando como freelancer. Sou formada em Publicidade e Propaganda pela Uninove, Pós-Graduada em Comunicação e Marketing pela USP. Especialista em Links Patrocinados pelo Google e Marketing Performance pela Universidade do Vale do Silício, Udacity.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo