Biblioteca de Anúncios do Facebook: Aprenda como utilizar essa ferramenta

Veja como usar a Biblioteca de anúncios do Facebook ao seu favor, aprendendo como encontrar e utilizar esse recurso, para ter insights usando essa ferramenta

O Facebook disponibiliza uma ferramenta chamada Biblioteca de Anúncios, que permite pesquisar campanhas vinculadas à plataforma. Dessa maneira, você consegue analisar as campanhas da concorrência, para ter insights.  

Esse recurso foi lançado em 2019, e qualquer usuário da rede social pode acessar a Biblioteca de Anúncios e pesquisar por campanhas vinculadas. Para entender melhor o funcionamento dessa ferramenta, confira as informações aqui presentes!

O que é e como funciona a Biblioteca de Anúncios?

Criada com o objetivo de trazer mais transparência nos anúncios realizados na plataforma, a Biblioteca de Anúncios ou Ad Library, como também é conhecida, é uma ferramenta que permite fazer pesquisas de anúncios veiculados nos produtos Meta, como Instagram e Facebook.

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Sendo que, é possível realizar uma pesquisa na Biblioteca de Anúncios, mesmo estando deslogado da rede social. Além de ter acesso a campanhas políticas inativas, que foram criadas nos últimos 7 anos.

Informações mais detalhadas como o orçamento e o público-alvo que a campanha deseja alcançar, são omitidos nas pesquisas. Mas, o usuário consegue visualizar os textos usados e as imagens anexadas às campanhas, entre outras informações.

Quais informações consigo visualizar na Biblioteca de Anúncios?

Biblioteca de Anúncios do Facebook: Aprenda como utilizar essa ferramenta
Biblioteca de Anúncios do Facebook: Aprenda como utilizar essa ferramenta

Ao pesquisar pelas campanhas dos seus concorrentes na Biblioteca do Facebook, você tem acesso a informações, como:

  • Títulos e descrições dos textos dos anúncios criados;
  • Imagens e vídeos anexados aos anúncios;
  • Os canais que os anúncios foram veiculados;
  • Os Links para onde os usuários são direcionados;
  • Alterações no nome da página do concorrente, apresentando quantas vezes foram feitas alterações;
  • Informações sobre a página anunciante, por exemplo, quando a página foi criada.

Como dito anteriormente, não é possível acessar valores gastos no orçamento das campanhas e nem o público que a campanha deseja alcançar. 

Como encontrar a Biblioteca no Facebook?

É necessário acessar a página da Ad Library através do seu computador ou smartphone, para ter acesso a Biblioteca de Anúncios do Facebook. Sendo que, não é necessário ter uma conta no Instagram ou Facebook para usar essa ferramenta.

Contudo, caso você deseje acessar conteúdos adultos ou realizar uma denuncia na plataforma, é preciso sim ter uma conta ativa na rede social e estar logado nela.

Durante a pesquisa na biblioteca, você pode realizar as buscas utilizando termos, como:

  • Nome do anúncio; 
  • Nome da página;
  • Nomes de políticos;
  • Temas sociais;
  • Eleições;
  • Política.

Isso porque, a Biblioteca de Anúncios conta com diversos rastreadores, além de operar com a API, que permite realizar pesquisas personalizadas de palavras-chaves.

Como usar a Biblioteca de Anúncios Facebook?

Para visualizar anúncios de uma determinada empresa em um país específico, de forma rápida e prática, basta:

  1. acessar o site da Ad Library e selecionar o país desejado; 
  2. Em seguida, escolher entre a opção “Todos os anúncios” ou “Temas, eleições ou política”;
  3. Caso esteja procurando por anúncios comerciais, selecione a primeira opção;
  4. No campo de pesquisa, digite o nome da empresa que deseja ver os anúncios e clique na página correspondente para visualizá-los; 
  5. Se quiser ver os resultados gerais para a palavra-chave, basta clicar na lupa de pesquisa;

Seguindo estes passos, é possível visualizar anúncios de uma empresa específica em um determinado país, para encontrar facilmente o anúncio que busca.

Como obter insights com essa ferramenta?

O uso da Biblioteca de Anúncios possibilita ter insights sobre as campanhas criadas, para se inspirar na criação das suas próprias campanhas. Para isso, busque:

  • Usar os filtros disponíveis;
  • Observar o posicionamento da concorrência por meio do tom de voz e imagens utilizados nas campanhas;
  • Acompanhar as novas tendências.

Assim, você terá novas ideias para seus anúncios, com base nos insights dos anúncios no Facebook. Afinal, essa pesquisa e estudo permite que o usuário tenha uma melhor compreensão do seu público.

Hellen

Sou focada em resultados e sempre busco a performance em minhas ações, carrego a praticidade no meu DNA e acredito que o menos é mais cabe em todas as situações. Atuo no mercado digital há mais de 10 anos, sendo que muitos deles trabalhando como freelancer. Sou formada em Publicidade e Propaganda pela Uninove, Pós-Graduada em Comunicação e Marketing pela USP. Especialista em Links Patrocinados pelo Google e Marketing Performance pela Universidade do Vale do Silício, Udacity.

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