Conexão Escola: O que é e como acessar esse aplicativo

O Governo de Minas criou o Conexão Escola para auxiliar os alunos que desejam estudar de forma autônoma, tendo como base um bom material de estudos. Esse programa visa ajudar todas as pessoas que estudam em casa.

Então, se você está precisando de um reforço nos seus estudos diários, ou pensando em estudar de forma autônoma em casa para conquistar o seu tão sonhado diploma do ensino médio, confira as informações presentes neste texto.  

O que é o Conexão Escola?

Conexão Escola: O que é e como acessar esse aplicativo
Conexão Escola: O que é e como acessar esse aplicativo

Disponível para alunos do ensino infantil até os alunos do ensino médio, o Conexão Escola é uma plataforma que conta com um aplicativo simples e dinâmico, para auxiliar as pessoas que precisam de um reforço escolar e aqueles que estudam em casa de forma autônoma.

Artigos relacionados

Essa plataforma de estudos foi pensada e desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais – SEE/MG, para que os alunos possam aprender de forma online, assistindo a aulas com professores reais.

Além do ambiente web, o Conexão Escola, que foi lançado para complementar o Programa Estude em Casa, também conta com um aplicativo que oferece aulas transmitidas na Rede Minas e Planos de Estudos Tutorados – PET.

Os alunos podem interagir com os professores por meio das plataformas Google Classroom e Google Sala de Aula. Para aulas mais completas, os docentes disponibilizam apostilas, provas e atividades para casa. Pensando nos alunos que possuem deficiência auditiva, no app você também encontra vídeos em libras.

Como acessar o Conexão Escola no celular?

Além da plataforma web, o programa Conexão Escola também pode ser acessado nos aparelhos celulares através do seu aplicativo oficial. Vale ressaltar que esse app funciona apenas em dispositivos Android.

Para acessar o Conexão Escola no seu celular, basta:

  1. Ir até a Google Play Store e digitar “Conexão Escola 2.0”;
  2. Clicar na opção de “Download” e esperar o app ser instalado no seu aparelho;
  3. Abrir o app para inserir o seu login de acesso com e-mail e senha.

Para entrar na sua conta será necessário usar o seu login, então, procure anotar os seus dados de acesso, caso esqueça seu e-mail e senha.

Como usar o Conexão Escolar para aluno?

Ter acesso ao Conexão Escola como aluno é um pouco burocrático. Isso porque, você só consegue usar a plataforma utilizando um e-mail e senha padrão, definidos pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais – SEE/MG.

Para o e-mail, os alunos precisam criar um endereço eletrônico usando o seu primeiro nome seguido por um ponto final, o número de matrícula e as informações @aluno.mg.gov.br.

Por exemplo, se o seu nome for André, o endereço eletrônico de e-mail ficaria: andre.32434@aluno.mg.gov.br. Já a senha precisa ser composta pela data de nascimento completa, contendo o dia, mês e o ano sem abreviações, como no exemplo 23/12/2004.

Para conseguir o seu número de matrícula, basta ir até a direção da escola em que você está matriculado, ou pedir o número pelo endereço de e-mail: https://idaluno.educacao.mg.gov.br/.

Como usar o Conexão Escola para professor?

O acesso ao Conexão Escola para professores não é diferente dos alunos. Ou seja, esse também é um processo um pouco burocrático. Sendo assim, os professores também precisam criar um e-mail e senha de acordo com a SEE/MG de Belo Horizonte. 

Os professores da rede estadual devem configurar o seu aparelho celular para permitir a instalação do aplicativo e indicar o número do CPF sem os espaços e pontos, caso se trate de um primeiro acesso à plataforma.

Mas não se preocupe, o SEE disponibiliza um tutorial de acesso para facilitar a vida dos alunos e professores que desejam utilizar o programa Conexão Escola.

Hellen

Sou focada em resultados e sempre busco a performance em minhas ações, carrego a praticidade no meu DNA e acredito que o menos é mais cabe em todas as situações. Atuo no mercado digital há mais de 10 anos, sendo que muitos deles trabalhando como freelancer. Sou formada em Publicidade e Propaganda pela Uninove, Pós-Graduada em Comunicação e Marketing pela USP. Especialista em Links Patrocinados pelo Google e Marketing Performance pela Universidade do Vale do Silício, Udacity.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo