Top 13 Livros para Empreendedores

Livros para Empreendedores
Dicas de Livros para Empreendedores

Confira uma pequena seleção de livros para empreendedores para inspirar a sua vida. Quem empreende sabe, que a vida de quem é empresário não é fácil. E por vezes acompanhar histórias de sucesso, ou até mesmo, receber dicas de alguém que já percorreu essa louca caminhada pode ser um verdadeiro adianto.

Todo mundo sabe que não existe nenhum atalho para se tornar um empreendedor de sucesso. Mas existem várias coisas que podem te dar uma ideia que pode ajuda a sua.

Pode ser uma frase, um papo em um bar, filmes e claro os livros podem definitivamente te dar o gás necessário para continuar seguindo em frente.

Veja baixo alguns dos melhores livros para empreendedores que eu já li que me ajudaram a levantar o meu astral nos dias mais difíceis. E que me permitiram não desistir deste trajeto continuar empreendendo.

Top 13 Melhores Livros para Empreendedores

books 1655783 640
Dicas de livros para Empreendedores

Eu sei que é difícil ter um tempo e parar para ler, principalmente se você escolheu o caminho do empreendedorismo. Mas, você sabia que eles podem te ajudar a sair de grandes enrascadas? Confira abaixo essa lista de 13 livros para você se inspirar.

Trabalhe 4 Horas por Semana
Dicas de Livro para Empreendedores Trabalho apenas 4 horas por semana

1. Trabalhe 4 horas por semana” por Tim Ferriss

Você já pensou em ganhar a vida Trabalhando apenas 4 horas por semana? Se sim, este é um livro para empreendedores para você comprar e devorar. Pois segundo Tim Ferriss isso já pode ser possível.

O autor preparou um guia dedicado para quem quer ter a liberdade profissional de trabalhar menos sem perder o seu salário no final do mês.

De forma geral, Ferriss fez a transição por conta própria. Ou seja, ele saiu de um salário anual de $40.000, trabalhando 80 horas por semana para o mesmo salário trabalhando apenas 4 horas semanais. 

Parece uma coisa impossível, não? Mas, na verdade, todo o livro é centrado em terceirizar tarefas. Em outras palavras, você irá se concentrar em coisas que você faz melhor. E irá contratar outras pessoas para te ajudar em trabalhos não menos importantes. Mas que podem ser realizados por outras pessoas.

Ou seja, a grande lição deste livro é aprender a delegar, que pode parecer uma simples tarefa, mas que com certeza é um dos principais problemas de um empreender atualmente aqui no brasil.

Não é sensacional? Ferriss oferece neste livro uma perfeita inspiração para empreendedores com exemplos práticos a ser aplicados. Aproveite que o livro está na promoção lá na Amazon e se joga. Eu já comprei o meu e estou ansiosa para começar a minha leitura.

2. A Marca da Vitória por Phil Knight

Este é uma das dicas de livros para empreendedores que você precisa ter na sua cabeceira. Phil Knight, o fundador da Nike, conta em “A Marca da Vitória” a sua trajetória brilhante.

Ele que aos 24 anos, decidiu não trabalhar em um ambiente convencional. E resolveu criar algo próprio, dinâmico e diferente. Foi então que em 1963 com 50 dólares emprestados pelo pai que a Nike começou a tomar forma.

Inicialmente ele começou importando tênis do Japão e os pares eram de alta qualidade e baixo custo. E para a sua surpresa venderam todos muito rápido.

O autor conta como foi a batalha para entrar no mercado e principalmente como seguir e vencer dentro deste universo tão competitivo que é o varejo.

Essa é uma das biografias mais sinceras e envolventes para você como empreendedor. E com certeza quem ler vai se inspirar. Portanto, não perca tempo e comece agora esta leitura.

3. O que eu falo quando falo sobre correr, de Haruki Murakami

O que eu falo quando falo sobre correr, de Haruki Murakami
Dicas de Livro para Empreendedores: O que eu falo quando eu falo sobre correr.

“O que eu falo quando falo sobre correr”,  de Murakami ensina como transformar sua paixão em uma rotina de sucesso. Em suma, o autor conta que a base de tudo está na disciplina, saúde e bem estar pessoal. E principalmente na importância do esporte na vida de Haruki Murakami para que ele conseguisse se focar no seu objetivo.

Em resumo Murakami tinha um bar de jazz em Tóquio, mas decidiu largar tudo para realizar o seu grande sonho de ser escritor. Tudo começou com a sua preocupação de manter a forma, e escolheu a corrida como estratégia. Depois de um ano ele já havia percorrido um longo percurso e optou por ser um corretor de longas distancias.

E graças ao esporte e sua persistência hoje ele é um autor traduzido para mais de 38 idiomas, um maratonista, além de um triatleta em treinamento.

Murakami dedica todo o seu sucesso e resistência as conquistas que ele ganhou com o esporte, pois ao praticá-lo ele prendeu a ter foco, determinação e coragem para não desistir e completar as provas para alcançar os seus resultados.

Esse é um livro para empreendedores possuem dificuldades em acreditar em si mesmo, mostra um lição de coragem e persistência com muita leveza e humor.

4. “Pai Rico, Pai Pobre”, de Robert Kiyosaki

“Pai Rico, Pai Pobre” é um título muito conhecido, mas que vale a pena ser lembrado. Porque ele explica justamente que não é o quanto você ganha que te tornará rico. Mas sim o quanto que você é capaz de investir do dinheiro que ganha que pode te fazer aposentar mais cedo. 

Kiyosaki ensina como trabalhar com mais inteligência para conseguir conquistar todos os seus objetivos em um menor tempo. De fato é um dos melhores livros para empreendedores e que merece ocupar a sua estante.

5. “Como fazer amigos e influenciar pessoas” por Dale Carnegie

Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas
Dicas de Livro para Empreendedores: Como fazer Amigos e Influenciar Pessoas

Estamos na era dos influenciadores, e mesmo este livro sendo bem antigo continua super atual. E é um dos Livros Inspiradores que guardo no meu kindle com muito amor e carinho.

“Como fazer amigos e influenciar pessoas”  oferece muitas lições práticas para o sucesso como empreendedor, mas, em minha opinião, a maior lição é a ideia de ser proativo. 

Em resumo, o autor explica que ao invés de reagir aos atos de um chefe difícil, você pode mudar os resultados das circunstâncias sendo proativo. 

O objetivo é antecipar todos os problemas e investir em reações antes que elas surjam e, ao fazer isso, você acabará se destacando perante aos olhos da sua equipe.

Esse livro para empreendedor mostra situações simples que você pode inverter o seu comportamento e trazer as pessoas para o seu lado. Vale a pena a leitura.

6- A startup de $100 de  Chris Guillebeau

A startup de $100
Dicas de Livro para Empreendedores: A startup de $100

Esse é um livro para empreendedor que gera um tanto de opiniões se por um lado tem gente que amou, também tem muitas pessoas que odiaram. Na minha opinião o que atrapalha muito é o fato dele ser traduzido, mas mesmo assim acredito que é uma boa leitura para empreendedores que estão no começo da sua jornada, ou para aquelas pessoas que desejam sair do seu emprego tradicional para seguir uma carreira sola.

Chris Guillebeau conta a sua trajetória que possui muitas aventuras, mas principalmente como ele incluiu o seu propósito nela. Ele listou cerca de 1500 pessoas que com baixo investimento abriram o seu negócio e hoje já conseguem geram milhares de dólares.

O grande pulo do gato deste livro é dar a ideias de como você pode transformar suas paixões em lucros. São lições de quem já aprenderam e decidiram compartilhar para inspirar outras pessoas a se tornarem melhores empreendedores trabalhando através do seu propósito.

Pode ser uma boa dica de livro para você que não aguenta mais o seu trabalho atual e precisa de um empurrão para conquistar o seu espaço como empreendedor.

7- Empreendedorismo de Marcelo Nakagawa

Se você é daqueles que gosta de manuais e passo a passos esse livro é para você. Marcelo Nakagawa em parceira com o Senac criou este livro para empreendedor que é guia para quem ainda não estruturou o seu plano de negócios para ter a certeza de que a sua ideia é de fato uma boa oportunidade de negócio.

Marcelo Nakagawa mostra técnicas e formas para que o empreendedor de primeira viagem entre com mais segurança no mercado. Pois através do plano de negócios você consegue ter uma visão mais ampla do seu negócio o que torna mais fácil de desenvolver o seu trabalho com uma maior tranquilidade.

8- Rápido e devagar de Daniel Kahneman

Rápido e devagar
Dicas de Livros para Empreendedores: Rápido e Devagar

Este livro para empreendedor é um daqueles que você precisa ter, pois ele amplia o entendimento de como tomamos nossas decisões.

De forma científica,Daniel Kahneman coloca em Rápido e devagar que existem duas formas de pensar uma é a rápida, intuitiva e emocional; a outra, mais lenta, deliberativa e lógica.

Sendo que ambas as formas podem te levar a tomar decisões ruins. É um tapa na cara do empreendedor e um alerta que pode com certeza te livrar da tentação de cair nestas armadilhas no nosso cérebro.

Kahneman coloca que o ideal é que a gente entenda o que essas duas formas de pensar funcionam e que desta forma tenhamos mais controle sobre as situações e consequentemente uma tomada de decisão mais assertiva e com menor probabilidade de erros graves.

Enfim, o autor oferece uma série de insights práticos que te fazem refletir sobre o processo de tomada de decisões tanto nos negócios como na vida pessoal. E sugere técnicas para evitar que você caia nas peças que o nosso cérebro pode te colocar.

9- Avalie o que importa de John Doerr

Esse livro é para aquele empreendedor que já está no mercado e está com grande dificuldade de criar processos e deixar a sua empresa mais enxuta.

De forma geral, tenho que dizer que esse livro para empreender é para aqueles que de fato gostam de ler. Apesar de ser uma leitura simples e objetiva , John Doerr, fala sobre um tema pouco conhecido e que assim como eu, provavelmente você nem saberia que existia.

Em Avalie o que importa você vai descobrir sobre o método OKR também utilizado por grandes empresas como

Avalie o que importa de John Doerr
Dicas de Livros para Empreendedores: Avalie o que importa de John Doerr

a Intel e Google.

O livro conta a história de como o método OKR ajudaram essas grandes organizações a alcançarem um crescimento exponencial e justifica como pode ajudar qualquer organização a conquistar todos os resultados.

Para quem não sabe, John Doerr foi o cara que em 1999, investiu a soma de 12,5 milhões de dólares para Larry Page e Sergey Brin, sim os fundadores do Google, pessoal.

Doerr percebeu na dupla uma grande energia empreendedora, porém nenhum plano de negócios. Ele sabia que para que o seu investimento prosperasse eles precisariam aprender a tomar decisões difíceis, principalmente saber qual é a hora de desistir de um produto que talvez não lhes rendessem resultados.

Foi quando decidiu implementar o método OKRs que ajudaram os empreendedores a concentrar esforços, unificar e fortalecer a empresa.

O livro mostra a importância de um método para ajudar a manter o foco no que de verdade importa e na minha opinião é um guia essencial para as novas gerações de líderes.

10- Se Eu Soubesse Aos 20 – Tina Seelig 

Se eu Soubesse aos 20
Dicas de Livro para Empreendedores: Se eu soubesse aos 20

Tina Seelig fez uma escolha muito feliz ao escrever Se eu soubesse aos 20 com muito humor e verdade ela conta sobre as principais transições que enfrentamos particularmente quando estamos em fases de transições.

Ela comenta comenta no livro sobre os nossos medos como escolher a profissão ideal, qual comportamento adotar no seu primeiro emprego. Todas essas escolhas ao nos amedrontarmos corremos o risco de não sermos criativos e inovadores.

Seelig estimula neste livro a pensar fora caixa seja com empregos que podem te levar a sair da sua zona de conforto ou até a se tornar um empreendedor.

Através de histórias e experiencias que a autora adquiriu ela nos mostra alternativas de como nos livrar das velhas regras do mercado de trabalho. E nos impulsiona a levar uma vida com mais propósito, cuidado da saúde e principalmente transformando todos os problemas em potenciais oportunidades.

11- Sonho Grande de Cristiane Correa

Sonho Grande Cristiane Correa
Dicas de Livros para Empreendedores: Sonho Grande

Cristiane Correa é uma jornalista e palestrante muito conceituada no mercado que escreveu a brilhante história dos empresários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira.

Sonho grande é a história desses empresários que começou no banco Garantia, nos anos 70, e vai até os dias atuais.

Para quem não conhece esse trio eles foram os responsáveis pela compra de três marcas americanas nada conhecidas como a Budweiser, o Burger King e Heinz.

Vale a pena entender um pouco mais sobre como foi esse processo e como eles fizeram para conquistar o respeito não apenas no universo corporativo nacional, mas sim do mundo todo.

12- O Poder do Hábito: Por Que Fazemos o Que Fazemos na Vida e Nos Negócios, do autor Charles Duhigg

O poder do Hábito
Dicas de Livros para Empreendedores: O poder do Hábito

No best seller, O poder do Hábito, o auto Charles Duhigg conta a importância de saber como funciona os seus hábitos.

Ele explica que ao você transformar a sua vida apenas fazendo hábitos mais saudáveis você pode programar a sua mente para transformar toda a sua vida.

É um livro muito interessante principalmente para quem está com grande dificuldade de sair do lugar.

13- O lado difícil das situações difíceis deBen Horowitz

o lado dificil das situações Difíceis
Dicas de Livro para Empreendedores: O lado Difícil das Situações Difíceis

Ben Horowitz que é um dos investidores mais bem sucedidos quando o assunto é startups inovadoras, e conta em O lado difícil das situações difíceis toda a sua história percorrida com investimentos de empresas na área da startup voltadas para tecnologia.

O livro tem como objetivo dar conselhos práticos e ajudar empreendedores a sair das tão temidas situações difíceis. Horowitz fala abertamente de temas espinhosos como demitir um amigo, trabalhar em sociedade, vender uma empresa e muito mais.

É uma das melhores dica de livro para empreendedores que você vai ter dentro desta lista.

Conclusão

Os livros servem de guia para dar ideias e ampliar a sua visão sobre determinado assunto. Você tem que acreditar que uma vida com liberdade profissional e realização pessoal é possível.

Por essa razão, eu acredito que ao ler esses livros você pode se inspirar e construir um mundo bem melhor diretamente do aconchego do seu lar.

Nós esperamos que esta seleção de dicas de livros para empreendedores seja muito inspiradora para você que está dando os primeiros passos como empreendedor ou até mesmo como freelancer . Que ela seja útil e que principalmente que te dê aquele impulso para que você tenha uma vida mais equilibrada e saudável.

Os livros tem esse poder de te levar para outros lugares e te fazer sonhar. Gostou das dicas de livros para empreendedores? Caso você também conheça alguns livros que já te ajudaram na sua carreira, sinta-se a vontade de compartilhar conosco. 🙂

Hellen Bispo

Sou focada em resultados e sempre busco a performance em minhas ações, carrego a praticidade no meu DNA e acredito que o menos é mais cabe em todas as situações. Atuo no mercado digital há mais de 10 anos, sou formada em Publicidade e Propaganda pela Uninove, Pós-Graduada em Comunicação e Marketing pela USP e Aluno Especial de Mestrado em Comunicação Cognitiva. Especialista em Links Patrocinados pelo Google e Marketing Performance pela Universidade do Vale do Silício, Udacity.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.