Veja como preencher um recibo corretamente – Tutorial detalhado

Aprenda como preencher um recibo da maneira correta. Confira quem deve assinar o recibo de pagamento e quem é o emissor do recibo.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como preencher um recibo corretamente. Afinal de contas, um recibo é um documento que precisa de bastante atenção, para que dores de cabeça sejam evitadas.

Neste contexto, se você apresenta alguma dificuldade na hora de preencher um recibo da maneira correta, não deixe de conferir os tópicos presentes neste texto!

Aqui, vamos ensinar por meio de um tutorial detalhado a forma correta de como preencher um recibo, além de solucionarmos outras dúvidas comuns a respeito desse assunto. Confira! 

Como preencher um recibo corretamente?

Veja como preencher um recibo corretamente - Tutorial detalhado
Veja como preencher um recibo corretamente – Tutorial detalhado

Para você nunca mais errar na hora de preencher os seus recibos, criamos o tutorial a seguir, que mostra a forma correta de como preencher um recibo, para evitar dores de cabeça. Acompanhe o passo a passo!

1° Passo: 

Na primeira linha do seu recibo, em letras grandes e centrais, você deve escrever o título do recibo. Geralmente, o título de um recibo se refere ao tipo de transação que está acontecendo.

Por exemplo:

  • Recibo de pagamento de serviços prestados;
  • Recibo de pagamento de aluguel;
  • Recibo de pagamento de venda, etc.

2° Passo:

Faça um apanhado de informações completas, descrevendo o recibo e o porquê dele existir. Nessa parte, você deve criar um texto como se contasse uma história.

Por exemplo: 

Eu (seu nome completo ou do recebedor), recebi de (nome completo do pagador), a quantia de R$ (valor numérico) e logo após, o valor por extenso. A quantia foi paga devido ao (descrever o motivo do pagamento). Sem mais para o momento, firmo o presente.

Procure ser muito específico na hora de descrever o motivo do pagamento, como: aluguel do imovel tal, ou a venda do telefone x.

3° Passo:

No final da página do recibo, você deve colocar o nome da cidade onde a transação ocorreu, a data em que o recibo foi assinado e sinalizar um campo para assinatura da pessoa que está recebendo a quantia paga.

4° Passo:

Após o recibo ser analisado e assinado, a pessoa que efetuou o pagamento da quantia descrita no documento deve ficar com a primeira via do recibo. Já quem recebeu a quantia, poderá ficar com a segunda via, ou com a cópia do documento.

Quem deve assinar o recibo de pagamento?

Quando se trata da maneira correta de como preencher um recibo, existem diferentes maneiras disponibilizadas na internet. Isso acaba gerando mais dúvidas do que sanando as dúvidas atuais.

Portanto, se você está em busca de uma resposta para como preencher um recibo de pagamento e quem deve assinar o documento, informamos que para que um recibo de pagamento seja válido, é necessário conter as duas assinaturas.

Geralmente, é a pessoa quem está recebendo a quantia que faz o recibo e assina o documento. Contudo, para não haver dúvidas sobre a validade do documento, você pode inserir um campo para a assinatura de quem irá receber a quantia e um campo para assinatura de quem está realizando o pagamento.

Quem é o emissor do recibo?

O recibo é emitido pela pessoa que irá receber a quantia proposta. Por exemplo, se você for um profissional autônomo e estiver prestando um serviço para a empresa x, você será o emissor do recibo.

O documento original fica com a empresa ou a pessoa que paga a quantia, e você fica com a segunda via ou a cópia do recibo. Veja a seguir quem pode emitir recibos:

  • Profissionais liberais;
  • Autônomos e microempreendedores individuais – MEI – (que não vendam para pessoa jurídica); 
  • Pessoas físicas – dependendo da legislação do município e do estado.

Caso você não queira criar o seu próprio recibo, existem opções de modelos disponíveis para baixar na internet, em que você só precisa preencher os dados corretamente.

Hellen

Sou focada em resultados e sempre busco a performance em minhas ações, carrego a praticidade no meu DNA e acredito que o menos é mais cabe em todas as situações. Atuo no mercado digital há mais de 10 anos, sendo que muitos deles trabalhando como freelancer. Sou formada em Publicidade e Propaganda pela Uninove, Pós-Graduada em Comunicação e Marketing pela USP. Especialista em Links Patrocinados pelo Google e Marketing Performance pela Universidade do Vale do Silício, Udacity.

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