O que é fisioterapia pélvica e para que serve?

Você sabe o que é fisioterapia pélvica? Para quem não sabe o que significa o termo, podemos dizer que é uma especialidade da fisioterapia que trata das disfunções do assoalho pélvico, que é um conjunto de músculos, ligamentos e nervos que sustentam os órgãos pélvicos (bexiga, útero, próstata e reto) e participam de funções como a micção, a defecação, o sexo e o parto.

As disfunções do assoalho pélvico podem afetar homens e mulheres de todas as idades e causar problemas como incontinência urinária, incontinência fecal, prolapsos de órgãos pélvicos, dor pélvica crônica, disfunções sexuais, constipação, entre outros.

A fisioterapia pélvica tem como objetivo prevenir, tratar e reabilitar essas disfunções por meio de técnicas como a cinesioterapia (exercícios específicos para o assoalho pélvico), a eletroterapia (uso de correntes elétricas para estimular ou inibir a atividade muscular), o biofeedback (uso de sensores para monitorar a contração e o relaxamento do assoalho pélvico), a terapia manual (uso de técnicas de massagem, alongamento e mobilização), a educação em saúde (orientações sobre hábitos de vida, higiene íntima, alimentação, etc.) e o uso de dispositivos como cones vaginais, bolas de ben-wa, dilatadores e estimuladores.

Artigos relacionados
O que é fisioterapia pélvica e para que serve?
O que é fisioterapia pélvica e para que serve?

Como funciona a fisioterapia pélvica?

A fisioterapia pélvica começa com uma avaliação detalhada do paciente, que inclui uma anamnese (entrevista sobre os sintomas, histórico médico, hábitos de vida, etc.), um exame físico (avaliação postural, abdominal, perineal e vaginal ou retal) e um exame funcional (avaliação da força, resistência, coordenação e sensibilidade do assoalho pélvico).

A partir da avaliação, o fisioterapeuta elabora um plano de tratamento individualizado e adequado às necessidades e aos objetivos do paciente. O tratamento pode variar de acordo com o tipo e a gravidade da disfunção, mas geralmente envolve sessões semanais ou quinzenais de 30 a 60 minutos de duração.

O tratamento pode ser realizado em consultório ou em domicílio, dependendo da disponibilidade e da preferência do paciente. O fisioterapeuta também pode prescrever exercícios domiciliares para complementar o tratamento e acelerar os resultados.

Quais são os benefícios da fisioterapia pélvica?

A fisioterapia pélvica pode trazer diversos benefícios para a saúde e a qualidade de vida dos pacientes, como:

– Melhorar o controle urinário e fecal, evitando episódios de perda involuntária ou urgência;

– Prevenir ou reduzir os prolapsos de órgãos pélvicos, que são descidas anormais da bexiga, do útero, da próstata ou do reto;

– Aliviar a dor pélvica crônica, que pode ser causada por infecções, inflamações, cicatrizes, aderências ou tensão muscular;

– Melhorar a função sexual, aumentando a lubrificação, a sensibilidade, o orgasmo e a satisfação;

– Facilitar o parto normal, preparando os músculos do assoalho pélvico para a passagem do bebê e prevenindo lacerações ou episiotomias;

– Acelerar a recuperação pós-parto ou pós-cirúrgica, restaurando a força e a elasticidade do assoalho pélvico;

– Promover a autoestima, a autoconfiança e o bem-estar dos pacientes.

Onde fazer fisioterapia pélvica em Ribeirão Preto?

Se você está procurando por um serviço de qualidade em fisioterapia pélvica em Ribeirão Preto, você pode contar com a Clínica Thalita Barone Fisioterapia Pélvica. A Clínica Thalita Barone é especializada em fisioterapia pélvica e conta com uma equipe de profissionais qualificados e experientes, que oferecem um atendimento personalizado e humanizado.

Na Clínica Thalita Barone, você encontra uma infraestrutura moderna e equipada, com salas confortáveis e privativas, além de aparelhos de última geração. A Clínica Thalita Barone também oferece facilidades como estacionamento, convênios, parcelamento e horários flexíveis.

Hellen

Sou focada em resultados e sempre busco a performance em minhas ações, carrego a praticidade no meu DNA e acredito que o menos é mais cabe em todas as situações. Atuo no mercado digital há mais de 10 anos, sendo que muitos deles trabalhando como freelancer. Sou formada em Publicidade e Propaganda pela Uninove, Pós-Graduada em Comunicação e Marketing pela USP. Especialista em Links Patrocinados pelo Google e Marketing Performance pela Universidade do Vale do Silício, Udacity.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo