Tecido acrobático: Conheça este estilo de ginástica

Veja o que é o tecido acrobático e quais são os benefícios dessa ginástica artística para o corpo e mente.

Proveniente do circo, a ginástica aérea no tecido acrobático é uma arte que exige bastante habilidade e força. Atualmente, ela vem ganhando bastante destaque no meio esportivo, principalmente entre as crianças.

Para ficar por dentro dessa incrível novidade, que já se encontra disponível em algumas academias, confira as informações presentes neste texto. Aqui, explicamos melhor o que é o tecido acrobático e quais são os seus benefícios.

O que é o tecido acrobático?

Tecido acrobático: Conheça este estilo de ginástica
Tecido acrobático: Conheça este estilo de ginástica

O Tecido Acrobático é uma modalidade de ginástica aérea oriunda do circo. Essa é uma atividade que inicialmente era vista somente como uma apresentação glamourosa, devido as belas apresentações circenses.

Artigos relacionados

Mas, agora, vem ganhando bastante força no meio esportivo, devido a sua falta de restrição quanto à faixa etária, sexo ou biotipo, desde que seja praticada com acompanhamento profissional e muita responsabilidade.

Apesar de parecer simples, não tente comprar um tecido e pendurar na sua casa para aprender a técnica de forma autônoma. Pois, o preço de querer aprender o tecido acrobático sem um instrutor qualificado pode sair bem caro!

Qual é o tecido do tecido acrobático?

No Brasil, o tecido usado para tecido acrobático costuma ser o liganete. Contudo, mesmo se comportamento muito bem para esse fim, o liganete não foi desenvolvido especificamente para a prática de acrobacias aéreas.

Sendo assim, é necessário investir em um colchonete de boa qualidade, para caso ocorra alguma queda, a pessoa não caia diretamente no chão. 

Isso porque, quando caimos de certa altura, o nosso peso pode se multiplicar por até quatro vezes, aumentando os riscos de fraturas ou condições piores.

Como recomendado no tópico anterior, nunca compre um tecido qualquer, para aprender a ginástica no tecido acrobático sozinho em casa. Essa é uma atividade bastante perigosa, quando feita sem supervisão e fora de um local seguro.

Quais os benefícios do tecido acrobático?

São inúmeros os benefícios do tecido acrobático. Essa modalidade de ginástica, além de ser uma atividade muito bonita e artistista, também trabalha os músculos e sistemas do nosso organismo.

A seguir, confira quais são os benefícios do tecido acrobático:

  • Aumenta a força, flexibilidade e agilidade;
  • Trabalha a resistência e a respiração;
  • Superação do medo de altura e quedas;
  • Trabalha expressão artística;
  • Aumenta a determinação e a autoconfiança; 
  • Ajuda na memória, pois todos os movimentos são ensaiados;
  • Aumenta a confiança.

Como montar um tecido acrobático?

O tecido acrobático é fixado no teto da academia, casa ou estúdio. Além do teto, ele também pode ser instalado em alguma estrutura interna do ambiente, como em uma viga metálica.

Antes de instalar um tecido acrobático, o recomendado é contratar um profissional de segurança em altura, para que ele possa instalar o equipamento de ginástica da forma correta.

Uma análise na estrutura do ambiente também deve ser feita por um engenheiro, para saber se o local onde o tecido será fixado suporta a prática com segurança. Caso contrário, uma estrutura interna metálica pode ser instalada no interior do ambiente, para servir como suporte para o tecido.

Pessoas acima do peso podem praticar ginástica no tecido acrobático?

Apesar de não excluir nenhuma faixa etária, sexo ou biotipo, a ginastica no tecido acrobático requer bastante força nos braços, pois essa é uma modalidade aérea, onde a pessoa equilibra o peso do seu próprio corpo.

Por essa razão, caso você se encontre acima do peso, procure perder alguns quilinhos antes de iniciar no tecido acrobático. Assim, você não terá que fazer tanto esforço para subir no tecido e fazer os movimentos da prática.

Converse com um profissional, para que ele possa te instruir adequadamente sobre como iniciar no tecido acrobático. Dessa forma, você ficará por dentro dos desafios para compreender as suas limitações iniciais com a prática dessa atividade física.

Hellen

Sou focada em resultados e sempre busco a performance em minhas ações, carrego a praticidade no meu DNA e acredito que o menos é mais cabe em todas as situações. Atuo no mercado digital há mais de 10 anos, sendo que muitos deles trabalhando como freelancer. Sou formada em Publicidade e Propaganda pela Uninove, Pós-Graduada em Comunicação e Marketing pela USP. Especialista em Links Patrocinados pelo Google e Marketing Performance pela Universidade do Vale do Silício, Udacity.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo