Qual o melhor horário para postar no Instagram?

Saber qual o melhor horário para postar no Instagram é muito importante entre criadores de conteúdo. Para que atinjam a maior parte possível de sua audiência e, potencialmente, tenham um bom engajamento.

Bom engajamento é sinônimo de mais oportunidades de trabalho e de mais sucesso dentro da rede social. 

No entanto, sabe-se que o alcance do Instagram obedece a alguns algoritmos e, portanto, é limitado, de modo que nas horas mais adequadas você consegue um alcance melhor!

Se você quer ver sua conta crescer e ter mais interações, então é importante adotar algumas práticas que te ajudarão a alavancar suas postagens.

Compilamos abaixo algumas informações importantes para identificar os picos de acesso, além dos melhores horários segmentados por nicho. Confira!

Enfim, qual o melhor horário para postar no instagram?

Qual o melhor horário para postar no Instagram?
Qual o melhor horário para postar no Instagram?

Todo criador de conteúdo que tem um perfil de negócios, ou seja, um perfil que não é apenas pessoal, tem acesso a alguns indicadores e métricas que o próprio Instagram oferece.

Uma das métricas importantes é o melhor horário para postagens, esse horário é definido com base no comportamento e no horário de acesso de seus seguidores.

Identificar isso é muito fácil, basta seguir o passo a passo abaixo:

– Vá até seu perfil no Instagram e então toque nas três barras no canto superior direito, que abrirá as opções de configuração;

– Em seguida, toque em “Informações”;

– Vá em “Público” > “Seguidores”;

– Lá você terá acesso a um insight com os dias da semana e horários em que seu público está online e, portanto, mais propenso a conferir – e interagir! – seu conteúdo!

A partir desses dados você pode, por exemplo, criar um calendário editorial, agendar posts em ferramentas de automação etc. 

Fatores que determinam qual o melhor horário para postar no Instagram

1. Pontualidade

A pontualidade refere-se a quando a maioria dos seus seguidores está online ou quando a maior parte do seu público-alvo está online. 

O ideal é postar um pouco antes do horário de pico da atividade para que seus seguidores obtenham o máximo de tração em sua postagem. 

Como mencionado, os Insights do Instagram podem ajudá-lo a determinar quando a maioria do seu público está mais ativo. Desse modo, para a maioria de suas postagens, você pode começar utilizando essas informações. 

2. Relevância de suas postagens

No entanto, isso não significa apenas se o conteúdo que você está postando é relevante para o seu público ou não. 

O segundo fator que você não deve deixar de considerar é a relevância de suas postagens.

Refere-se a se o tipo de conteúdo que você está postando é relevante para seu público na hora do dia em que você está postando. 

Por exemplo, se você é um criador de conteúdo sobre lifestyle ou alimentação e deseja falar sobre uma receita de café da manhã saudável, não faria muito sentido postar isso à noite, certo? 

Você deveria publicá-lo logo pela manhã para que seja realmente relevante para seus seguidores.

3. Faixa etária e estilo de vida de seus seguidores

Os insights do Instagram informam a faixa etária geral em que seus seguidores se enquadram, mas os dados não são super específicos e você não tem informações sobre seus padrões de comportamento na rede. 

Por que esses fatores são importantes? Porque ambos determinam o comportamento de mídia social das pessoas.

Por exemplo, uma mãe de 30 e poucos anos usará o Instagram de maneira muito diferente de um estudante universitário de 18 anos. 

Portanto, se a maior parte do seu público estiver na categoria 25-35, você precisará fazer algumas previsões sobre o comportamento deles e testar seu tempo de postagem de acordo. 

Além disso, nessa faixa etária, você pode supor que a maioria das pessoas está em horário de trabalho. Isso significa que eles provavelmente verificarão o Instagram pela manhã ou à noite, e durante o trajeto de ida e volta para o escritório. 

Você pode então testar a hipótese postando em torno desses horários e verificando o engajamento.

4. Dias da Semana

Novamente, se você verificar seus insights, verá que o Instagram também fornece um gráfico para a atividade de seus seguidores durante diferentes dias da semana.

Há dias em que a maior parte do seu público está online e ativo e há dias em que não está. Desse modo, isso em correlação com o tipo de conteúdo que você está postando ajudará a determinar qual o melhor horário para postar no Instagram

Por exemplo, se você tem um post motivacional que deseja postar, o que acontece se você publicar em um domingo, quando a maioria do seu público está relaxando, passando tempo com a família? Realmente não ressoa! 

Então, em vez disso, você deveria criar um post para segunda-feira e também de manhã, para que as pessoas possam lê-lo e se motivar antes do trabalho.

5. O objetivo do seu post

Você está postando para engajar seu público atual ou está postando para alcançar um público mais amplo e obter mais seguidores? 

O objetivo determinará o melhor horário para postar no Instagram. Por exemplo, se você está postando para alcançar pessoas novas, você quer postar nos horários em que seu público-alvo é mais ativo ou quando geralmente os usuários do Instagram são mais ativos. 

Por outro lado, postar para seu público existente significará postar nos horários em que eles estão mais ativos.

Conclusão

Passar por todos esses fatores mostra que o melhor momento para postar no Instagram muda não apenas para cada conta, mas também para cada postagem, dependendo de sua relevância, comportamento de seus seguidores e objetivo da postagem. 

É por isso que, para chegar a um consenso geral sobre qual é o melhor momento para você, você deve escolher um horário e experimentar postar nele por um longo período, algo em torno de 30 a 45 dias, e depois voltar aos seus insights para verificar seu engajamento e crescimento. 

O crescimento positivo indica que o horário escolhido funciona. Mas observe também que, à medida que seu público cresce, seu melhor momento para postar no Instagram também deve mudar. 

Portanto, como parte de sua estratégia de postagem, crie o hábito de revisar seus insights a cada 2-3 semanas e ajustar seu tempo de acordo com seu crescimento. 

Hellen

Sou focada em resultados e sempre busco a performance em minhas ações, carrego a praticidade no meu DNA e acredito que o menos é mais cabe em todas as situações. Atuo no mercado digital há mais de 10 anos, sendo que muitos deles trabalhando como freelancer. Sou formada em Publicidade e Propaganda pela Uninove, Pós-Graduada em Comunicação e Marketing pela USP. Especialista em Links Patrocinados pelo Google e Marketing Performance pela Universidade do Vale do Silício, Udacity.

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