Como jogar truco? – Confira tutorial detalhado

Aprenda como jogar truco de forma rápida e prática. Confira quais são as regras desse famoso jogo de cartas e como se tornar um bom jogador.

Aprender como jogar truco pode te deixar mais sociável em eventos com os seus amigos. Afinal de contas, esse é um jogo bastante divertido e interativo. Então, não perca mais tempo e venha conferir como jogar esse jogo de cartas!

Quais são as regras do truco? – Tutorial

Como jogar truco? - Confira tutorial detalhado
Como jogar truco? – Confira tutorial detalhado

Mesmo sem saber como jogar truco, muitas pessoas conhecem esse jogo de cartas. Pois ele é um dos jogos mais populares no Brasil, podendo ser jogado por dois ou mais jogadores. 

O objetivo do jogo é formar a melhor combinação de cartas possível e “enganar” os outros jogadores por meio de blefes, para eles acreditarem que sua mão é melhor do que realmente é. 

As regras básicas do Truco são as seguintes:

  1. Número de jogadores: O jogo pode ser jogado por 2 ou mais jogadores, sendo que a versão mais popular é jogada com duplas;
  2. Baralho de cartas: O Truco é jogado com um baralho de 40 cartas, que inclui as cartas de 1 a 7 e as cartas de figuras (valete, dama, rei e o zap);
  3. Distribuição das cartas: Cada jogador recebe três cartas. O restante das cartas fica na mesa, formando o monte;
  4. Valor das cartas: As cartas de 1 a 7 têm o valor correspondente ao seu número. As cartas de figuras (valete, dama, rei e o zap) têm os valores, respectivamente, de 8, 9, 10 e 11;
  5. Valor das jogadas: As jogadas têm valores que variam de acordo com a combinação de cartas. A ordem de valores é a seguinte: dupla (ou par), trinca, sequência, zap, cinco (vale cinco pontos), seis (vale seis pontos) e sete (vale sete pontos);
  6. Rodadas: O jogo é jogado em rodadas, onde cada jogador tem a chance de jogar uma carta. O jogador que jogar a carta de maior valor ganha a rodada e pode começar a próxima;
  7. Truco: Se um jogador achar que tem uma mão boa, ele pode “pedir truco”. Se outro jogador aceitar, as apostas são aumentadas e o jogo continua. Se o outro jogador recusar, o jogador que pediu truco ganha uma rodada. Se ninguém pedir truco, o jogo continua normalmente;
  8. Flor: Se um jogador tiver três cartas do mesmo naipe em sua mão, ele pode “flor”. Se a outra dupla aceitar o desafio, as cartas são mostradas e quem tiver a melhor mão ganha;
  9. Final do jogo: O jogo termina quando uma das duplas atinge 12 pontos. A dupla com mais pontos no final da rodada ganha o jogo.

Estas são as regras mais comuns. Contudo, existem algumas variações do jogo dependendo da região brasileira, que podem alterar ligeiramente as regras.

Qual é a carta mais forte do truco?

No jogo de truco, a carta mais forte é o Zap. Essa carta também é conhecida como Espadão ou Zap-Zap, e é a carta número 7 do naipe de espadas.

A segunda carta mais forte do jogo truco também é um Zap, conhecida como Espadão-Falência ou Espadão de Copas. Ela é a carta de número 7 do naipe de copas. 

Vale lembrar que ter a sorte de sair com uma dessas cartas no truco não significa que você irá ganhar a rodada. Pois, a força de uma carta também depende do lance em que ela é jogada e da estratégia do jogo em si.

Como jogar truco muito bem?

Como jogar truco bem? Muitas pessoas acreditam que são as cartas que ditam o ritmo do jogo truco. Nesse sentido, para jogar truco bem, basta ter um pouco mais de sorte do que os seus companheiros de jogo.

Mas, acontece que o valor das cartas são importantes sim, contudo o truco exige que o jogador tenha um bom jogo de cintura, para conseguir “enganar” os seus companheiros de jogo, ganhando a partida independente do valor das suas cartas.

Hellen

Sou focada em resultados e sempre busco a performance em minhas ações, carrego a praticidade no meu DNA e acredito que o menos é mais cabe em todas as situações. Atuo no mercado digital há mais de 10 anos, sendo que muitos deles trabalhando como freelancer. Sou formada em Publicidade e Propaganda pela Uninove, Pós-Graduada em Comunicação e Marketing pela USP. Especialista em Links Patrocinados pelo Google e Marketing Performance pela Universidade do Vale do Silício, Udacity.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo