O que significa tbt? – Aprenda o significado e como usar esse termo nas redes sociais

Se você ainda não sabe o que significa tbt, venha conferir o significado dessa famosa sigla e como utilizá-la nas suas postagens.

Há algum tempo, no Instagram principalmente, tornou-se comum encontrar postagens com a sigla tbt. Mas, o que significa tbt? 

Apesar do grande sucesso nas redes sociais, muitos usuários ainda não sabem o que significa ou como usar esse termo. Afinal de contas, as redes sociais apresentam novos termos constantemente, fazendo com que alguns usuários se percam nas siglas do momento.

Então, se você ainda não sabe o que significa tbt, venha conferir as informações presentes neste texto. Aqui, você não só aprenderá o significado desse famoso termo, como também aprenderá a empregá-lo no seu perfil.

Artigos relacionados

O que significa tbt?

O que significa tbt? - Aprenda o significado e como usar esse termo nas redes sociais
O que significa tbt? – Aprenda o significado e como usar esse termo nas redes sociais

O tbt é uma sigla usada para representar o termo “Throwback Thursday”, que em inglês significa retrocesso, regresso ou retorno e quinta-feira. Essa sigla ficou muito famosa nas redes sociais, principalmente no Instagram.

Isso porque, muitos usuários usam a hashtag tbt para postar fotos de eventos passados. Carinhosamente conhecido como “retorno à quinta-feira”, o tbt é postado às quintas e permite ao usuário relembrar um marco na sua vida.

Inicialmente, como o próprio nome diz, o tbt (retorno à quinta-feira), foi criado para relembrar momentos vividos nas quintas-feiras passadas. Contudo, a internet se apropriou do termo para postar momentos vividos em qualquer dia da semana.

A única regra ainda respeitada é postar os tbt somente nas quintas. Entretanto, já encontramos a #tbt em outros dias da semana.  

As lembranças postadas geralmente são momentos felizes e divertidos, mas algumas pessoas também usam a hashtag para relembrar um marco do passado não tão feliz.

O que é uma hashtag?

Algumas pessoas desconhecem o que significa tbt, e o símbolo da hashtag (#), que acompanha a sigla, também costuma causar estranhamento. Isso porque, o tbt é usado como uma hashtag dentro da plataforma.

Nas redes sociais, a hashtag é utilizada para marcar uma palavra. Por esse motivo, a sigla tbt vem acompanhada do símbolo da hashtag (#), popularmente conhecido como jogo da velha. 

As palavras marcadas com (#) funcionam como uma espécie de catálogo dentro da plataforma. Por exemplo, se você colocar o #tbt na legenda da sua foto, clicando sobre essa hashtag é possível ver todas as postagens marcadas com a mesma (#).

Nesse sentido, se você quiser ver postagens sobre um assunto específico, basta ir até a barra de pesquisa do Instagram é digitar a hashtag juntamente com a palavra-chave, como #política.

Qual é a origem do tbt?

Segundo relatos encontrados na web, a sigla tbt surgiu no ano de 2003, mas somente no ano de 2006 que começou a ganhar notoriedade na internet. Ela era utilizada em uma série de cartoons, em um blog nos Estados Unidos.

Nesses cartoons, toda quinta-feira era postado um tênis antigo, com o termo Throwback Thursday. Após um certo tempo no esquecimento, a sigla tbt ressurgiu com força nas redes sociais no ano de 2012.

O tbt se tornou um grande fenômeno quando a família Kardashian começou a utilizar a hashtag com uma certa frequência, em suas fotos nas redes sociais. Desde então, o tbt foi adotado por muitos usuários, tornando- se referência.

Como usar o tbt nas minhas redes sociais?

Agora que você já sabe o que significa tbt, chegou a hora de aprender a utilizar esse termo nas suas postagens.

Nesse sentido, postar muitas fotos ou stories a respeito de um dia divertido não é muito bem visto nas redes sociais. Mas, usando o #tbt, você pode postar as suas fotos preferidas todas as quintas-feiras.

Dessa maneira, você não sobrecarrega a sua conta com uma enxurrada de fotos do mesmo dia, e consegue ter as suas fotos preferidas no seu feed. Além do Instagram, você pode usar o tbt no Twitter e Facebook.

A princípio, o tbt era postado somente nas quintas, mas atualmente, essa ação vem deixando de ser uma regra. É bastante comum encontrar a hashtag sendo usada em outros dias da semana, e tá tudo bem!

Afinal de contas, as redes sociais foram criadas para proporcionar um momento de distração, em que as pessoas podem postar os seus pensamentos e rotinas livremente.

Hellen

Sou focada em resultados e sempre busco a performance em minhas ações, carrego a praticidade no meu DNA e acredito que o menos é mais cabe em todas as situações. Atuo no mercado digital há mais de 10 anos, sendo que muitos deles trabalhando como freelancer. Sou formada em Publicidade e Propaganda pela Uninove, Pós-Graduada em Comunicação e Marketing pela USP. Especialista em Links Patrocinados pelo Google e Marketing Performance pela Universidade do Vale do Silício, Udacity.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo