O que é Dropar? Entenda o que a expressão quer dizer e como usá-la

Você sabe o que é Dropar? Vem conosco entender qual é o significado desta palavra, assim como entender o que esta expressão quer dizer aqui no Brasil

Dropar é uma palavra que veio do inglês (drop) e logo encontrou terreno fértil no Brasil, tornando-se um verbo.

A verdade é que a palavra se popularizou tanto, que logo ganhou diversos contextos.

Artigos relacionados

Um dos campos em que ela é muito utilizada é o esportivo, especialmente quando se trata de skate, surfe, entre outros.

Mas também há outros contextos em que o dropar pode ser empregado. Saiba mais a respeito!

Afinal de contas, o que é Dropar?

O que é Dropar? Entenda o que a expressão quer dizer e como usá-la
O que é Dropar? Entenda o que a expressão quer dizer e como usá-la

Para entender o que a palavra significa, antes de mais nada é preciso avaliar o seu contexto.

A tradução literal indica que “to drop” significa “derrubar”. Mas na gíria brasileira, a palavra “dropar”, que representa a palavra drop + o sufixo “ar”, pode indicar largar, soltar, descartar e afins.

Sua variedade semântica faz com que ela possa ser usada em diferentes contextos.

Confira alguns usos bem pontuais do termo dropar:

O que é Dropar um anime?

Alguns fãs de Animes (animações orientais) usam a expressão “dropar” quando deixam de assistir uma sequência, ou seja, quando desistem de continuar – seja porque não gostaram ou simplesmente não têm interesse em continuar.

Ao dropar do anime, essas pessoas simplesmente deixam de assistir e eventualmente partem para outras opções.

Vale ressaltar que o termo dropar também é válido para outros tipos de obras, como dorama – que são séries coreanas.

O que é Dropar nos esportes?

As duas modalidades esportivas onde a expressão “dropar” é mais comumente utilizada são no surfe e no skateboard.

Nas ondas, ao dropar, o surfista está “descendo uma onda enquanto ela se desfaz no mar”.

Esta é uma expressão bem pontual e que, no surfe, cabe em mais um contexto: que é quando o surfista, em pé na prancha, se deita na prancha enquanto a onda diminui de tamanho.

Mas além do drop no mar, ele também acontece na pista de cimento. Nesses casos, o drop não tem muito a ver com a relação estabelecida no surfe. Dropar no skate quer dizer descer uma rampa – momento propício para as manobras acontecerem.

Se você se interessa pelo assunto, tanto no surfe quanto no skate, você pode encontrar bons instrutores para te ajudarem a fazer as manobras e te ensinarem a dropar com segurança – seja na pista ou na água.

O que é Dropar uma pessoa?

Sim, também é possível “dropar” uma pessoa. Você deve estar se perguntando como, mas essa expressão se tornou um jargão, principalmente em empresas que atendem ao público.

Quando um funcionário dropa uma pessoa, significa que o atendimento foi encerrado. O que leva ao drop de alguém profissionalmente é, principalmente, a falta de retorno do indivíduo. Desse modo, o profissional responsável pelo atendimento precisa cancelar e seguir com o próximo cliente.

Conclusão

Embora o termo dropar seja essencialmente de cunho esportivo, sua tradução fez com que a palavra ganhasse popularidade em outros contextos.

Na verdade, o inglês é a língua hegemônica e muitas vezes ‘empresta’ alguns termos a outras línguas, e o português, vez ou outra pega esses termos.

O Drop, que essencialmente é um substantivo, ganha um sufixo e logo se torna um verbo para se adequar à língua portuguesa.

De modo geral, o “dropar” sempre indica um movimento descendente, ou seja, de queda; do alto para o baixo; do maior para o menor. Não à toa, seu uso é feito quando alguém se abaixa, cai, ou quando o movimento indica uma diminuição em algo.

Hellen

Sou focada em resultados e sempre busco a performance em minhas ações, carrego a praticidade no meu DNA e acredito que o menos é mais cabe em todas as situações. Atuo no mercado digital há mais de 10 anos, sendo que muitos deles trabalhando como freelancer. Sou formada em Publicidade e Propaganda pela Uninove, Pós-Graduada em Comunicação e Marketing pela USP. Especialista em Links Patrocinados pelo Google e Marketing Performance pela Universidade do Vale do Silício, Udacity.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo