Seja Digital: O que é, Como funciona e Como se Cadastrar no projeto

Conheça o projeto Seja Digital para entender como ele funciona e como se cadastrar para ter acesso aos seus benefícios.

Sua TV está com dificuldades para se conectar a antena? Saiba que o projeto Seja Digital oferece uma solução inovadora para esse problema! Além de te ajudar a ter acesso aos seus programas preferidos, ela também oferece ajuda na área da banda larga.

Então, venha conferir o que é e como funciona o Seja Digital, para conseguir se cadastrar na plataforma e ter acesso a todos esses benefícios.  

O que é o Seja Digital?

Seja Digital: O que é, Como funciona e Como se Cadastrar no projeto

O Seja Digital é um projeto criado pela Anatel que busca ajudar as pessoas a terem um melhor sinal de TV, implementando o sinal digital. Ele também ajuda a expandir a banda larga móvel pelo Brasil, para manter as pessoas conectadas com o mundo.

Artigos relacionados

Essa instituição não é governamental e também funciona sem visar fins lucrativos.  O seu único objetivo, segundo o site oficial, é: “cumprir a missão de implementar duas políticas públicas para os setores de radiodifusão e telecomunicações”.

De 2015 – ano da sua criação, a 2019, o Seja Digital conseguiu contemplar dois terços da população brasileira, permitindo assistir TV pelo sinal 100% digital, além de implementar a frequência do 4G em 700 MHz para todo o território nacional.

Como o Seja Digital funciona?

Como citado no tópico anterior, a Seja Digital tem o objetivo de acelerar a adoção do sinal digital de TV e expandir a banda larga móvel pelo Brasil. O projeto funciona da seguinte forma:

  • É realizado o remanejamento de canais para outros espaços no espectro da radiofrequência;
  • Fazem a mitigação de possíveis interferências do sinal 4G na TV Digital.

Todo o processo é realizado colocando o cidadão no epicentro do projeto, para contemplar todas as pessoas. O Seja Digital também funciona com economia de recursos, para conseguir alcançar um maior número de cidadãos.

Esse projeto é de grande impacto social, pois 98% das residências brasileiras possuem TV. Por essa razão, inicialmente o programa encontrou inúmeros desafios para criar um cronograma de crescimento acelerado.

Como fazer o cadastro do Seja Digital?

Se cadastrar no projeto Seja Digital para ter acesso aos benefícios é muito fácil, basta entrar em contato com os canais de comunicação do projeto, são eles:

  • Site oficial Seja Digital;
  • Telefone: 0800 000 1620;
  • WhatsApp: 55 0800 000 1620.

Após realizar o seu cadastro, a equipe do projeto irá analisar o seu perfil. Caso a sua inscrição seja aprovada, você receberá um kit para transformar a sua TV de sinal analógico em uma TV de sinal digital. 

O que vem no kit Seja Digital?

Além de realizar o remanejamento de canais para outros espaços no espectro da radiofrequência, também é necessário disponibilizar um kit para transformar o sinal analógico em digital.

O kit Seja Digital é composto por: 

  • Um aparelho de conversor digital;
  • Controle remoto;
  • Cabo coaxial – equipamento necessário para fazer a instalação da antena;
  • Uma antena digital.

Existem alguns requisitos para conseguir um kit digital,  como ter renda baixa e estar inscrito em programas sociais do Governo Federal. 

Morar em cidades que estavam no cronograma do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, também contava como um requisito necessário para ter acesso ao kit.  

Mas, desde fevereiro de 2019, algumas cidades não possuem mais kits disponíveis para entrega, por essa razão, confira quais cidades ainda possuem kits disponíveis, antes de realizar o seu cadastro.

Programa Siga Antenado

Se você mora em uma cidade que não possui mais kit Seja Dital disponível, você pode recorrer ao programa Siga Antenado. Esse é um projeto também acompanhado pela Anatel, que distribui kits de antena digital.

Lembrando que para ser beneficiado pelo Siga Antenado, é necessário estar no grupo de baixa renda e estar escrito em algum programa social do Governo Federal. 

Para se cadastrar nessa opção, acesse o site oficial do Siga Antenado, ou entre em contato com a equipe do programa através do telefone 0800 729 2404.

Hellen

Sou focada em resultados e sempre busco a performance em minhas ações, carrego a praticidade no meu DNA e acredito que o menos é mais cabe em todas as situações. Atuo no mercado digital há mais de 10 anos, sendo que muitos deles trabalhando como freelancer. Sou formada em Publicidade e Propaganda pela Uninove, Pós-Graduada em Comunicação e Marketing pela USP. Especialista em Links Patrocinados pelo Google e Marketing Performance pela Universidade do Vale do Silício, Udacity.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo