Como funciona a Champions League? Quando acontece?

Se você é um amante do futebol, então já deve ter ouvido falar da Champions League. Mas será que conhece tudo sobre essa competição tão importante para o esporte? É isso que vamos te contar nesse texto, todos os detalhes do maior campeonato de clubes do mundo. 

Até porque, depois da Copa do Mundo 2022, você como fã de futebol certamente pode se sentir vazio, principalmente porque o próximo torneio será somente em 2026. 

No entanto, com toda a emoção que a Champions League oferece você logo vai se empolgar com a competição. 

No Brasil temos grandes campeonatos que atraem muito a atenção de torcedores de todos os estados, e assim como aqui, na Europa existe um forte torneio que envolve gigantes, conhecido como Champions League (Liga dos Campeões). 

Acompanhar a Champions League é uma oportunidade de conhecer mais o futebol europeu e todas as suas particularidades.

Apesar de não englobar clubes brasileiros, a Champions League vem ganhando cada dia mais torcedores em nosso país. 

Com partidas de alto nível e o desempenho dos melhores jogadores do mundo, a competição é um show único.

O que é Champions League?

Como funciona a Champions League? Quando acontece?
Como funciona a Champions League? Quando acontece?

A Champions League é uma competição de clubes europeus criada em 1992 como substituta para a Taça dos Clubes Campeões Europeus. 

Hoje, caso você não saiba, ela se encaixa como a competição anual de futebol mais assistida do mundo, sendo de enorme destaque.

Ela possui o objetivo de encontrar o melhor clube europeu do ano, assim como a sul-americana. 

No entanto, sua proporção e relevância são muito superiores, principalmente pela qualidade dos times. 

Isso mostra toda a importância que esse campeonato tem no mundo do futebol. Inclusive é ali que jogam os melhores jogadores do mundo, ou seja, é o topo da carreira de qualquer profissional.

Como funciona a Champions League?

A Champions League é dividida em diversas etapas, para começar são classificados os campeões das competições nacionais dos principais países europeus. Nesse grupo entram 22 equipes já classificadas. 

Depois, você poderá ver durante todo o mês de junho, uma nova etapa com 3 partidas eliminatórias e um play off. 

Nesta fase são selecionadas mais 10 equipes que completam o quadro de participantes da Champions League. 

A competição em si começa com 8 grupos de 4 times cada. Dentro de cada grupo as equipes competem entre si em duas partidas, uma em casa e outra fora. 

Ao final da fase são classificados os primeiros e segundos colocados de cada grupo. A partir desse momento são realizadas partidas eliminatórias entre grupos para definir aqueles que avançam em cada etapa. 

Por último, dois times disputam a final em uma partida única com local definido ainda no início do campeonato.

Quando começa a nova temporada da Champions League?

A atual temporada da Champions League ainda está acontecendo. Você precisa saber que devido a copa do mundo, ela precisou ser temporariamente suspensa 

O retorno está programado para fevereiro de 2023 já na fase de eliminatórias. 

Ou seja, ainda dá tempo de você aproveitar os melhores jogos do campeonato na temporada 2022/2023.  

No Brasil, você pode acompanhar as partidas por canais de televisão por assinatura e também por serviços de stream como o HBO Max Futebol

Por fim, para você que é fã de futebol, não podemos negar que é um dos torneios anuais de maior destaque em todo o mundo, valendo bastante a pena conferir.

Hellen

Sou focada em resultados e sempre busco a performance em minhas ações, carrego a praticidade no meu DNA e acredito que o menos é mais cabe em todas as situações. Atuo no mercado digital há mais de 10 anos, sendo que muitos deles trabalhando como freelancer. Sou formada em Publicidade e Propaganda pela Uninove, Pós-Graduada em Comunicação e Marketing pela USP. Especialista em Links Patrocinados pelo Google e Marketing Performance pela Universidade do Vale do Silício, Udacity.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo