Biblioteca de Anúncios do Facebook: Aprenda como utilizar essa ferramenta
Veja como usar a Biblioteca de anúncios do Facebook ao seu favor, aprendendo como encontrar e utilizar esse recurso, para ter insights usando essa ferramenta
O Facebook disponibiliza uma ferramenta chamada Biblioteca de Anúncios, que permite pesquisar campanhas vinculadas à plataforma. Dessa maneira, você consegue analisar as campanhas da concorrência, para ter insights.
Esse recurso foi lançado em 2019, e qualquer usuário da rede social pode acessar a Biblioteca de Anúncios e pesquisar por campanhas vinculadas. Para entender melhor o funcionamento dessa ferramenta, confira as informações aqui presentes!
O que é e como funciona a Biblioteca de Anúncios?
Criada com o objetivo de trazer mais transparência nos anúncios realizados na plataforma, a Biblioteca de Anúncios ou Ad Library, como também é conhecida, é uma ferramenta que permite fazer pesquisas de anúncios veiculados nos produtos Meta, como Instagram e Facebook.
Sendo que, é possível realizar uma pesquisa na Biblioteca de Anúncios, mesmo estando deslogado da rede social. Além de ter acesso a campanhas políticas inativas, que foram criadas nos últimos 7 anos.
Informações mais detalhadas como o orçamento e o público-alvo que a campanha deseja alcançar, são omitidos nas pesquisas. Mas, o usuário consegue visualizar os textos usados e as imagens anexadas às campanhas, entre outras informações.
Quais informações consigo visualizar na Biblioteca de Anúncios?
Ao pesquisar pelas campanhas dos seus concorrentes na Biblioteca do Facebook, você tem acesso a informações, como:
- Títulos e descrições dos textos dos anúncios criados;
- Imagens e vídeos anexados aos anúncios;
- Os canais que os anúncios foram veiculados;
- Os Links para onde os usuários são direcionados;
- Alterações no nome da página do concorrente, apresentando quantas vezes foram feitas alterações;
- Informações sobre a página anunciante, por exemplo, quando a página foi criada.
Como dito anteriormente, não é possível acessar valores gastos no orçamento das campanhas e nem o público que a campanha deseja alcançar.
Como encontrar a Biblioteca no Facebook?
É necessário acessar a página da Ad Library através do seu computador ou smartphone, para ter acesso a Biblioteca de Anúncios do Facebook. Sendo que, não é necessário ter uma conta no Instagram ou Facebook para usar essa ferramenta.
Contudo, caso você deseje acessar conteúdos adultos ou realizar uma denuncia na plataforma, é preciso sim ter uma conta ativa na rede social e estar logado nela.
Durante a pesquisa na biblioteca, você pode realizar as buscas utilizando termos, como:
- Nome do anúncio;
- Nome da página;
- Nomes de políticos;
- Temas sociais;
- Eleições;
- Política.
Isso porque, a Biblioteca de Anúncios conta com diversos rastreadores, além de operar com a API, que permite realizar pesquisas personalizadas de palavras-chaves.
Como usar a Biblioteca de Anúncios Facebook?
Para visualizar anúncios de uma determinada empresa em um país específico, de forma rápida e prática, basta:
- acessar o site da Ad Library e selecionar o país desejado;
- Em seguida, escolher entre a opção “Todos os anúncios” ou “Temas, eleições ou política”;
- Caso esteja procurando por anúncios comerciais, selecione a primeira opção;
- No campo de pesquisa, digite o nome da empresa que deseja ver os anúncios e clique na página correspondente para visualizá-los;
- Se quiser ver os resultados gerais para a palavra-chave, basta clicar na lupa de pesquisa;
Seguindo estes passos, é possível visualizar anúncios de uma empresa específica em um determinado país, para encontrar facilmente o anúncio que busca.
Como obter insights com essa ferramenta?
O uso da Biblioteca de Anúncios possibilita ter insights sobre as campanhas criadas, para se inspirar na criação das suas próprias campanhas. Para isso, busque:
- Usar os filtros disponíveis;
- Observar o posicionamento da concorrência por meio do tom de voz e imagens utilizados nas campanhas;
- Acompanhar as novas tendências.
Assim, você terá novas ideias para seus anúncios, com base nos insights dos anúncios no Facebook. Afinal, essa pesquisa e estudo permite que o usuário tenha uma melhor compreensão do seu público.