Melhor Desculpa para Pegar Atestado Médico
Você sabe qual a melhor desculpa para pegar atestado médico? Saiba que é possível conseguir isso legalmente, veja agora como.
Você sabe qual a melhor desculpa para pegar atestado médico? Querendo ou não, o atestado médico é o documento oficial autorizado pela secretaria da saúde para justificar uma falta, seja no trabalho, faculdade, colégio necessário atestar a sua ausência em um local que deveria estar.
De toda forma, existem situação que importantes que é necessário o afastamento do trabalho e que não te possibilite a emissão de um documento formal como o atestado médico.
Por esta razão selecionamos algumas formas de como conseguir um atestado, sem mentiras para não faltar ao seu compromisso e não perder o seu emprego.
O que é o documento atestado médico?
O atestado médico é um documento geralmente emitido quando se faz necessário comprovar ou justificar a ausencia por motivo de doença. Para que este documento seja válido é necessário a identificação do médico que vai fazer a emissão de um documento que justifique a ausencia por horas ou dias.
Lembrando que o atestado médico é um direito do paciente, assim como diz o artigo 6.° da resolução n° 1.658/2002 do Conselho Federal de Medicina, e apenas médicos e dentistas estão autorizados a realizar a sua emissão mediante avaliação física do paciente.
Como conseguir um atestado? Melhor desculpa para pegar atestado médico
Existem algumas formas para você conseguir este documento, então, vamos entender um pouco mais como conseguir um atestado médico usando a melhor desculpa.
Faça consultas médicas
Para conseguir um atestado médico, primeiramente faça uma consulta. De forma geral, quando não estamos nos sentindo bem, é necessário, marcar uma consulta com um médico ou dentista.
Talvez você não consiga um atestado médico do dia inteiro, mas poderá comprovar as horas que você permaneceu em consulta mais a distância do trajeto até chegar ao local de trabalho não poderão ser descontado do seu salário.
Faça exames clínicos
Muitos profissionais de saúde não se sentem confortáveis em relação com atestado médico, mas caso você precise realizar o seu check-up anual essa é melhor desculpa para pegar o documento, pois é algo que todos precisamos fazer.
Tome suas vacinas
Outra grande desculpa para conseguir um atestado médico é ir tomar as vacinas, pois de fato, todas as pessoas precisaram se deslocar aos postos de saúde e consultórios médicos para realizar a vacinação.
Doe sangue
Uma grande opção relativamente simples para pegar atestado médico é doando sangue. Isso porque, no dia que você for realizar a doação é possível conseguir um atestado médico.
Além de você estar salvando vidas é possível conseguir tirar um dia de descanso para renovar as energias. Se tornar um doador atualmente se torna uma grande vantagem, principalmente considerando os benefícios em ajudar o próximo.
Seja um acompanhante
Quando existir a necessidade de se afastar devido a questões médicas de seus filhos e companheiros existe o CID Z76 significa: “Pessoa em boa saúde acompanhando pessoa doente”. A sua validade é referente apenas ao período em que o funcionário se ausentou.
Além do CID Z76, também existe o CID Z34/Z35, sobre o acompanhamento de exames de gravidez, neste caso, a lei diz que o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário, até 2 dias.
Cuidado com o CID Z76.5
O Conselho de medicina quando foi criar o CID (Classificação Internacional de Doenças) uma listagem controlada por letras e número capaz de identificar através destes códigos todas as doenças já reconhecidas pela Organização da Saúde.
E claro, existe o CID Z76.5 que significa que a pessoa está fingindo ser doente, por uma simulação consciente, apenas com o intuito de pegar um atestado médico. Acredita? Tenha cuidado.
Atestado na telemedicina
Embora ainda não seja definitivo, o Conselho de Medicina ainda não criou uma legislação específica para estes casos. A lei núm. 13.989/2020, permitiu que a telemedicina fosse praticada em caráter de exceção.
E para conseguir o documento através emissão no atendimento remoto procedimento inicial é o mesmo. Apenas o documento para ser válido, precisá seguir algumas recomendações exigidas pela portaria núm. 467. Vamos conferir?
- Assinatura digital é uma permissão digital que comprova a autenticidade do documento em questão. Nela terá os dados do profissional da saúde em questão e um número único para identificar o médico que receitou o seu atestado médico.
- Nome e CRM;
- Dados do paciente;
- Descrição do mal-estar do paciente;
- O atestado deve ser gerado por meio de um sistema, protegido por login e senha.
Não compre um atestado médico
É muito difícil uma empresa verificar a validade do atestado médico, mas saiba que é possível. E caso comprar o documento pode te trazer grandes problemas legais.
Vale lembrar que as nossas orientações para elaboração de um atestado médico falso é não fazer, pois as consequências legais são severas quando autuadas.
O empregador poderá realizar uma demissão por justa causa, conforme o art. 482, “a”, da CLT. E conforme o texto do artigo (CP, art. 299) você poderá responder criminalmente por falsidade ideológica ou até mesmo por falsificação de documento (CP, arts. 297 e 298), com pena de até seis anos de reclusão.
Segundo o código de ética, o médico também sofrerá as consequências legais do conselho, mas geralmente esses atos são cometidos por pessoas que se passam por médicos e pegam os dados em algum lugar qualquer e usam de forma indevida para cometer essas infrações.
Quando se trata de um atestado médico feito por intermédio de uma assinatura digital a coisa fica um pouco mais complicada, pois existe um sistema que o próprio governo disponibiliza, basta que você clique em um site para verificar a autenticidade do atestado médico. Fique atento!