Formato vídeo TikTok: Conheça os tamanhos e dimensões dos conteúdos dentro da plataforma

Respeitar o formato vídeo TikTok é muito importante para seu conteúdo engajar bem na rede social. Então, venha conhecer quais são os tamanhos e dimensões aceitos no app.

O TikTok é uma das redes sociais mais famosas do momento. A plataforma permite que seus usuários criem conteúdo no clássico formato vídeo TikTok, para compartilhar com os seus amigos e outros usuários do aplicativo. 

Além do entretenimento, dependendo da quantidade de views em cada vídeo, a pessoa consegue fazer uma renda extra na rede social, de forma bastante divertida. Então, se você começou a usar a plataforma e deseja compartilhar seus próprios vídeos, confira quais são os tamanhos e dimensões dos vídeos aceitos no app.

Qual é o formato de vídeo aceito no TikTok?

Formato vídeo TikTok: Conheça os tamanhos e dimensões dos conteúdos dentro da plataforma
Formato vídeo TikTok: Conheça os tamanhos e dimensões dos conteúdos dentro da plataforma

Os conteúdos no TikTok são exibidos no formato retrato, ou seja, o formato paisagem como os dos vídeos no YouTube não desempenham tão bem dentro da plataforma.

Artigos relacionados

A seguir, confira quais são os formatos dos vídeos no aplicativo: 

  • Os vídeos devem ser filmados preferencialmente na proporção de 9:16; 
  • As proporções de 1:1 e 16:9 também são aceitas. Contudo, essa dimensão não costuma desempenhar muito na rede social; 
  • Os formatos de arquivos aceitos são: MP4, MOV, MPEG, 3GP e AVI;  
  • GIFs também podem ser compartilhados, mas somente no News Feed.

Salientando que, o TikTok não te impede de subir para a plataforma videos que estão fora das proporções recomendadas. Contudo, a plataforma automaticamente redimensiona o seu vídeo para a dimensão 9:16, podendo cortar elementos visuais.

Como deixar o vídeo no formato TikTok?

Agora que você já sabe que o formato vídeo TikTok é o 9:16, basta adequar os seus vídeos para essa proporção. Você pode deixar o seu conteúdo no formato de vídeos do TikTok usando 2 técnicas diferentes. Veja quais são elas:

Usando o próprio TikTok

Usando o recurso de gravar o seu vídeo com a câmera do app, ele naturalmente já vai estar no formato 9:16. Se for um vídeo que já está gravado, quando você subir o vídeo para a plataforma, ele também será automaticamente ajustado para o formato 9:16.

Isso significa que se o seu vídeo foi gravado no formato paisagem, a plataforma irá diminuir o tamanho da imagem, para que ele possa rodar por completo, sem cortar elementos visuais.

A má notícia é que vídeos no formato paisagem não costumam engajar tanto dentro da plataforma. Por essa razão, o indicado é já gravar o vídeo com a dimensão de 9:16.

Usando aplicativos de edição

Outra opção para deixar o seu conteúdo no formato vídeo TikTok é usar aplicativos de edição para redimensionar o seu vídeo. Praticamente todos os apps de edição de vídeos disponibilizam esse recurso.

Basta baixar o aplicativo de edição da sua preferência, carregar o seu vídeo para a plataforma e ir até redimensionar. No local estarão todas as dimensões disponíveis, incluindo a 9:16.

Lembrando que, para o vídeo ficar bom depois de ajustado, é necessário gravá-lo com o celular na vertical e não na horizontal.

Qual é a duração dos vídeos no TikTok?

O TikTok permite vídeos que variam de 15 segundos até vídeos com 3 minutos de duração. Ao entrar na ferramenta de gravar vídeo, que se encontra dentro da própria plataforma, você pode escolher a duração do seu vídeo clicando sobre uma das 3 opções:

  • 15 segundos;
  • 60 segundos;
  • 3 minutos.

Apesar dos botões marcando os tempos exatos, os vídeos podem ter qualquer tamanho, desde que estejam entre os 15 segundos e 3 minutos. Alguns criadores de conteúdo conseguem gravar conteúdo com duração de mais de 10 minutos.

Mas, esse recurso não está disponível para todos os usuários, então para começar a criar conteúdo nas plataformas, você precisará se adequar ao formato vídeo TikTok descrito neste tópico.

Hellen

Sou focada em resultados e sempre busco a performance em minhas ações, carrego a praticidade no meu DNA e acredito que o menos é mais cabe em todas as situações. Atuo no mercado digital há mais de 10 anos, sendo que muitos deles trabalhando como freelancer. Sou formada em Publicidade e Propaganda pela Uninove, Pós-Graduada em Comunicação e Marketing pela USP. Especialista em Links Patrocinados pelo Google e Marketing Performance pela Universidade do Vale do Silício, Udacity.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo