Teste de velocidade: Aprenda a verificar a velocidade da sua internet

Veja como fazer o teste de velocidade de internet, para saber se você está pagando pela velocidade de conexão certa.

Está com dúvida se a operadora contratada está entregando a velocidade certa de internet na sua casa? Então venha descobrir como realizar um teste de velocidade, para saber se está pagando pelo serviço acordado. 

Para que serve o teste de velocidade da internet?

Teste de velocidade: Aprenda a verificar a velocidade da sua internet

O teste de velocidade de internet serve para medir a velocidade da sua conexão atual. Ao realizá-lo, o usuário consegue saber a velocidade da sua conexão e algumas informações de estatísticas referentes a sua rede.

Esse teste deve ser realizado caso haja dúvida se a rede está atingindo os números contratados junto ao provedor de serviço. A boa notícia é que realizar o teste de velocidade é bastante simples, rápido e prático.

Artigos relacionados

Como testar a velocidade da minha internet?

Durante a realização do teste de velocidade da sua internet, evite executar qualquer função que funcione usando a rede, como assistir videos no YouTube ou séries, para evitar interferências externas durante o teste.

Desconecte também qualquer outro dispositivo que esteja conectado a sua rede de internet, como computadores, tablets, smartphones, entre outros.

Como medir a velocidade da internet com o Speed Test?

O site Speed Test disponibiliza uma ferramenta para que os seus usuários possam medir a velocidade da sua conexão, de forma rápida e prática. Basta digitar “Speed Test” na sua barra de busca da web, e clicar no site.

Selecione o botão “Iniciar” e aguarde um instante, para que a ferramenta possa medir a velocidade da sua internet.

O que é velocidade de download?

A principal informação concedida pelo teste de velocidade de internet é a velocidade de download. Isso porque ela é um excelente parâmetro para saber se a sua conexão está baixando as suas coisas na velocidade contratada.

Por exemplo, se você contratou uma velocidade de download de 10 Mbps, e a velocidade medida estiver entre 8 Mbps e 10 Mbps, significa que a sua conexão está boa. 

O que é velocidade de upload?

O upload é a velocidade com que informações ou arquivos são manejados usando a internet. Por exemplo, o quão rápido você consegue anexar uma imagem ao e-mail? Na hora de postar uma foto nas redes sociais, é demorado ou rápido?

Observando a velocidade dos seus uploads, você consegue saber se a sua conexão de internet está fraca ou não.

Qual é o melhor teste de velocidade de internet?

O Speedtest da Ookla é o teste de velocidade mais conhecido da web. Ao digitar teste de velocidade no navegador de internet, ele é a primeira opção disponível.

Essa ferramenta é conhecida como teste de velocidade WiFi online e possui uma interface bastante dinâmica e atraente para o usuário. Além do teste de velocidade da internet, a plataforma também mostra:

  • O endereço IP atual ao lado da latência;
  • A velocidade de download;
  • A velocidade de upload.

Como saber a velocidade da internet em mega?

A seguir, veja como saber a velocidade da internet em mega:

  1. Acesse o site Brasil Banda Larga e clique na aba “Velocímetro”;
  2. Clique em “Iniciar teste” e aguarde enquanto a plataforma analisa as velocidades de download e upload da sua conexão;
  3. Assim que o teste for concluído, você verá um relatório com os valores coletados;
  4. Se quiser ver todos os testes já realizados, acesse a aba “Histórico de Resultados”. Você também pode baixar um relatório em formato CSV;
  5. Na aba “Média de Resultados”, é possível verificar a média dos valores coletados e compará-los com o melhor resultado.

Qual é o teste de velocidade mais confiável?

Devido a sua excelente funcionalidade, atualmente o site mais confiável para realizar o teste de internet é o Speedtest da Ookla. Para medir a velocidade da sua internet na plataforma, não existe a necessidade de fazer um cadastro, e a sua interface é totalmente intuitiva.

Hellen

Sou focada em resultados e sempre busco a performance em minhas ações, carrego a praticidade no meu DNA e acredito que o menos é mais cabe em todas as situações. Atuo no mercado digital há mais de 10 anos, sendo que muitos deles trabalhando como freelancer. Sou formada em Publicidade e Propaganda pela Uninove, Pós-Graduada em Comunicação e Marketing pela USP. Especialista em Links Patrocinados pelo Google e Marketing Performance pela Universidade do Vale do Silício, Udacity.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo