Caixa de pergunta do Instagram: Dicas de como usar o recurso

A caixa de pergunta do Instagram é um recurso capaz de gerar muito engajamento nas contas da rede social e é especialmente importante para movimentar contas que trabalham com geração de conteúdo.

Essa é uma forma importante e muito válida de gerar proximidade entre o dono do perfil e seus seguidores, além de poder aproveitar o espaço para fazer divulgações, trabalhos e indicações de conteúdos, por exemplo.

A verdade é que, se usada estrategicamente, a caixa de pergunta do Instagram pode ser uma aliada estratégica para uma série de abordagens.

Como funciona a caixa de pergunta do Instagram?

Caixa de pergunta do Instagram: Dicas de como usar o recurso
Caixa de pergunta do Instagram: Dicas de como usar o recurso

O Instagram lançou a caixa de perguntas em 2018 como um recurso para simplificar as interações entre os usuários. A ideia era adicionar um sticker aos Stories para torná-los mais atraentes.

Sua dinâmica é muito simples: o dono da conta cria um story com a caixa de pergunta no Instagram, e o seguidor que quiser, envia uma pergunta que caiba no limite de caracteres.

Em seguida, o dono do perfil pode responder a pergunta ou simplesmente ignorar. Esta resposta, por sua vez, pode ocorrer em forma de vídeo, escrito, foto ou em qualquer outro formato.

Por que usar caixa de pergunta do Instagram?

Tanto pessoas físicas quanto empresas podem se valer do engajamento que esse recurso oferece. Dentre os principais benefícios, vale a pena mencionar:

1. Engajamento aprimorado

O maior motivo para incluir caixa de pergunta no Instagram em sua estratégia de marketing é aumentar seu engajamento.

É uma maneira fácil e rápida de fazer perguntas frequentes, obter feedback ou simplesmente organizar sessões de perguntas e respostas.

Seus seguidores apreciam a simplicidade do processo, e é por isso que o recurso se tornou tão popular.

2. Mais conteúdo gerado pelo usuário

As caixas de perguntas permitem que você crie novas oportunidades de conteúdo. Ao incluí-los em sua estratégia do Instagram, você está adotando a ideia de interagir regularmente com seus seguidores para ouvir suas opiniões e recomendações.

Na verdade, com as caixinhas, você faz com que seus seguidores se sintam envolvidos com o conteúdo da sua marca, o que é uma oportunidade perfeita para transformar o engajamento em um novo conteúdo gerado pelo usuário.

3. Maior autenticidade e exclusividade

É fácil postar uma caixinha de pergunta, mas mesmo assim ainda requer um plano de como você deseja usar as perguntas de agora em diante de forma estratégica para suportar os seus objetivos.

Depois de entender a maneira como eles funcionam, você pode usá-los para destacar a voz da sua marca e até mesmo divulgar os seus produtos.

Você pode até pensar fora da caixa em comparação com o que os seguidores esperariam de você para surpreendê-los com seu conteúdo autêntico.

Dicas para criar caixa de pergunta do Instagram interessantes

Crie sessões de “Pergunte Qualquer Coisa”

É comum usar este recurso do Instagram para hospedar sessões de “pergunte qualquer coisa” para sanar as dúvidas dos seguidores. É uma espécie de vale tudo e uma oportunidade de deixar algumas opiniões e pontos de vista bem claros.

É uma alternativa aos vídeos ao vivo e pode ser muito interativo!

2. Responda às perguntas sobre o produto

Uma maneira dinâmica e instigante de promover seu produto é fazer perguntas sobre como seus consumidores o utilizam.

Por exemplo, uma marca de alimentos pode pedir a seus seguidores que compartilhem seu produto favorito de seu cardápio junto com sua receita favorita.

Ou você pode até encorajar seus seguidores a fazer perguntas sobre seus produtos.

Lembre-se de que suas perguntas sobre produtos devem ser autênticas e realmente envolventes. O objetivo principal é iniciar uma conversa e fazer com que seus seguidores se interessem por suas histórias.

3. Peça feedback

É muito fácil pedir feedback usando a caixinha de perguntas nos seus Stories. As marcas podem pedir feedback sobre seu produto mais recente ou até mesmo planejar uma prévia de um próximo lançamento.

Seus seguidores se sentirão envolvidos na estratégia de sua marca enquanto você também recebe um feedback valioso.

Vale ressaltar que a caixa de perguntas não substitui o feedback detalhado ou a análise do produto, mas ainda podem dar uma ideia rápida do sentimento em torno de sua marca e seus produtos!

Com essas dicas, você certamente conseguirá gerar engajamento e conteúdo valioso no seu Instagram!

Hellen

Sou focada em resultados e sempre busco a performance em minhas ações, carrego a praticidade no meu DNA e acredito que o menos é mais cabe em todas as situações. Atuo no mercado digital há mais de 10 anos, sendo que muitos deles trabalhando como freelancer. Sou formada em Publicidade e Propaganda pela Uninove, Pós-Graduada em Comunicação e Marketing pela USP. Especialista em Links Patrocinados pelo Google e Marketing Performance pela Universidade do Vale do Silício, Udacity.

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