Massagem relaxante: O que é, benefícios para o corpo e contraindicações

Saiba o que é uma massagem relaxante e quais são os tipos existentes. Confira também quais são os benefícios desta prática e as suas contraindicações.

A massagem relaxante é uma excelente opção para quem deseja se livrar da tensão causada pelo estresse diário. Além disso, ela também serve para aliviar dores musculares causadas por má posição ou algum exercício pesado.

Portanto, se você ainda não conhece todos os benefícios proporcionados pela prática da massagem, não deixe de conferir as informações presentes neste texto. Aqui, respondemos o que é uma massagem relaxante e quais são os tipos existentes. Acompanhe!

O que é uma massagem relaxante?

Massagem relaxante: O que é, benefícios para o corpo e contraindicações
Massagem relaxante: O que é, benefícios para o corpo e contraindicações

A massagem relaxante é um procedimento realizado por um profissional chamado massoterapeuta, cujo objetivo é promover o relaxamento do corpo. Na sua realização, o profissional mescla técnicas de movimentos firmes e suaves, para estimular a produção dos hormônios de relaxamento em todo o corpo.

Artigos relacionados

Sendo que, um dos hormônios liberados durante a massagem é a ocitocina, responsável por aliviar a sensação de medo e estresse. Além disso, essa prática também libera a serotonina, conhecida popularmente como o hormônio da felicidade. 

Quais são os tipos de massagem relaxante?

A massoterapia é uma área bastante extensa. Ou seja, diferente do que muitas pessoas acreditam, não existe somente um tipo de massagem. Sendo assim, veja a seguir quais tipos de massagem existem:

  • Reflexologia: a massagem de reflexologia realiza pequenas pressões em zonas das mãos ou dos pés, visando estimular e desbloquear as energias dos órgãos internos.
  • Bambuterapia: de origem francesa, a bambuterapia utiliza bambus de diferentes tamanhos para massagear áreas do corpo, como o abdome e costas. Essa técnica é conhecida por ajudar a reduzir medidas.
  • Massagem com pedras quentes: a massagem com pedras quentes é uma terapia milenar, usada para promover o relaxamento dos músculos utilizando o calor. Além de aliviar o estresse, esse tipo de massagem também reduz a hiperatividade.
  • Massagem com velas quentes: a princípio, a massagem com velas pode ser um pouco assustadora, pois usa aplicação de cera derretida, entre 38°C e 39°C, diretamente sobre a pele. Mas, segundo especialistas, essa é uma prática bastante segura e relaxante.

Benefícios da massagem relaxante

Todos os tipos de massagens existentes ajudam no alívio do estresse, por meio do relaxamento do corpo promovido pelas técnicas aplicadas. Além disso, a massagem também ajuda no bom funcionamento do organismo.

Abaixo, estão listadas algumas das principais vantagens da massagem relaxante, para que você possa conferir quais são os benefícios desta prática:

  • Reduz o cansaço físico e mental;
  • Melhora a elasticidade dos músculos;
  • Previne problemas musculares;
  • Aumenta a intimidade com o próprio corpo;
  • Reafirma a autoestima e a autoimagem;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Libera hormônios que promovem o bem-estar;
  • Estimula o sistema nervoso;
  • Elimina toxinas e resíduos metabólicos;
  • Reafirma a autoestima e a autoimagem.

Os massoterapeutas indicam a prática da massagem para pessoas ansiosas, pessoas com trabalhos e rotinas estressantes, ou pessoas que estão se sentindo angustiadas.

Contraindicações

Mesmo com tantos benefícios, a massagem relaxante, assim como qualquer outro procedimento, não é indicada para todas as pessoas. Isso porque, por ser uma prática de contato, os movimentos podem agravar lesões e pequenos traumas já existentes.

Nesse contexto, a massagem, independente do tipo, é contraindicada em casos de diagnósticos inconclusivos a respeito de dores físicas e em casos de: fraturas não solidificadas, febre infecciosa, feridas abertas, hemorragias, câncer, queimaduras recentes, flebite, doenças mentais e osteoporose.

Lembrando que o indicado é procurar um profissional para realizar a massagem, caso o perfil não se encaixe em nenhuma das contraindicações. Pois, tentar fazer massagens, principalmente as técnicas mais arriscadas como a massagem de velas, com uma pessoa leiga, pode oferecer riscos para a saúde.

Hellen

Sou focada em resultados e sempre busco a performance em minhas ações, carrego a praticidade no meu DNA e acredito que o menos é mais cabe em todas as situações. Atuo no mercado digital há mais de 10 anos, sendo que muitos deles trabalhando como freelancer. Sou formada em Publicidade e Propaganda pela Uninove, Pós-Graduada em Comunicação e Marketing pela USP. Especialista em Links Patrocinados pelo Google e Marketing Performance pela Universidade do Vale do Silício, Udacity.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo