Vale a pena Trabalhar de Uber? Saiba tudo?

Devido ao crescimento nos desempregos e também ao aumento da dificuldade de se encaixar no mercado de trabalho, muitas pessoas vem cogitando trabalhar de Uber.

Trabalhar de Uber se tornou uma opção devido ao crescimento no número de desempregos e também ao aumento da dificuldade de se encaixar no mercado de trabalho.

Até porque, essa se tornou uma das formas mais simples e funcionais de transformar o veículo de casa em um ativo gerador de renda para a família.

Para você ter uma ideia, de acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), cerca de 1,5 milhão de pessoas trabalham com transporte de passageiros e encomendas aqui no Brasil.

Artigos relacionados

E, esse número só tende a crescer cada vez mais.

No entanto, a dúvida para muitos é: Vale a pena trabalhar de Uber?

Saiba que existem diversos pontos que precisam ser levados em consideração, para realmente obter sucesso nessa profissão, não sendo tão simples como muitos imaginam.

Por fim, para te ajudar nessa decisão, veja a seguir tudo sobre se vale a pena trabalhar de Uber, conhecendo os pontos importantes antes de se engajar definitivamente na profissão.

Principais vantagens em trabalhar de Uber

Vale a pena Trabalhar de Uber? Saiba tudo?
Vale a pena Trabalhar de Uber? Saiba tudo?

1.      Liberdade de horário

Sendo motorista de aplicativo, seja da Uber ou não, você consegue ter uma liberdade total nos horários e dias em que vai trabalhar.

Dessa forma, você pode simplesmente optar por trabalhar somente de segunda a sexta, durante o período do dia ou noite. Ou, trabalhar todos os dias, ou até quem sabe 3 vezes por semana.

Saiba que a plataforma vai estar 24 horas por dia disponível para você utilizar, onde você mesmo monta seus horários.

2.      Liberdade geográfica

Está em outra cidade e deseja ganhar dinheiro? Saiba que trabalhar de Uber proporciona uma grande liberdade geográfica.

Dessa forma, a empresa não determina qual cidade você vai rodar, ou qualquer outra coisa, ficando a sua total decisão.

3.      Segurança no aplicativo

Trabalhar de Uber traz uma certa segurança, principalmente em relação ao aplicativo.

Isso porque, hoje o aplicativo permite que o motorista tenha acesso a informações como pontuação de passageiro, nomes, localização antecipada e dentre outras coisas.

Sem contar que você pode usar o bate papo para conversar com o passageiro antes de ir buscá-lo.

Além disso, hoje o aplicativo faz o acompanhamento ao vivo das suas corridas e inúmeras outras coisas, o que com certeza reduz o risco de eventuais problemas.

Principais desvantagens em trabalhar de Uber

1.      Não tem direitos trabalhistas

Trabalhar de Uber é totalmente diferente do regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) que proporciona férias, 13º salário, FGTS, etc.

Nesse sentido, saiba que trabalhar como motorista de aplicativo não vai lhe proporcionar os benefícios do regime CLT, onde você fica como se fosse um autônomo.

2.      Despesas são altas

Os custos de manter um carro não são baixos, onde você terá que arcar com gasolina, desgastes de pneus, manutenção, impostos e dentre outros.

Além disso, diferente dos motoristas de táxi, quem trabalha na Uber não recebe benefícios e isenções ao comprar um carro novo, pagando o valor convencional para pessoa física.

Portanto, trabalhar de Uber requer que todos os gastos sejam controlados para que se tenha lucro.

Muitos motoristas precisam rodar de 8 a 12 horas por dia para fazer uma renda que consiga suprir os gastos e gere lucro, o que traz outra desvantagem que é o estresse e cansaço.

3.      Baixa segurança em algumas cidades

Por mais que tenhamos citado que trabalhar de Uber é seguro, vale citar que isso só ocorre em algumas cidades.

Isso porque, principalmente nas capitais, o risco de trabalhar como motorista é maior, principalmente para os que optam por trabalho noturno.

A alta incidência de assaltos, sequestros e outros, torna a profissão um pouco perigosa.

Vale a pena trabalhar de Uber?

A longo prazo, trabalhar de Uber pode não ser a melhor opção devido às diversas desvantagens que a profissão oferece, como falta de segurança, custos elevados e etc.

Assim, para você que atualmente se encontra como desempregado, precisando de um dinheiro urgente, ou deseja fazer uma renda extra temporária, pode valer a pena se tornar um motorista.

Até porque, os retornos financeiros são rápidos, devido aos pagamentos semanais, e dependendo da quantidade de viagens, é possível criar um caixa considerável.

Além disso, sem contar que o processo de aprovação é rápido, onde em poucos dias você já pode começar a rodar e fazer dinheiro.

Portanto, vale analisar a sua atual situação para garantir a escolha correta.

Está pensando em trabalhar de Uber? Veja bem os pontos positivos e negativos e veja se vale a pena trabalhar nesse ramo!

Hellen

Sou focada em resultados e sempre busco a performance em minhas ações, carrego a praticidade no meu DNA e acredito que o menos é mais cabe em todas as situações. Atuo no mercado digital há mais de 10 anos, sendo que muitos deles trabalhando como freelancer. Sou formada em Publicidade e Propaganda pela Uninove, Pós-Graduada em Comunicação e Marketing pela USP. Especialista em Links Patrocinados pelo Google e Marketing Performance pela Universidade do Vale do Silício, Udacity.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo