5 Dicas de como fazer uma resenha de forma fácil e eficaz

Está com dificuldades de criar uma resenha interessante e original? Então confira 5 dicas incríveis de como fazer uma resenha facilmente.

É bastante comum encontrarmos pessoas de todas as idades procurando na web dicas de como fazer uma resenha de forma fácil, porém eficaz. Afinal de contas, não são todos os estudantes que possuem uma certa facilidade com a escrita.

Então, se você precisa entregar uma resenha para o seu professor ou para o seu chefe, e até agora não sabe nem por onde começar, confira as 5 dicas incríveis que selecionamos neste texto.

Confira 5 dicas incríveis de como fazer uma resenha facilmente

5 Dicas de como fazer uma resenha de forma fácil e eficaz
5 Dicas de como fazer uma resenha de forma fácil e eficaz

Se você apresenta dificuldades quando o assunto é como fazer uma resenha de sucesso, não deixe de conferir as dicas a seguir! Elas te ajudarão a criar uma resenha de uma maneira simples e bastante eficaz.

Artigos relacionados

1. Entenda o que é uma resenha

Não é possível aprender como fazer uma resenha, quando você não sabe do que se trata esse estilo de texto. Neste contexto, uma resenha é um texto de análise de obra. Essa obra pode ser um filme, um livro ou um artigo.

Ou seja, uma resenha é um texto opinativo que exige uma análise crítica do autor para a criação de um texto interessante e original.

2. Inicie o texto apresentando a obra

Para que o leitor possa ter clareza ao ler a sua resenha, inicie o texto apresentando a obra que será abordada logo nas primeiras linhas. Nesse momento, você pode escrever um pouco sobre o autor, o ano de publicação, informações bibliográficas, etc.

3. Fale sobre o conteúdo apresentado na obra

Siga o texto com informações como: do que se trata a obra, as ideias trabalhadas nela e o objetivo do autor ao criá-la. Destaque a estrutura do projeto, por exemplo, se for um livro, diga em quantos capítulos ele foi dividido e o número de páginas.

Resumidamente, prossiga contando com as suas palavras o que foi dito na obra. Faça apenas uma espécie de sinopse, sem apresentar as suas opiniões. Esse é o momento de fazer somente um panorama focado na ideia principal do autor.

4. Faça uma análise crítica do conteúdo

Não existe maneira de como fazer uma resenha, sem realizar uma análise crítica. Mas, antes de iniciar a sua crítica construtiva sobre a obra, procure saber para quem aquele texto foi escrito, já que identificar o público-alvo facilita a conexão do seu texto com essas pessoas.

Assim que terminar de descrever a obra seguindo as dicas do tópico anterior, é hora de analisar a mesma fazendo uma análise crítica. Por se tratar de uma opnião, as pessoas acreditam que podem realizar uma crítica de qualquer maneira.

Contudo, é necessário ter bastante cuidado ao escrever a sua resenha, pois toda opinião precisa ter um embasamento. Sendo assim, justifique as suas críticas apresentando exemplos concretos, evitando tornar a crítica pessoal demais.

5. Faça um fechamento falando sobre o autor

Quem produziu a obra que está sendo analisada? Um Poeta? Um Jornalista ou um Cineasta? Diga um pouco sobre a vida desse autor para finalizar a sua resenha. Assim, os leitores poderão conferir mais obras do mesmo, caso se interessem.

Você também pode indicar mais um ou dois temas famosos do mesmo autor, caso sinta a necessidade de expor outras obras no texto. Mas, evite usar essa técnica sempre que puder!

Dica Bônus – Busque ajuda na Inteligência Artificial

Se mesmo com as dicas acima, você suspeitar das suas capacidades de escrever uma resenha satisfatória, você pode usar uma Inteligência Artificial para criar o seu texto.

Geralmente, os conteúdos gerados por IA costumam ser robóticos e superficiais. Portanto, a dica é usar a IA apenas para te dar um direcionamento. Sendo assim, faça ajustes no texto gerado pela Inteligência Artificial, deixando-o com mais personalidade. 

Hellen

Sou focada em resultados e sempre busco a performance em minhas ações, carrego a praticidade no meu DNA e acredito que o menos é mais cabe em todas as situações. Atuo no mercado digital há mais de 10 anos, sendo que muitos deles trabalhando como freelancer. Sou formada em Publicidade e Propaganda pela Uninove, Pós-Graduada em Comunicação e Marketing pela USP. Especialista em Links Patrocinados pelo Google e Marketing Performance pela Universidade do Vale do Silício, Udacity.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo