Tecnologia

Qual a diferença entre Echo Dot e Alexa?

Você sabe qual a diferença entre Echo Dot e Alexa? Neste texto vamos te mostrar os detalhes de cada um desses termos para você não se confundir mais. 

Até porque, precisamos ser sinceros, a chegada de novas tecnologias que facilitam nossa rotina é sempre positiva, mas tanta informação acaba confundindo nossa mente, principalmente, entre os produtos e aparelhos que usamos no dia a dia. 

Nesse sentido, diante de todo esse crescimento, uma confusão muito comum é na diferença entre Echo Dot e Alexa

Sendo assim, muitas pessoas acreditam que seja tudo uma única coisa e isso não é verdade, possuindo algumas particularidades importantes de serem ditas. 

No entanto, saiba que a história da Alexa explica o porquê desta confusão. 

A Alexa é uma assistente virtual criada para responder comandos de voz e para ser utilizada foi instalada em uma Eco Dot. Depois de todo o seu sucesso ela começou a ser utilizada também em outros aparelhos, porém a confusão já estava presente. 

Por isso é tão comum ouvir pessoas procurando onde comprar Alexa, quando na verdade desejam comprar uma Echo Dot que vem com uma Alexa integrada. Esse tipo de erro acontece justamente porque as pessoas ainda não conhecem as diferenças entre esses dois aplicativos.

Além disso, uma dúvida comum é a respeito se vale a pena comprar mais uma Alexa, ou um Echo Dot completo já com a Alexa integrada. 

Isso porque, existe uma diferença entre preços e funções, sendo o Echo Dot mais completo, porém, em alguns casos, um pouco mais caro.

Ou seja, restando aquela dúvida se realmente vale a pena ir logo para o dispositivo, ou se apenas a Alexa já resolveria o problema. 

Por fim, escrevemos esse texto para ajudar você durante o processo de escolha entre esses aparelhos.

Para que serve uma Echo Dot?

Qual a diferença entre Echo Dot e Alexa?
Qual a diferença entre Echo Dot e Alexa?

O Echo Dot é um aparelho usado como caixa de som com comando virtual. Nessa caixa está instalado o Alexa Amazon App, uma assistente virtual que ajuda a tornar sua rotina mais simples. 

Com estes aplicativos é possível agendar compromissos, programar despertadores e solicitar ligações.

Além disso, as funções não param por aí, com apenas um comando de voz a Alexa toca músicas, podcasts, streams pela caixa da Echo Dot. 

Durante sua rotina de preparo dos alimentos, banho e faxina da casa ainda pode solicitar as notícias do dia, previsão do tempo, notícias dos esportes e muito mais. Tudo isso sem precisar tocar na tela do celular e nem mesmo ligar o sistema. 

Por fim, como muitas pessoas dizem, a Echo Dot é uma versão mais completa, que pode atender mais usuários, devido algumas funções extras. 

Qual a diferença entre Echo e Alexa?

De maneira muito resumida, uma é uma caixa de som e a outra uma assistente virtual. 

Porém, ainda que pareçam tão diferentes, uma precisa da outra para oferecer suas funcionalidades. 

Assim, a Alexa sem Echo Dot se torna apenas uma assistente como as outras já encontradas em programas de computador e celular. E a Echo Dot precisa do Alexa Amazon login para ser mais que apenas uma caixa de som digital.

Juntas é que as duas formam o produto perfeito independente de suas diferenças. O que é importante é a conexão perfeita entre produto e sistema que funcionam de maneira muito sincronizada. 

Qual a diferença entre o Echo DOT 3 e 4?

Primeiramente, você vai notar uma diferença no design dos produtos. Por exemplo, a parte plástica encontrada no Echo Dot 4 que dificulta a propagação do som. 

Apesar disso, tem um sistema de reprodução dos sons mais eficiente, o que melhora a qualidade e a propagação de músicas e vídeos.

No modelo mais antigo essa peça não é encontrada, assim a qualidade do som é muito superior, inclusive, permitindo maior clareza quanto às músicas tocadas e respostas da Alexa. 

A parte dos microfones de ambos os modelos é igual, são 4 microfones com alta capacidade para entender comandos. A Echo Dot 3 é um pouco maior que a Echo Dot 4, essa diferença é de apenas 0,2 polegadas, algo quase insignificante. 

Outra grande diferença está no preço cobrado por cada um dos modelos. Por ser um aparelho mais moderno, a Echo Dot 4 é comercializada por R$549,00, enquanto a versão anterior da Alexa Amazon tem preço de R$217,00. 

Qual a melhor opção: Echo Dot 3 ou Echo Dot 4?

No momento de escolher a melhor opção, saiba que esse processo não será fácil. Isso porque, ambos possuem excelente custo benefício e vantagens próprias. 

Assim, a melhor maneira de definir qual produto comprar é pensando no valor que deseja investir na compra do seu aparelho de assistente virtual.

Mas, se você tem desejo de aproveitar os benefícios, e não quer gastar muito, uma excelente opção é a Echo Dot 3. No entanto, se para você o que importa é ter mais funcionalidades, ainda que isso tenha um custo mais alto, então a nova versão será a opção certa.

E você, sabia qual a diferença entre Echo Dot e Alexa? Qual você acha que mais vale a pena na atualidade?

Hellen

Sou focada em resultados e sempre busco a performance em minhas ações, carrego a praticidade no meu DNA e acredito que o menos é mais cabe em todas as situações. Atuo no mercado digital há mais de 10 anos, sendo que muitos deles trabalhando como freelancer. Sou formada em Publicidade e Propaganda pela Uninove, Pós-Graduada em Comunicação e Marketing pela USP. Especialista em Links Patrocinados pelo Google e Marketing Performance pela Universidade do Vale do Silício, Udacity.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo