Top 06 Instrumentos musicais Infantis que você deve conhecer e apresentar aos seus filhos
Os instrumentos musicais infantis são excelentes companheiros para o melhor aprendizado dos seus filhos. Pois eles têm como função principal reproduzir sons sequenciais e organizados através de notas musicais com o objetivo de gerar uma música.
A música é uma linguagem universal que uma vez executada pode traduzir as emoções do seu criador, transformá-las em universal e inteligente por todos que a escuta. Ela é responsável também, por ajudar a manter e preservar a cultura e tradição de um pouco, além de ser uma forma divertida e dinâmica de auxiliar no desenvolvimento cognitivo, motor e emocional das crianças para uma formação mais completa e saudável.
O que a Bncc fala sobre a música na educação infantil?
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece a música como um campo de conhecimento, assim como a matemática, a ciência e a língua portuguesa, por exemplo. Isso significa que as crianças devem ter acesso a conceitos e técnicas musicais específicas, como ritmo, melodia e harmonia, além de conhecer diferentes gêneros e estilos musicais.
Este documento afirma que a música é uma forma de expressão artística que permite às crianças se expressarem e se comunicarem por meio de sons e gestos. Isto tudo, pode auxiliar no desenvolvimento da criatividade, além de ser uma forma de compreender e apreciar outras culturas.
A BNCC ainda afirma que a música pode ajudar na construção da escuta ativa, a percepção sonora, a produção vocal e instrumental e a apreciação musical e fortalecer laços sociais.
Quais as vantagens de trabalhar instrumentos musicais infantis na educação?
A música além de ser uma forma divertida de aprendizado pode gerar alguns benefícios na hora do aprendizado das crianças. Vamos conferir alguns pontos positivos para acelerar a educação dos seus filhos:
Estimular a criatividade e a imaginação: tocar instrumentos musicais pode ser uma forma divertida e criativa para as crianças expressarem suas emoções, sentimentos e ideias.
Desenvolver habilidades motoras: a prática de tocar instrumentos musicais pode ajudar as crianças a desenvolver habilidades motoras finas, como a coordenação, além de contribuir para a postura corporal e consciência corporal.
Ajudar na alfabetização e matemática: a música pode ajudar a criança a aprender noções matemáticas, como ritmo e contagem, e na alfabetização, por meio da associação de sons e símbolos.
Promover o trabalho em equipe e colaboração: assim como nos esportes, tocar em grupo pode incentivar a cooperação e o trabalho em equipe, além de estimular a escuta atenta e o respeito pelos outros.
Estimular o desenvolvimento da linguagem e da comunicação: a música pode ajudar a desenvolver a capacidade de ouvir e entender diferentes sons, contribuindo para o desenvolvimento da linguagem e da comunicação.
Top 06 Instrumentos musicais Infantis que você deve conhecer e apresentar aos seus filhos
Hoje em dia existem diversos tipos de instrumentos musicais infantis, mas aqui neste texto selecionamos algumas opções que você pode conhecer e dar como sugestões para ser inserido na escola dos seus filhos. Confira abaixo algumas dicas:
Xilofone
Um instrumento de percussão que consiste em uma série de barras metálicas afinadas que são tocadas com martelos.
Flauta doce
Um instrumento de sopro de madeira que é fácil de aprender a tocar e popular em programas de educação musical em escolas.
Bateria infantil
Uma bateria em miniatura projetada para crianças, com tambores e pratos menores para melhor acomodação de tamanho e alcance.
Ukulele
um pequeno instrumento de cordas havaiano que é relativamente fácil de tocar e pode ser uma ótima introdução à música.
Teclado infantil
Um teclado em miniatura com teclas menores e menos complexo que um teclado profissional, geralmente acompanhado de efeitos sonoros, percussão e outros recursos lúdicos.
Violão infantil
Um violão em miniatura que é mais fácil de segurar e tocar para crianças, com cordas mais macias e menos tensão.
Agora que você já sabe alguns dos instrumentos musicais infantis, que tal falar com o professor do seu filho e verificar a possibilidade de implementar o aprendizado através da música na escola do pequeno?